O que fazer em Sorocaba: conheça as melhores atrações da cidade!

Sorocaba é uma grande surpresa pra muita gente! A cidade consegue misturar muito bem a infraestrutura de cidade grande com o clima gostoso do interior.

A cidade tem uma cultura vibrante, com muita cor, museus, monumentos históricos, áreas verdes e outras coisas que garantem à Sorocaba o título de uma das melhores cidades do Brasil para se viver.

Então, se você estiver pensando em se mudar para Sorocaba ou está pensando visitar a cidade, aqui vai uma lista do que fazer em Sorocaba e também as melhores atrações que existem por lá. Confira:

Como Chegar à Sorocaba

Sorocaba é uma das cidades mais importantes de São Paulo e fica a cerca de 100 km da capital, porém apesar de ficar pertinho, ainda não há uma linha de metrô que liga as duas cidades (porém há um projeto para isso).

As melhores opções então são carro ou ônibus. De carro, a viagem dura cerca de 1h feita pela BR-374 sem trânsito.

Já de ônibus, a passagem custa cerca de 30 reais e é operada pela Viação Cometa, que em horários de pico possui ônibus saindo de 5 em 5 minutos. A viagem dura de 1 a 2 horas dependendo do trânsito.

 

O que fazer em Sorocaba

#1 Jardim Botânico

Se você gosta de áreas verdes e flores, o Jardim Botânico precisa estar no seu roteiro. O Jardim Botânico de Sorocaba conta com uma casa de vidro que abriga diversas espécies vegetais, entre vários biomas, plantas medicinais, orquidário, roseiral e muito mais!

Comparando com jardins botânicos famosos como o de São Paulo ou o de Curitiba, o Jardim Botânico de Sorocaba, apesar de ser menor, não deixa a desejar.

É um passeio muito agradável para fazer em dias de sol, ou mesmo para prestigiar algum evento que esteja acontecendo como consertos, exposições e oficinas.

Endereço: R. Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Iguatemi, Sorocaba – SP

Funcionamento: o Jardim Botânico funciona de terça a domingo das 9h às 17h.

Jardim Botânico Irmãos Villas Boas | Foto via

#2 Fazenda Ipanema

A Fazenda Ipanema é um dos lugares mais especiais de da região! Localizada no município de Iperó, a Fazenda é um sítio histórico-cultural com ruínas da antiga indústria metalúrgica, com mais de 200 anos de história. A atual Fazenda, fica dentro da Floresta Nacional de Ipanema, criada em 1992.

Lá você encontrará um maquinário antigo, construções históricas e ruínas, além de trilhas em meio a natureza e uma área incrível que renderá belas fotos, em meio a um sítio histórico impressionante.

São fornos, edifícios, a casa onde a família real se hospedava, uma grande porta comemorativa referente a maioridade de Dom Pedro II e a construção onde foram forjadas armas para a Guerra do Paraguai são alguns dos atrativos.

EndereçoRodovia Sorocaba Iperó, Km 19,5, 265, Estr. Fazenda Ipanema, Iperó – SP, 18190-000

Funcionamento: a fazenda abre para visitação de terça à domingo das 8h às 16h.

Fazenda Ipanema | Foto via

 

#3 Parques e áreas verdes de Sorocaba

Para quem ama natureza e áreas verdes, Sorocaba é um prato cheio! A cidade é repleta de lugares interessantes para conhecer, e quando estiver lá, não deixa de visitar:

Parque das Águas: Esse é um parque excelente para visitar junto com o Jardim Botânico, pois fica pertinho. O local oferece uma ótima infraestrutura, com lago, ciclovia e áreas perfeitas para um bom piquenique.

Parque Natural Chico Mendes: O Parque Chico Mendes é um lugar super agradável para passar o dia em meio a natureza. Lá você encontrará um parque infantil, quiosques com churrasqueiras, mesas de piquenique, pista de caminhada, vegetação e lagos.

Confira também o Kasato Maru, que homenageia a cultura japonesa, e o Parque Carlos Alberto de Souza.

Parque Natural Chico Mendes | Foto via

 

#4 Explorar Museus, Capelas e Monumentos Históricos

Sorocaba é uma cidade repleta de história, e não é difícil encontrar algo que te interesse por lá.

Em relação a museus, há diversas opções, mas alguns merecem destaque como o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, o Museu Histórico Sorocabano e o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana é composto por várias peças, materiais, fotos e acervo relacionado a ferrovias. Vale a pena conhecer para aprender um pouco mais do meio de transporte historicamente tão importante no Brasil.

Não deixe de visitar também o Palacete Scarpa que é um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade e um dos cartões-postais de Sorocaba. Atualmente, o Palacete Scarpa é sede da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult).

Outro ponto importante na cidade é a Capela de Nossa Senhora Aparecida, construída em 1785. É a segunda no Brasil dedicada à devoção de nossa Senhora Aparecida, sendo a primeira localizada no município de Aparecida, no Vale do Paraíba.

Não deixe de conferir também a grande, imponente e histórica Catedral Metropolitana de Sorocaba.

Além desses lugares, se você gosta de ler e tem paixão por livros, há um ponto que você não pode deixar passar batido em Sorocaba: a Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Municipal de Sorocaba tem um acervo que reúne obras raras da literatura e valioso material sobre a memória de Sorocaba, com livros, jornais, revistas, entre outras publicações.

Biblioteca Municipal | Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.