Rio das Ostras, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro é um destino que agrada viajantes de todos os gostos e bolsos.
Ela fica pertinho de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo que são as queridinhas da Região dos Lagos, porém as pessoas que decidem ir além dessas cidades e fugir do convencional, não se arrependem.
Rio das Ostras tem muitas belezas e atrações que vão desde as mais tranquilas, como a praia das tartarugas, aos mais badalados como a Costa Azul, frequentada pela turma do surf e bodyboard.
Como Chegar em Rio das Ostras
Rio das Ostras fica a 170 km da capital fluminense e para chegar lá é necessário pegar a ponte Rio-Niterói e seguir até o trevo de Rio Bonito e depois seguir por Lagos.
É possível também chegar de ônibus através da viação 1001 que liga Rio das Ostras ao Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes e também a diversas cidades da Região dos Lagos.
Além disso, é possível ir de avião até Cabo Frio, que fica a 60 km de Rio das Ostras.
O que fazer em Rio das Ostras
#1 Praia Costazul
A praia Costazul é o point de Rio das Ostras, e uma das mais badaladas da cidade.
São mais de 2 km de extensão de praia, e ao longo de sua faixa de areia ficam visitantes de todas as idades e lugares curtindo o cenário da praia.
A praia também reúne muitos surfistas e praticantes de bodyboard, sendo que esse é um ótimo lugar também para experimentar a prática pela primeira vez.
Além das belezas da praia, em sua orla há uma ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e área de restinga.
Quando visitar a praia Costazul não deixe de observar o mar também pelo Pier, que avança 200 metros em direção ao mar e rende ótimas fotos!
#2 Praia Areias Negras
Apesar de pequena, essa é considerada uma das praias mais belas de Rio das Ostras.
A Praia Areias Negras tem uma areia de coloração mais escura devido a presença de “monazita”, substância utilizada para tratamentos medicinais.
Ela tem apenas 100 metros de extensão e a água forma pequenas piscinas naturais entre as pedras que dão um visual ainda mais especial para a praia.
E é por causa dessas piscinas que essa praia atrai muitas pessoas que querem relaxar no mar, além de muitos pescadores, principalmente os adeptos de pesca de arremesso.
A Praia de Areias Negras é também ideal para fazer uma caminhada, indo na direção da praia de Costazul ou da Praia Virgem, pelo Monumento Natural dos Costões Rochosos.
O Monumento Natural dos Costões Rochosos foram resultado do trabalho de um artista plástico da região que talhou nas rochas elementos, entre eles barcos, golfinhos, espadas e vários outros símbolos.
#3 Praia das Tartarugas
Ideal para quem busca tranquilidade e sossego, a Praia das Tartarugas é super aconchegante com suas águas calminhas.
Ela é bastante frequentada por famílias com crianças e também por idosos, justamente pela calmaria do mar e o climinha gostoso que há por lá.
Ela tem esse nome por que é lá que há a maior concentração de tartarugas marinhas da região do Rio das Ostras, por ser também alvo de conservação pelo Projeto Tamar, e por também possuir uma grande rocha com formato de tartaruga quando vista de cima.
A praia se tornou uma das queridinhas de Rio das Ostras também por ser palco ao ar livre do Festival de Jazz e Blues do Rio das Ostras.
Além disso, quando visitar a praia das Tartarugas, não deixe de aguardar pelo pôr do sol que é um verdadeiro show nessa praia!
#4 Casa da Cultura Bento Costa Júnior
A Casa da Cultura de Rio das Ostras é sediada em um prédio colonial construído no final do século XVII que servia para armazenar objetos de pesca, como redes e outros apetrechos.
No século XX ela se tornou uma residência e até hoje há objetos em seu interior que são de 1920.
A Casa da Cultura foi criada pela Fundação Rio das Ostras de Cultura que em 1997 promoveu o início das atividades no espaço.
Além de uma sala com exposições, a casa promove várias atividades culturais como oficinas de artesanato e artes plásticas, oficina de desenho de humor, além de conter um o Espaço Cultural Teatro de Quintal, onde são apresentadas peças de teatro.
Quando estiver por lá, não esqueça de checar a agenda de atividades da Casa de Cultura, quem sabe até é possível participar de uma oficina.
#5 Poço de Pedras, um marco na história de Rio das Ostras
Considerado um marco para a construção da cidade de Rio das Ostras, o Poço de Pedras foi construído por escravos em meados do século XVIII no Largo de Nossa Senhora da Conceição.
Esse poço era utilizado por antigos navegadores que cruzavam a Baía Formosa e aportavam no cais do morro do Limão (atual Iate Clube).
Ele foi demolido na década de 90, porém nos anos 2000 ele foi reconstruído utilizando registros fotográficos históricos e hoje é um importante ponto turístico de Rio das Ostras.
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U