Os 7 Melhores Lugares para Curtir o Carnaval em Minas Gerais

Ah o carnaval de Minas Gerais! Tem para todos os gostos: desde aqueles mais culturais cheios de tradição, até aqueles mais agitados, com muita folia!

No Brasil, não faltam lugares para aproveitar o carnaval, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo e  Salvador estão entre os mais populares, mas saiba que Minas Gerais também não fica por baixo. 

Há várias cidades que promovem belas festas de carnaval, e por isso decidimos listar aqui as melhores cidades para curtir o carnaval em Minas Gerais. Confira:

 

Carnaval em Minas Gerais

#1 Diamantina

Para quem gosta de cidades históricas, Diamantina é um prato cheio! E apesar de incrível beleza, a cidade ainda permanece longe da mira de muitos turistas.

A cidade fica no Vale do Jequitinhonha e recebeu em 1999 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, devido às suas construções coloniais em ruas de pedra e ainda com luz de lampião.

No carnaval, a cidade ganha vida com suas festas de rua, e é um dos destinos para carnaval mais procurados em Minas Gerais.

As festas acontecem nas ruas de pedra que recebem vários bloquinhos, e além disso, os estudantes da cidade abre as portas de suas repúblicas e é como se fosse uma grande família.

E se você é fã de cachoeiras, em Diamantina há várias que você pode conhecer para renovar as energias!

Confira aqui essa e mais outras cidades históricas incríveis em Minas Gerais.

Diamantina | Foto via

 

#2 Belo Horizonte

O passado pacato de Belo Horizonte no carnaval mudou! Agora, a cidade é também uma das referências brasileiras quando o assunto é folia.

Em 2012 os bloquinhos de rua começaram a dominar a capital mineira e mesmo tímidos, no início, foram crescendo e agora já existem mais de 500 blocos oficiais que garantem a alegria do feriadão.

Ah! e por lá tem para todos os estilos. Tem blocos de axé, rock, sertanejo e até blocos temáticos, como do Star Wars.

A festa acontece praticamente toda na Avenida do Contorno, que cerca o centro da cidade, porém se você quiser ficar longe das multidões, há blocos de bairros também.

Belo Horizonte | Foto Flavio Tavares

 

#3 Ouro Preto

A cidade tem sua boa fama, mas o carnaval em Ouro Preto é ainda mais chamativo e super tradicional no estado.

Lá, a maioria dos bloquinhos é organizado pelas repúblicas de estudantes que agitam a festa. Os blocos mais famosos são o Bloco do Caixão, Cabrobó e Zé Pereira – são mais de 150 anos de tradição!

Em Ouro Preto também é muito comum a presença de artistas famosos no cenário nacional abrilhantando as festas da cidade. Falando de carnaval em Minas Gerais, essa cidadezinha nunca decepciona!

Veja aqui o que fazer em Ouro Preto.

Ouro Preto | Foto via

 

#4 São João del Rei

São João del Rei é aquela cidadezinha que vale a visita independentemente da época. Mas no carnaval, a cidade se enche de pessoas festejando o carnaval de rua.

São João del Rei foi fundada no final do século XVII e é uma importante cidade de Minas Gerais. A histórica cidade oferece uma viagem no tempo, através de seus casarios, igrejas, sinos, charretes e estilo de vida simples e sossegado.

No carnaval, as ruas do centro histórico se enchem de bloquinhos de rua, e na avenida principal acontece o desfile das escolas de samba. Vale muito a pena prestigiar!

São João del Rei | Foto via

 

#5 Catas Altas

Se você busca um carnaval mais tranquilo, com muita cultura e costumes locais, a festa de Catas Altas vai te agradar.

A folia acontece na praça principal da cidade, onde também acontece feirinha de artesanato, encontros gastronômicos, música ao vivo, máscaras e uma folia mais sossegada.

Ela fica próxima a outras cidades que possuem carnavais mais agitados, como Barão de Cocais e Santa Bárbara. É uma boa mesclar as cidades e ter uma experiência super rica.

Não deixe de visitar também o Complexo do Santuário do Caraça, lugar repleto de belezas naturais, rios, cachoeiras, poços e pequenos córregos em um lugar com mais de 11 mil hectares.

Catas Altas | Foto via

 

#6 Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí é uma cidade famosa por seu grande carnaval. A grande atração da festa por lá é o Bloco do Urso que possui espaço próprio, recebendo dezenas de milhares de pessoas todos os anos.

A festa acontece desde de 1999, e cada vez mais ganha mais reconhecimento e recebe grandes artistas, sendo uma das maiores festas de carnaval de Minas Gerais.

Santa Rita do Sapucaí | Foto via

 

#7 Tiradentes

Tiradentes fica bem do ladinho de São João del Rei, e assim como a vizinha, é uma cidade histórica que vale a pena conhecer em qualquer época do ano.

A festa por lá é ideal para família, sendo algo mais tranquilo e com muita cultura. O que anima o carnaval de Tiradentes são as marchinhas e bloquinhos de rua que tomam conta da cidade.

Além disso, a cidade possui diversos atrativos que vão te fazer querer extender a visita por mais uns dias.

Leia aqui nosso Guia de Tiradentes e saiba o que fazer por lá.

Tiradentes | Foto via

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.