O que fazer em Ouro Preto

Ouro Preto é a cidade que consegue manter os viajantes entretidos por muito tempo com sua cultura, belezas naturais e história.

Por lá, são muitos pontos turísticos a serem visitados, várias cidades lindas nas redondezas que merecem passeios rápidos, diversos mirantes com vistas incríveis e muita culinária mineira para você experimentar.

Esse artigo é muito útil, principalmente, se você tiver pouco tempo em Ouro Preto, por que aqui você verá as principais atrações. Mas se você tiver mais tempo, tente conhecer o interior das igrejas e casarões da cidade para ainda mais a história dessa importante cidade brasileira.

Conheça as Igrejas de Ouro Preto

As igrejas de Ouro Preto são as razões pelas quais muitos visitam a cidade.

E elas não são famosas somente pela questão religiosa, mas também pela grandiosidade da imponente arquitetura colonial.

Isso por que grandes nomes da arte barroca foram responsáveis por pelas construções. Entre eles está Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.

Arte de Aleijadinho na Igreja de São Francisco de Assis (Foto via)

Além de Aleijadinho, destacam-se também Manuel da Costa Ataíde (conhecido como Mestre Ataíde), Manuel Francisco Lisboa (pai de Aleijadinho) e Francisco Xavier de Brito.

Porém, conhecer as igrejas por dentro em Ouro Preto não é considerada uma tarefa tão fácil. Em muitos casos as igrejas não têm horário regular para receber os visitantes, ou podem estar em restauração ou cobrar ingressos.

Mas, vale muito a pena investir um pouco da sua viagem nelas.

Entre as igrejas imperdíveis da cidade estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de AssisIgreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos .

Conheça a história e os museus de Ouro Preto

Os museus e prédios históricos contam como a Vila Rica se tornou Ouro Preto e também ajudam a compreender como a atividade mineradora, a religião e a escravidão influenciaram a cultura, o povo e o desenvolvimento da cidade.

Quando estiver por lá, não deixe de visitar o Museu da Inconfidência para entender mais sobre o processo da independência do Brasil.

Museu da Inconfidência (Foto via)

Há também o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas que foca no processo de desenvolvimento da atividade mineradora na região.

Há também o Museu do Oratório, o Museu da Arte sacra, a Casa de Tomás Antônio Gonzaga, a Casa da Ópera e muitos outros edifícios e centros culturais.

Aprenda sobre a história e conheça as belas paisagens nos arredores de Ouro Preto

De Ouro Preto você consegue ter acesso a cidades que valem muito a pena serem conhecidas!

Não deixe de ir em Mariana e curtir um belo passeio de trem. Vá no incrível Santuário do Caraça e conheça suas cachoeiras. Curta uma boa aventura em Lavras Novas. Conheça a Igreja de Santa Bárbara e comtemple um dos mais espetaculares trabalhos do Mestre Ataíde.

Cachoeira Cascatinha no Santuário do Caraça (Foto Emegilda Amélia)

Ou seja: não feche os olhos para os arredores de Ouro Preto! Eles reservam belezas incríveis.

Conheça as minas de ouro antigas da Vila Rica

Não sei se você lembra, mas Ouro Preto antigamente era chamado de Vila Rica.

Isso por que a cidade teve grande destaque na atividade mineradora no período colonial. O ouro não é mais a principal fonte econômica da cidade, mas ainda é possível visitar suas antigas minas.

Em passeios que custam em média 25 reais, os visitantes entram nas minas e ouvem detalhes sobre como era feita a exploração mineral e os locais de trabalho antigamente.

Essas minas ficam em propriedades particulares em Ouro Preto, porém são abertas a visitação guiada.

As minas mais visitadas ficam na região central da cidade, especificamente na região da rua Chico Rei. De lá é possível conhecer a Mina do Chico Rei, a Mina Jejê, a Mina do Veloso e a Mina de Santa Rita.

Já a Mina da Passagem, que fica na estrada que liga Ouro Preto com Mariana é a única mina industrial aberta a visitação na região. Vale a pena conferir e mergulhar nas suas águas cristalinas.

Foto de Silvio Tanaka

Com essas dicas esperamos que você se divirta e aprenda bastante em Ouro Preto!!!

Foto da capa via.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Deixe aqui o seu comentário

Comentários