O que fazer em Rio das Ostras (RJ)? Confira Ótimas Atrações na Cidade

Rio das Ostras, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro é um destino que agrada viajantes de todos os gostos e bolsos.

Ela fica pertinho de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo que são as queridinhas da Região dos Lagos, porém as pessoas que decidem ir além dessas cidades e fugir do convencional, não se arrependem.

Rio das Ostras tem muitas belezas e atrações que vão desde as mais tranquilas, como a praia das tartarugas, aos mais badalados como a Costa Azul, frequentada pela turma do surf e bodyboard.

Como Chegar em Rio das Ostras

Rio das Ostras fica a 170 km da capital fluminense e para chegar lá é necessário pegar a ponte Rio-Niterói e seguir até o trevo de Rio Bonito e depois seguir por Lagos.

É possível também chegar de ônibus através da viação 1001 que liga Rio das Ostras ao Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes e também a diversas cidades da Região dos Lagos.

Além disso, é possível ir de avião até Cabo Frio, que fica a 60 km de Rio das Ostras.

O que fazer em Rio das Ostras

#1 Praia Costazul

A praia Costazul é o point de Rio das Ostras, e uma das mais badaladas da cidade.

São mais de 2 km de extensão de praia, e ao longo de sua faixa de areia ficam visitantes de todas as idades e lugares curtindo o cenário da praia.

A praia também reúne muitos surfistas e praticantes de bodyboard, sendo que esse é um ótimo lugar também para experimentar a prática pela primeira vez.

Foto via

Além das belezas da praia, em sua orla há uma ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e área de restinga.

Quando visitar a praia Costazul não deixe de observar o mar também pelo Pier, que avança 200 metros em direção ao mar e rende ótimas fotos!

Foto via

#2 Praia Areias Negras

Apesar de pequena, essa é considerada uma das praias mais belas de Rio das Ostras.

A Praia Areias Negras tem uma areia de coloração mais escura devido a presença de “monazita”, substância utilizada para tratamentos medicinais.

Ela tem apenas 100 metros de extensão e a água forma pequenas piscinas naturais entre as pedras que dão um visual ainda mais especial para a praia.

E é por causa dessas piscinas que essa praia atrai muitas pessoas que querem relaxar no mar, além de muitos pescadores, principalmente os adeptos de pesca de arremesso.

A Praia de Areias Negras é também ideal para fazer uma caminhada, indo na direção da praia de Costazul ou da Praia Virgem, pelo Monumento Natural dos Costões Rochosos.

O Monumento Natural dos Costões Rochosos foram resultado do trabalho de um artista plástico da região que talhou nas rochas elementos, entre eles barcos, golfinhos, espadas e vários outros símbolos.

#3 Praia das Tartarugas

Ideal para quem busca tranquilidade e sossego, a Praia das Tartarugas é super aconchegante com suas águas calminhas.

Ela é bastante frequentada por famílias com crianças e também por idosos, justamente pela calmaria do mar e o climinha gostoso que há por lá.

Ela tem esse nome por que é lá que há a maior concentração de tartarugas marinhas da região do Rio das Ostras, por ser também alvo de conservação pelo Projeto Tamar, e por também possuir uma grande rocha com formato de tartaruga quando vista de cima.

A praia se tornou uma das queridinhas de Rio das Ostras também por ser palco ao ar livre do Festival de Jazz e Blues do Rio das Ostras.

Além disso, quando visitar a praia das Tartarugas, não deixe de aguardar pelo pôr do sol que é um verdadeiro show nessa praia!

#4 Casa da Cultura Bento Costa Júnior

A Casa da Cultura de Rio das Ostras é sediada em um prédio colonial construído no final do século XVII que servia para armazenar objetos de pesca, como redes e outros apetrechos.

Foto via

No século XX ela se tornou uma residência e até hoje há objetos em seu interior que são de 1920.

A Casa da Cultura foi criada pela Fundação Rio das Ostras de Cultura que em 1997 promoveu o início das atividades no espaço.

Além de uma sala com exposições, a casa promove várias atividades culturais como oficinas de artesanato e artes plásticas, oficina de desenho de humor, além de conter um o Espaço Cultural Teatro de Quintal, onde são apresentadas peças de teatro.

Quando estiver por lá, não esqueça de checar a agenda de atividades da Casa de Cultura, quem sabe até é possível participar de uma oficina.

#5 Poço de Pedras, um marco na história de Rio das Ostras

Foto via

Considerado um marco para a construção da cidade de Rio das Ostras, o Poço de Pedras foi construído por escravos em meados do século XVIII no Largo de Nossa Senhora da Conceição.

Esse poço era utilizado por antigos navegadores que cruzavam a Baía Formosa e aportavam no cais do morro do Limão (atual Iate Clube).

Ele foi demolido na década de 90, porém nos anos 2000 ele foi reconstruído utilizando registros fotográficos históricos e hoje é um importante ponto turístico de Rio das Ostras.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post