O que fazer em gramado? 12 atrações que você não pode perder.

Localizada na Serra Gaúcha e com uma pequena população de 34 mil habitantes, a cidade turística de Gramado é o destino favorito no Rio Grande do Sul dos turistas de todo o mundo. Anualmente a localidade recebe mais de 6 milhões de pessoas, a maior parte durante o mês de julho onde o inverno realça o charme europeu que a cidade possui.

As paisagens naturais e atrações turísticas garantem uma viagem surpreendente em qualquer época do ano.

Museu Medieval

É um museu localizado em um castelo no estilo medieval que vem sendo construído pelo seu proprietário durantes os últimos 30 anos. Lá você poderá conferir brasões e armas medievais e também terá a chance de conhecer o único Museu de Cutelaria do Brasil, com facas, espadas, adagas e muito mais, que vem de todas as partes do mundo.

Além de conhecer a cultura destes povos você terá uma oportunidade única de conhecer uma arquitetura que remete aos tempos medievais, é um passeio obrigatório.

Museus Medieval em Gramado

Parque do Caracol

Este parque é para os amantes da natureza e do ecoturismo, mas também uma ótima oportunidade para quem busca conhecer um pouco mais sobre a Mata de Araucárias. Situado na cidade de Canela, a apenas 15 minutos do centro de Gramado, ele oferece diversas atividades de lazer, muito contato com a natureza, belíssima arquitetura e ótimos restaurantes e a sua maior atração, com certeza, é a Cascata do Caracol, com 131 metros de queda livre. Visite também a torre de observação, você terá uma visão 360° do parque inteiro.

Parque do Caracol em Canela

Avenida Borges de Medeiros

Você vai se encantar ao andar pela Avenida Borges de Medeiros, pois além de ser considerada uma avenida muito comercial, com diversas lojas e restaurantes, dos mais diversos preços, as principais atrações são as belas e coloridas construções, no melhor estilo alemão. Ao cair da noite, as luzes douradas, com uma coloração azul escura encanta e faz parecer tudo mágico. E o melhor: andar é gratuito. Você poderá tirar fotos, conhecer novas pessoas, admirar a arquitetura e a arte, e não precisa gastar absolutamente nada.

Avenida Borges de Medeiros em Gramado

Museu dos Festivais de Cinema

Foi inaugurado em Outubro de 2016, este museu fica localizado na Avenida Borges de Medeiros, e é um dos mais modernos passeios turísticas da cidade. O museu conta a história do Festival de Cinema, também realizado em Gramado. Lá você encontra diversas atividades interativas, como a criação de um mini filme, até um enorme acervo com figurinos, documentos, cartazes, roteiros de filmes e mais. Um passeio cativante e nostálgico, obrigatório estar na lista.

Museu dos Festival de Cinemas em Gramado

Passear no BusTour

O BusTour é uma linha municipal que percorre os mais importantes cartões postais e atrativos da região, você pode conhecer as principais atrações turísticas de Gramado e Canela em um veículo double deck com abertura no andar superior — oferecendo uma visão panorâmica da Serra Gaúcha.

BusTour em Gramado

Com monitores prontos para tirar qualquer dúvida, itinerário eletrônico e áudio em 3 línguas, dá para curtir tranquilamente o passeio enquanto escuta informações histórico-culturais. Isso tudo utilizando apenas um bilhete único válido por dia de passeio, é possível permanecer dentro do ônibus o tempo que desejar, embarcar e desembarcar quantas vezes quiser em ambas cidades, basta ficar atento ao itinerário e as placas indicativas com os horários que os ônibus passam pelo ponto.

Horário de funcionamento: Diariamente das 8:15h às 19h
Valor:  59$ a 69$ por pessoa
Mais informações: http://www.bustour.com.br/

Andar de pedalinho no Lago Negro

O Lago Negro é um dos principais cartões postais da cidade e uma parada obrigatória seja qual for estação. Idealizado em 1953 por Leopoldo Rosenfeld após um incêndio, o lago artificial foi criado para substituir a vegetação nativa morta. Tendo se inspirado nos lagos naturais da Europa, pinheiros foram trazidos da Floresta Negra na Alemanha para compor a paisagem do Parque do Lago Negro, que possui uma área 89.336 m².

Pedalinho no Lago Negro em Gramado

Fazer caminhada e trilhas pelo parque é uma excelente forma de contemplar o encanto das azaleias durante o inverno ou das hortênsias azuis durante o verão. O ar romântico e a atmosfera europeia fazem do pedalinho uma das opções mais escolhidas para apreciar a beleza emocionante do lugar.

Horário de funcionamento do parque: 24h
Horário de funcionamento do lago: Diariamente, das 8:30 às 19h
Valor: Entrada gratuita
Valor do pedalinho: 20$ a 30$ (para duas pessoas)
Endereço: Rua A. J. Renner, em frente a Associação Cultural Gramado e a Alameda do Artesano.

Montar um boneco de neve em Snowland

Snowland é o primeiro parque de neve indoor das América Latina, proporcionando a experiência única de ter contato com neve real durante o ano todo. Com uma estrutura de 16 mil metros quadrados e temperatura por volta de -2C, o local oferece mais de 30 maneiras divertidas para aproveitar a neve, entre elas a possibilidade de praticar snowboard, patinação e esqui.

