O que fazer em Piracicaba: Conheça os Melhores Pontos Turísticos da Cidade!

Piracicaba é uma cidade que mantém o clima interiorano e tranquilo, mesmo tendo uma das maiores populações do estado de São Paulo.

E se sua pergunta é “o que fazer em Piracicaba?”, saiba que por lá há muito o que fazer pois a cidade preserva muito de sua história e natureza.

A cidade é aquela ideal para fugir da correria da cidade e aproveitar para descansar e curtir passeios descontraídos, e é por isso que ela é muito visitada por viajantes vindo de São Paulo, também pela proximidade.

Por isso, decidimos juntar informações para que você descubra o que fazer em Piracicaba e quais são os principais pontos turísticos da cidade. Confira:

 

Como Chegar a Piracicaba

A cidade de Piracicaba fica a cerca de 160 km de São Paulo e o trajeto de carro dura cerca de 2h e 15min feito pela Rodovia dos Bandeirantes.

Você pode também pegar um ônibus em direção a Piracicaba saindo da rodoviária de Campinas. A Viação Piracicabana faz o trajeto e os ônibus costumam sair de 30 em 30 minutos.

E para quem deseja mais conforto e rapidez, há também a opção de pegar um avião saindo de São Paulo com destino a Piracicaba, para o aeroporto Pedro Morganti.

 

O que fazer em Piracicaba

#1 Visitar o Museu da Água

O Museu da Água fica no centro de Piracicaba e foi inaugurado em 2000. Ele fica no lugar onde funcionava a primeira estação de captação de água da cidade e ocupa uma área com 12 mil metros quadrados

A estação que funcionava no local foi construída em 1887, e o local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos antigos e paredes de pedras, além de tubulações antigas e aquedutos com mais de 100 anos.

No museu você aprenderá mais a história da região e como a cidade evoluiu às margens do Rio Piracicaba e também poderá apreciar exposições de arte e outras atividades.

Horário de funcionamentoTerça á domingo de 9h às 17h.

Telefone: (19) 3432-8063

Museu da Água | Foto via

 

#2 Passear pela Rua do Porto

Esse é um dos principais atrativos da cidade e sem dúvida é um dos cartões postais do município.

A rua é repleta de atrações, como bares, ótimos restaurantes e noites de serestas que são uma delícia para curtir a cidade.

A rua é repleta de casinhas coloridas super charmosas que ainda te renderão belas fotos! Sem dúvida é um dos lugares mais especiais para apreciar a boa culinária local e caminhar despretensiosamente.

Rua do Porto | Foto via

 

#3 Passar uma manhã no Parque do Mirante

O Parque do Mirante é um dos parques mais legais da cidade. Ele foi construído em 1962 e fica próximo ao rio Piracicaba.

Ele abriga o Aquário Municipal, uma área verde repleta de árvores e plantas, além de uma visão privilegiada do rio, salto e do centro da cidade.

No parque você seguirá pelo bosque acompanhado de painéis feitos pela artista plástica Clemência Pizzigati e seus alunos. Os painéis contam a história e evolução de Piracicaba.

É um passeio muito bom, principalmente para quem quer descansar e respirar ar puro, ou para quem está viajando com crianças.

EndereçoAv. Dr. Maurice Allain, s/n – Vila Rezende, Piracicaba – SP, 13405-123

Telefone(19) 3403-1272

Parque do Mirante | Foto via

 

#4 Fazer um passeio de balão

Fazer um passeio de balão é algo super emocionante, e você tem essa oportunidade em Piracicaba, que é uma cidade muito conhecida pela prática de balonismo.

Para você ter uma ideia, a cidade já até foi sede algumas vezes do Campeonato Brasileiro de Balonismo, que é lindo de ver!

O passeio dura em média 1 hora e percorre vários pontos da cidade e arredores, como o engenho central, passando também por cachoeiras e florestas que deixam qualquer um de queixo caído!

A dica é fazer o passeio no início da manhã ou no fim da tarde, poiso visual é incrível e a experiência fica ainda mais especial.

Balonismo em Piracicaba | Foto via

 

#5 Ter contato com a natureza no Horto Florestal de Tupi

O Horto Florestal Tupi é aquele lugar onde você terá contato com a natureza e poderá aprender sobre espécies da fauna e da flora locais.

Além disso, o parque possui ótima infraestrutura, oferecendo parque infantil, churrasqueiras e uma vista privilegiada para o Lago do Marcelo.

No horto há também uma estação experimental de tupi, onde são oferecidas atividades de educação ambiental para os visitantes e atividades para crianças!

Ah! e se você gosta de pescar, é possível fazer isso no Horto Florestal. Vá para passar uma tarde.

Horto de Tupi | Foto via

 

#6 Visitar o Engenho Central de Piracicaba

O Engenho Central de Piracicaba é localizado às margens do rio Piracicaba e foi construído em 1881 com o objetivo de substituir o trabalho escravo pela mecanização.

Devido às dificuldades de manutenção das máquinas importadas, o engenho de açúcar foi vendido em 1899 à Société de Sucreries Brésiliennes, e hoje é um dos pontos turísticos mais interessantes de Piracicaba.

O Engenho Central é um dos mais belos cenários arquitetônicos do Estado de São Paulo e do Brasil, conhecido por inspirar poetas, artistas, arquitetos, jornalistas, pesquisadores científicos, turistas, amantes da história e da cultura.

Endereço: Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende, Piracicaba – SP, 13405-123
Telefone(19) 3403-2600
Engenho Central | Foto via
Leia também:
O que fazer em Jundiaí, Sorocaba e Salto em São Paulo.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.