O que fazer em São João Del Rei – MG

Se você curte cidades históricas, São João del Rei é o lugar certo para você conhecer!

São João del Rei foi fundada no final do século XVII e é uma importante cidade de Minas Gerais. A histórica cidade oferece uma viagem no tempo, através de seus casarios, igrejas, sinos, charretes e estilo de vida simples e sossegado.

Ela pertence ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e é conhecida como “Terra onde os sinos falam”. Por lá, o badalar dos sinos avisa os moradores sobre os compromissos religiosos nas igrejas.

São João del Rei fica a 220 quilômetros de Belo Horizonte e possui um centro histórico super charmoso que ainda preserva a riqueza e exuberância do ciclo do ouro, que vale a pena ser conhecido.

Fizemos uma lista com as principais atrações em São João del Rei para ajudar seu roteiro quando for visitar a cidade.

#1 Conhecer a Igreja São Francisco de Assis

Localizada na bela praça Frei Orlando e cercada por palmeiras imperiais, a igreja São Francisco de Assis é um dos grandes marcos da arquitetura colonial mineira.

Foto via

A igreja é considerada como um dos mais belos atrativos da cidade e foi construída em 1774. É uma obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Foto via

Nos fundos dessa igreja que está sepultado o importante ex-presidente Tancredo Neves.

#2 Memorial Tancredo Neves

Ao lado da Ponte do Rosário na rua Padre José Maria Xavier, o Memorial Tancredo Neves possui 9 salas de exposição que remontam toda a vida de Tancredi, desde sua infância até 1985 – ano de sua morte.

Além disso, no museu, é possível ouvir alguns discursos, ver imagens, matérias em jornais e os objetos usados por ele na sala da presidência.

Foto via

O Memorial fica aberto de sexta a domingo e feriados, de 9h às 17h.

#3 Conhecer os trabalhos em Estanho

A arte de manusear o estanho só existe em uma cidade do Brasil, justamente São João del Rei!

Por isso, não deixe de conhecer os fabricantes de peças em Estanho.

Visite a loja Imperial Estanhos e conheça um pouco mais sobre o processo artesanal com o estanho.

Foto via

#4 Visitar a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Fundada por volta do ano 1700, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar é responsável pelo surgimento, ainda no século XVIII, de diversas irmandades são-joanenses.

Deviso a isso, hoje a cidade ainda sedia: a do Santíssimo Sacramento, São Miguel e Almas, Senhor dos Passos e Nossa Senhora da Boa Morte.

Foto via

Além das atividades religiosas, a catedral também realiza atividades de utilidade pública, como as Obras Sociais do Pilar, iniciadas em 1959.

Cerca de 150 pessoas carentes da cidade de São João del Rei são cadastradas no Programa de Ajuda humanitária da Catedral e recebem assistência, como cestas básicas, remédios, roupas e calçados.

Foto via

Portanto, um tour pelas igrejas de São João del Rei é imperdível!

#5 Dar uma volta pela Rua das Casas Tortas

A rua Santo Antônio, mais conhecida como a “Rua das Casas Tortas”, fica próxima ao Largo do Rosário e possui em sua extensão charmosas casinhas coloridas e em estilo colonial.

Foto via

A Rua das Casas Tortas em São João del Rei era o antigo caminho dos bandeirantes. A rua abriga casas centenárias de arquitetura colonial. O cenário rende belas fotos!

Que tal chamar um amigo para essa viagem no tempo?

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Deixe aqui o seu comentário

Comentários