O que fazer em Florianópolis: Melhores Praias e Atrações

Florianópolis é uma das capitais mais queridas do sul do Brasil, e não é à toa. São diversas praias para todos os gostos, ótima infraestrutura e muita história pra contar.

Também conhecida como Ilha da Magia e carinhosamente chamada de Floripa, a capital catarinense conquista muita gente sem muito esforço.

Belas praias, belezas naturais, excelentes restaurantes, bares e muita coisa para fazer. Por isso reunimos neste post as melhores praias e atrações para conhecer em Florianópolis e ter uma experiência incrível.

Quando visitar Floripa?

A melhor época para visitar Florianópolis depende do seu objetivo por lá. Se você quiser curtir as praias, vá no verão, pois lá as estações são bem definidas.

No verão, as temperaturas ficam em torno dos 30ºC, com um tempo ideal para aproveitar as praias.

Durante os meses de abril e maio, no outono, o clima fica um pouco mais ameno, sendo bem agradável para fazer passeios ao ar livre.

Já no inverno, Floripa chega aos 10 graus, e já não dá para focar tanto nas praias, pois as águas ficam bem geladas.

Com a primavera, o visual fica mais lindo e florido, mas a chuva marca presença, atrapalhando um pouco os passeios.

Melhores Praias e Atrações de Floripa

#1 Ilha do Campeche

Ilha do Campeche | Foto via

A Ilha do Campeche está entre as atrações mais famosas e queridas de Floripa. A ilha tem um visual incrível que lembra cenários de filme. A areia é branquinha e as águas cristalinas, exibindo belos peixes da região.

Com um limite de visitação diário de 400 pessoas por dia, a Ilha do Campeche é muito conservada e possui um dos mais ricos ecossistemas do país.

Para chegar lá é necessário pegar um barco que sai da Barra da Lagoa, da Praia do Campeche e da Praia da Armação.

A saída da Barra da Lagoa é a mais procurada, pois fica em uma área que é um dos principais points da cidade, repleta de opções de lazer. Porém, de lá é o trajeto mais demorado, que leva cerca de 1h20. Saindo de Campeche ou Armação o trajeto é mais rápido.

#2 Praia dos Ingleses

Praia do Campeche | Foto via

A Praia dos Ingleses possui esse nome devido a um naufrágio de uma embarcação inglesa (entre 1683 e 1737) que ocorreu no local. 

A Praia dos Ingleses possui quase 5km de extensão, com águas mornas de um azul que chama a atenção.

Essa é uma das mais versáteis. O lado direito da praia é calmo e é mais frequentado por famílias com crianças e idosos, e no lado esquerdo há formações de ondas moderadas que favorecem os praticantes de esportes náuticos como o surf.

Para quem prefere uma praia urbanizada, que possui casas noturnas, bares, restaurantes, a praia dos Ingleses é o lugar ideal.

#3 Visita a Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa | Foto via

Santo Antônio de Lisboa é uma parada obrigatória em Floripa, principalmente se você gosta de conhecer lugares históricos.

O distrito de Santo Antônio fica entre o centro e as praias do norte. São várias igrejas e casinhas pintadas de diferentes cores, calçadas de pedra, uma igrejinha e lojinhas de artesanato.

É um lugar muito delícia para passar uma tarde e curtir o belíssimo pôr do sol. Não deixe de conferir.

#4 Praia Mole

Praia Mole | Foto via

A Praia Mole é uma das praias mais lindas de Floripa. E é lá que ficam a maioria dos surfistas que vão em busca das belas ondas da praia Mole.

Ela não é tão recomendada para banho pois o mar é bem agitado, mas o visual é tão lindo que vale a pena ir para apreciar um belo dia de sol no lugar.

Uma coisa que também faz com que essa seja uma das praias mais visitadas, é a ótima infraestrutura. Lá há vários bares e restaurantes na orla que fazem da Praia Mole um ótimo lugar para passar o dia.

#5 Mergulho na Ilha do Xavier

A Ilha do Xavier é sem dúvidas um dos melhores lugares para mergulho no sul do Brasil. Com água cristalina e incrível biodiversidade, a Ilha de Xavier é um prato cheio para quem gosta de natureza e aventura.

Nessa experiência, você terá a chance de avistar vários tipos de peixes, tartarugas marinhas, espécies de plantas e corais coloridos. É com certeza um passeio imperdível. 

Ilha do Xavier | Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post