SnowLand em Gramado

Não é necessário se preocupar quanto a vestimenta, o parque oferece logo na entrada roupas adequadas para resistir a baixa temperatura.

Horário de funcionamento:  Diariamente durantes as férias, das 10h às 17h
Valor: 109$ a 169$, dependendo da temporada
Endereço: Rodovia RS-235, 9009 – Bairro Carazal
Telefone: (054) 3295-6000
Mais informações: https://www.snowland.com.br

Tirar uma foto no Mini Mundo

Fundado em 1981, o Mini Mundo é um dos pontos turísticos mais tradicionais que sempre presenteia os turistas com novidades. O parque temático em miniatura possui réplicas fiéis de construções famosas de todo o mundo, 24 vezes menores que as originais, as miniaturas impressionam adultos e crianças pela riqueza dos detalhes.

Minimundo em Gramado

As construções ficam ao ar livre e podem demandar meses de dedicação, exigindo testes e experiências até que possam suportar serem expostas às variações climáticas.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 19:15 às 17h
Valor: 36$ por pessoa (18$ a meia entrada)
Endereço: Rua Horácio Carodo, 291
Telefone: (054) 3286-4055
Mais informações: http://www.minimundo.com.br

Assistir um filme no Palácio dos Festivais

Sede do maior Festival de Cinema da América Latina que ocorre no mês de agosto, o Palácio dos Festivais é palco de artistas consagrados nacional e internacionalmente. O espaço exibe durante o ano todo sessões de cinemas com lançamentos e é conhecido também como Cine Embaixador.

Palácio dos Festivais em Gramado

Mesmo para quem não é um admirador da sétima arte, o palácio merece visita pela arquitetura colonial e a fachada ornamentada com o Kikito — deus do humor e da energia, idealizado pela artista plástica Elizabeth Rosenfeld para representar um elo indissolúvel entre a arte e vida.

Horário de funcionamento: varia de acordo com a programação
Valor: 15$
Endereço: Av. Borges Medeiros, 2697, Centro
Telefone: (054) 3286-1058
Mais informações: https://www.facebook.com/PalacioDosFestivais

Entrar na máquina do tempo no Reino do Chocolate

O Reino do Chocolate oferece um passeio delicioso na “máquina do tempo” que leva os visitantes para conhecer a história do chocolate, desde o cultivo do cacau pelos astecas até a criação do doce como conhecemos hoje. Inaugurado pela Caracol Chocolates em 2008, é o primeiro espaço temático de chocolate criado no Brasil.

Reino do Chocolate em Gramado

O local dispõe uma mini fábrica onde dá para ver em tempo real a produção do chocolate, além de permitir que você crie artesanalmente o seu, também é possível comprar produtos de beleza na loja temática feitos à base desse maravilhoso doce.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 8:30h às 19:30h
Valor: 15$
Endereço: Av. das Hortênsias, 5382
Telefone: (054) 3286-3588
Mais informações: http://oreinodochocolate.com.br

Degustar um bom vinho no Vale dos Vinhedos

A Serra Gaúcha é maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil, visitar a região do Vale dos Vinhedos é indispensável para quem não abre mão de apreciar a culinária colonial degustando excelentes vinhos produzidos por vinícolas locais. O tour do Circuito dos Vinhos é organizado pela Citral Serra e busca os turistas nos principais hotéis de Gramado.

Vale dos Vinhedos em Gramado

São realizadas 5 voltas completas no vale, com 25 paradas que fazem parte do circuito e incluem: vinícolas, lojas de artesanato, pontos turísticos e restaurantes.

Horário de funcionamento: Aos sábados, com saída às 8h e retorno às 19:30
Valor: 140$
Endereço: Av. das Hortênsias, 2112, sala 2 – Centro
Telefone: (054) 3286-4184
Mais informações: http://www.citralserra.com.br

Participar do passeio noturno no GramadoZoo

Inaugurado em 2008 e composto exclusivamente de animais da fauna brasileira, GramadoZoo tem uma área de 200.000² e possui mais de 1.500 animais em cativeiro. Preocupado com o bem-estar animal, o zoológico de Gramado substitui às jaulas e grades por vidros blindados, além de possuir enormes viveiros de imersão que reproduzem com fidelidade o habitat das espécies.

Gramado Zoo em Gramado

Um dos grandes diferenciais do espaço é a possibilidade de realizar o passeio no período da noite, permitindo assim a observação de espécies com hábitos noturnos.

Horário de Funcionamento: 9h às 18:30
Valor: 27$ a 60$
Endereço: RS-115, km 35 (Várzea Grange) – Gramado, RS
Telefone: (054) 3421-0800
Mais informações: https://www.gramadozoo.com.br

Viajar para Gramado, como se percebe, é um leque enorme de possibilidades e atrações. Além destes passeios disponíveis, há muitos outros. Ou seja: diversão e conhecimento não vão faltar muito menos coisas para fazer. Se programe, pesquise e se prepare. Você vai se encantar com esta cidade.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Jair Rebello: Empreendedor e Nômade Digital. Largou um concurso público para desbravar o mundo ao mesmo tempo que cuida de sua empresa a bordo de seu Macbook Air 11'. Amazonense apaixonado por tambaqui e açaí.
Related Post