O que fazer em Trancoso: Como Chegar, Principais Praias e Atrações

Trancoso é um dos lugares mais concorridos no nordeste do Brasil – e não é por menos. Esse é um dos destinos de praia mais lindos do litoral brasileiro.

São praias paradisíacas, ótimos restaurantes e paisagens de tirar o fôlego! Tudo isso regado à culinária baiana, uma das mais queridas do Brasil.

Trancoso é daqueles destinos que devem ser curtidos com tranquilidade e muito contato com a natureza.

Para te ajudar a planejar sua viagem à esse paraíso, selecionamos algumas das principais atrações em Trancoso.

Foto via

Como Chegar em Trancoso

Trancoso é um distrito pertencente à cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia.

Trancoso está distante entre 47 km (via balsa) e 77 km (via estrada) de Porto Seguro, 28 km de Arraial d’Ajuda e 600 km da capital Salvador.

Há várias formas para chegar a Trancoso, podendo ser de ônibus, carro ou avião.

Para chegar de ônibus ou avião é necessário partir de Porto Seguro onde fica o aeroporto e também a rodoviária que opera na região.

De carro

Saindo de Salvador, de Minas Gerais ou do Espírito Santo, a cidade referência é Eunápolis de onde você pegará a BR-367 sentido Porto Seguro e depois a saída da BA-001, onde há sinalização para chegar em Trancoso.

De balsa + ônibus

De ônibus, é necessário ir de Porto Seguro e de lá atravessar de balsa até Arraial d’Ajuda. Essa travessia de balsa dura cerca de 10 minutos apenas.

Chegando a Arraial d’Ajuda, há a opção de pegar um ônibus da empresa Águia Azul ou seguir de van para Trancoso.

Principais Praias e Atrações

#1 Quadrado de Trancoso

Foto via

O Quadrado de Trancoso é um dos principais cartões-postais da cidade. Trata-se de um gramado enorme, com lindas casinhas coloridas ao seu redor, e pertinho do mar.

É lá que fica também a igrejinha de São Francisco Batista, famosa entre casais de noivos e como um cenário para ótimas fotos.

Foto via

É lá que estão alguns dos melhores restaurantes e hotéis e do vilarejo, e também é lá que estão os preços mais altos, já que o Quadrado é a área mais valorizada de Trancoso.

#2 Praia dos Coqueiros e Praia dos Nativos

Famosas em Trancoso, essas são as praias mais movimentadas do vilarejo, tanto pela beleza, quanto pela facilidade de acesso.

Foto via

Essas praias oferecem uma ótima infraestrutura, com bares, quiosques e restaurantes, sendo que esse é o lugar ideal para passar o dia sem nenhuma pressa.

Ambas ficam bem próximas ao Quadrado de Trancoso, sendo uma ótima combinação para visitar.

Além disso, na Praia dos Nativos você terá a oportunidade de ver o encontro do rio com o mar formando uma paisagem incrível.

#3 Praia do Rio da Barra

Foto via

Saindo da Praia dos Nativos você consegue chegar lá através de uma caminhada você consegue chegar na praia que é uma das mais bonitas e isoladas de Trancoso.

A Praia do Rio da Barra é vizinha da Praia dos Nativos, e muitos visitantes optam por conhecer as duas praias em um único dia.

A faixa de areia é extensa e fininha, cercada por imponentes falésias e na maré baixa é possível aproveitar belas piscinas naturais e ainda admirar o Rio da Barra desaguando no mar.

Essa é uma praia ideal para quem quer sossego e tranquilidade, já que por não haver infraestrutura, não há muitos turistas por lá.

#4 Praia do Rio Verde

Essa é uma outra praia ideal para quem quer descansar e fugir dos turistas.

Foto via

Apesar de a Praia do Rio Verde estar perto de uma das mais movimentadas de Trancoso, a Praia dos Coqueiros, a praia do Rio Verde continua ainda muito tranquila e fora da mira da maioria dos visitantes.

Essa praia não está tão distante do quadrado e possui estacionamento e várias opções de restaurantes e quiosques nos arredores, ideal para quem quer sossego sem abrir mão do conforto e infraestrutura.

#5 Delicie-se com a culinária baiana

Que a culinária baiana faz sucesso, ninguém pode negar, e Trancoso é um ótimo destino para você aproveitar as delícias baianas.

Próximo ao Quadrado, existem diversas opções de restaurantes super charmosos e aconchegantes, além da opções também à beira-mar.

Por lá tem opções para todos os gostos e bolsos, mas próximos às praias os preços sobem, então se quiser economizar, pesquise bastante e tente comer nas áreas mais afastadas, que te darão uma experiência igual com menor preço.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U