O que fazer em João Pessoa: praias e atrações imperdíveis na cidade!

João Pessoa é uma das capitais mais queridas do nordeste, principalmente pelas belezas naturais e bom custo-benefício.

A capital paraibana (3ª capital mais antiga do país) oferece a combinação de praias maravilhosas e belas piscinas naturais, um centro histórico super charmoso, além da modernidade de uma capital.

Além de tudo isso, João Pessoa está entre os destinos mais baratos para se viajar no nordeste.

Por isso selecionamos aqui algumas das melhores atrações turísticas de João Pessoa para te ajudar a planejar sua viagem à cidade.

O que fazer em João Pessoa

#1 Caminhar pelo centro histórico de João Pessoa

João Pessoa é a 3ª capital mais antiga do Brasil e seu centro histórico preserva muito da história não só da cidade, mas de importantes momentos do Brasil.

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN, o centro histórico da cidade tem muito do barroco colonial, como é comum nas cidades mais históricas do Brasil, mas também revela muito de Rococó, Art-nouveau e Art-déco.

Não deixe de visitar o casario da Praça Antenor Navarro, onde há muitas casinhas coloridas, e também a igreja de São Francisco Frei Pedro Gonçalves.

Foto via

#2 Passeio de barco pelas piscinas naturais de Picãozinho

Foto via

Em frente a praias de Tambaú, a cerca de 2 quilômetros da costa, ficam as piscinas naturais de Picãozinho.

Elas surgem em maré baixa revelando as formações de corais que possibilitam ótimos mergulho em meio aos peixinhos.

Esse é um dos passeios mais procurados em João Pessoa e é ideal para toda a família.

Há várias empresas turísticas que realizam o passeio, mas o mais simples e recomendado é comprar o passeio direto com a Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba – Apetep.

A Apetep tem um quiosque na Praia de Tambaú e vende o passeio por R$ 50/pessoa.

#3 Se refrescar na Praia de Tambaú

Foto via

A Praia de Tambaú é considerada como uma das melhores praias de João Pessoa.

Ela fica num bairro também chamado Tambaú, e é uma praia com ótima infraestrutura. Tem um calçadão ideal para caminhar e curtir o dia, muitos coqueiros e uma extensa faixa de areia e um mar sem ondas muito fortes.

O bairro também é um dos melhores lugares para se hospedar em João Pessoa, com várias pousadas, hotéis, vários bares e restaurantes, supermercados e comércio.

#4 Passear pelo Mercado de Artesanato Paraibano

Foto via

Quem ama artesanato ou quer comprar uma lembrancinha da Paraíba, não pode deixar de dar um volta pelo Mercado de Artesanato Paraibano.

Por lá há uma grande quantidade de lojas que oferecem os mais variados tipos de artesanato da paraíba e do nordeste em geral.

São roupas de algodão, itens em couro, tapetes coloridos, esculturas e muitos itens de decoração.

#5 Fazer uma trilha no Jardim Botânico Benjamim Maranhão

Foto via

Criado pelo governo da Paraíba em 2000, o Jardim Botânico Benjamim Maranhão é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil, com área de 515 hectares.

Por lá, além de opções de lazer, há diversas trilhas onde os visitantes podem conhecer mais das espécies de fauna e flora local.

Entre as atrações mais visitadas do parque está a “Árvore do Abraço”, que é um dendezeiro que cresceu no meio de uma gameleira e parecem estar abraçadas.

As trilhas são feitas com a companhia de guias e guardas florestais do parque.

#6 Tirar um dia para visitar as praias do litoral sul

Algumas das praias mais bonitas da Paraíba ficam no litoral sul do estado, já em direção de Pernambuco, porém pertinho  de João Pessoa.

A apenas 30 km de distância da capital paraibana, no município de Conde, fica a praia de Tambaba, o paraíso dos naturistas, e uma das mais bonitas da Paraíba.

Foto via

Ela foi a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal, mas mesmo para quem não curte, é possível conhecer (usando trajes de banho) a primeira parte da praia que é igualmente linda.

No caminho para a Tambaba, não deixe de conhecer a praia de Coqueirinho e Tabatinga que são umas das mais bonitas da região.

#7 Assistir o pôr do sol na Praia do Jacaré

Famoso no Brasil inteiro e entre viajantes de vários lugares, o pôr do sol de João Pessoa é realmente apaixonante.

E um dos melhores lugares da cidade para admirar o entardecer é na Praia do Jacaré.

E a grande atração é fazer o passeio de catamarã que zarpam diariamente a partir das 16h e contam com a bela música do famoso Jurandy do Sax durante o pôr do sol.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U