O que fazer em Guaratuba: melhores praias e atrações

Guaratuba é aquela cidade gostosa de visitar, com boa infraestrutura, mas que ainda conserva aquele clima rústico de vila de pescadores.

Nas praias sempre há aquelas pequenas embarcações coloridas e redes que deixam o visual ainda mais bucólico e aconchegante.

A cidade fica no litoral paranaense, mias precisamente em uma península cercada de um lado pela por uma baía e do outro lado pelo Oceano Atlântico.

Ela é considerada uma das cidades mais belas do litoral paranaense, e possui 22km de orla. Por isso decidimos reunir mais informações sobre a cidade, para te ajudar a organizar a sua viagem e aproveitar o melhor do lugar.

Como Chegar a Guaratuba

Para quem vem do sul, o acesso é pela BR 376, passando pela cidade de Guaruva em Santa Catarina. Para quem vem do norte, pelas rodovias PR-508 e PR-412, por Matinhos e Caiobá o acesso a Guaratuba é via ferry boat.

Se você opta por ir de avião, o aeroporto de Curitiba que fica em São José dos Pinhais, está a 118km de Guaratuba é a melhor opção.

O aeroporto de Joinville fica mais perto, a 75km de Guaratuba, mas há menos opções de voos por lá.

De lá, alugar um carro é o ideal, pois você terá mais autonomia para circular entre as praias.

Há também a opção de ir de ônibus desde Curitiba a Guaratuba. A Viação Graciosa e a Expresso Maringá fazem esse trajeto em vários horários do dia numa viagem que dura cerca de 2h30min.

O que fazer em Guaratuba, Paraná

A cidade de Guaratuba é muito conhecida por suas belas praias, mas por lá há vários outros pontos turísticos para você conhecer e aproveitar, por isso selecionamos alguns atrativos e praias, para que você confira um pouco de cada coisa na cidade.

#1 Salto Parati

Para quem ama aventura, o Salto do Parati precisa entrar no seu roteiro por Guaratuba.

O Salto Parati fica ao fundo da baía do Guaratuba, aos pés da Serra do Mar. Ela é uma pequena cachoeira de água cristalina cercada por um belíssimo trecho conservado de Mata Atlântica.

O acesso a ele é feito de barco saindo da Baía de Guaratuba e leva cerca de 25 minutos até o rio Parati. Chegando ao porto, é necessário pegar uma trilha de 40 minutos que leva até o salto.

A trilha em si já vale o passeio, pois é possível ver várias espécies diferentes de flores, animais silvestres e pássaros, além de uma ponte suspensa que dá uma uma dose a mais de adrenalina.

Salto Parati | Foto: Leonardo Milano

#2 Praia Central de Guaratuba

A Praia Central é uma das praias mais frequentadas de Guratauba. Ela se estende por mais de 2 km de enseada, com um mar calmo ideal para um bom mergulho.

Ela tem uma faixa de areia larga, que acomoda os visitantes, que lotam a praia no fim de semana e nos feriados. Se você quer encontrar a praia mais vazia, prefira ir nos dias de semana pela manhã.

No canto direito da praia está o Morro do Cristo, o principal cartão-postal da cidade.

Praia Central | Foto via

#3 Cabaraquara

Toda a região do Cabaraquara é repleta de belezas naturais e muita aventura. Nessa área há muito verde da Mata Atlântica, rios, mangues, montanhas, trilhas e atrativos em meio a natureza.

Caminho das Ostras em Cabaraquara | Foto via

Para quem gosta de trilhas, o Morro do Cabaraquara precisa estar na rota. Há uma trilha que leva ao topo do morro que possui 455 metros de altura e de cima é possível ter uma visão panorâmica do Oceano Atlântico, da Serra do Mar e da cidade de Guaratuba. 

 

#4 Casarão do Porto

Engana-se quem pensa que não há atração histórica na cidade. O Casarão do Porto fica na área central de Guaratuba e é reconhecido como Patrimônio Histórico do Paraná.

Não há documentação de registro do imóvel, mas ela aparece em uma pintura de 1827, e por isso considera que a construção seja pelo menos do final do século XVIII, sendo um dos últimos remanescentes do período colonial na região.

Hoje, após restauração, o casarão abriga um restaurante. Vale a pena conhecer o local e tirar belas fotos. 

Casarão do Porto | Foto TripAdvisor

#5 Praia de Brejatuba

Uma das praias mais belas e especiais da cidade é a praia de Brejatuba. Ela fica ao sul do Morro do Cristo e conta com ondas fortes, ideal para surf.

Ela faz parte de um trecho retilíneo de 14 km de praia, com várias praias interligadas, por isso é um lugar ideal para passar o dia e caminhar bastante pelo litoral.

Leia também nosso artigo com as melhores praias de Guaratuba.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.