A Ilha de Paquetá é um bairro do Rio de Janeiro que na verdade é uma ilha na Baía de Guanabara que te leva a uma outra atmosfera.
Conhecida como a Ilha dos Amores, a Pérola da Guanabara e Jardim dos Namorados, a Ilha de Paquetá é aquele lugar que parece que saiu de um filme de época e tem charme em cada cantinho.
É o lugar perfeito para quem busca tranquilidade, mas também muitas belezas naturais, em um ambiente que te faz viajar no tempo.
A Ilha de Paquetá foi descoberta antes mesmo da fundação da cidade do Rio de Janeiro, e que ao longo do tempo foi ficando cada vez mais popular entre os moradores do Rio de Janeiro, principalmente pelas visitas de D. João VI no início do século XIX e depois pelo romance A Moreninha, de Joaquim Manuel Macedo.
Hoje, a Ilha de Paquetá tem lugar especial no coração dos cariocas e de visitantes que vêm de todos os lugares do Brasil.
Por isso decidimos reunir mais informações sobre esse lugarzinho tão especial do Rio de Janeiro para que você aproveite o melhor quando estiver por lá.
Como Chegar a Ilha de Paquetá
Para chegar à Paquetá, é preciso pegar uma das barcas que saem diariamente da Praça XV no Rio de Janeiro. Na praça, a bilheteria fica bem no final em frente a uma banca de jornal.
O ticket da embarcação até a Ilha de Paquetá custa R$6,10 e a duração da viagem é de cerca de 1h e 10min e a barca é confortável e climatizada.
O que fazer na Ilha de Paquetá
A Ilha de Paquetá, apesar de pequena, possui vários atrativos que vale a pena conhecer. Vamos listar alguns aqui para conhecer em 1 dia de visita à Ilha.
#1 Praça Pintor Pedro Bruno
A Praça Pintor Pedro Bruno é a praça que fica na frente da estação de desembarque, e é inevitável não notar a praça.
Na praça, projetada pelo artista Pedro Bruno, há um bebedouro de pedra, vários banquinhos e colunas floridas que deixam o lugar ainda mais agradável.
#2 Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte
Se você é fã de turismo religioso e curte conhecer igrejas, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte é uma boa escolha na Ilha de Paquetá.
A igreja é um charme, com uma cúpula pontiaguda que chama a atenção de quem passa, e o melhor é que ela fica pertinho da área de desembarque, na Praia dos Tamoios. É um lugar muito charmoso da ilha e vale a pena conhecer.
#3 Caramanchão dos Tamoios
O Caramanchão dos Tamoios faz parte do projeto paisagístico de Pedro Bruno para a Ilha de Paquetá e se trata de uma estrutura construída em pedra e madeira em que flores se entrelaçam e tornam o lugar muito gostoso para passar um tempinho e fotografar.
Além disso, de lá você poderá ter uma vista muito bonita da Praia de Tamoios.
#4 Praia José Bonifácio
A Praia José Bonifácio é uma que vale fazer uma caminhada na orla e aproveitar um dos barzinhos da calçada.
Nessa praia, há também pedalinhos que divertem quem visita a praia, e é um bom programa para fazer na Praia de José Bonifácio.
#5 Parque Natural Municipal Darke de Mattos
Esse é, sem dúvidas, uma das áreas mais agradáveis de Paquetá e é uma parada imperdível na ilha.
O parque tem um área verde onde é possível descansar, fazer um piquenique e aproveitar a bela vista do Rio de Janeiro que se tem de lá. É possível avistar o Pão de Açúcar, o Maciço da Tijuca e até o Cristo Redentor.
E na parte mais alta do parque tem um mirante de onde é possível ter uma vista ainda mais bonita do Rio.
#6 Ponte da Saudade
A Ponte da Saudade é um píer que fica na Praia José Bonifácio. O píer é também um ótimo lugar para passar um tempo, sentar um pouco e apreciar a bela vista do Rio de Janeiro.
O que os moradores locais dizem é que o píer é é chamado de “ponte de saudade” porque um cidadão africano escravizado no Brasil sentava naquele píer todos os dias para chorar pela sua família.
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U