Península de Maraú (BA): Dicas para a melhor experiência!

O litoral sul da Bahia reserva tesouros naturais como a Península de Maraú.

Com suas águas cristalinas e visual paradisíaco, a Península é daqueles lugares que vão te fazer querer ficar um poucos mais para aproveitar o contato com a natureza.

Piscinas naturais, coqueirais, faixas de areia e muito sol te esperam num lugar que ainda é pouco explorado pelos turistas brasileiros, e por lá você encontrará muita tranquilidade e dias de descanso.

Por isso fizemos aqui uma seleção com algumas dicas da Península de Maraú para que você viva a melhor experiência possível nesse pedacinho da Bahia.

Foto via

#1 Como Chegar à Península de Maraú

Grande parte da tranquilidade que você encontra na Península de Maraú, mesmo em alta temporada, é devido a dificuldade de acesso à região.

Ela fica numa região da Bahia chamada de Costa do Dendê, distante 270 km de Salvador e 66 km de Itacaré.

Independente de como e de onde você está partindo, será necessário chegar à Camamu e depois a Barra Grande. Sendo que o mais recomendável é fazer o trajeto de Camamu a Barra Grande de barco.

Saindo de Salvador

A melhor opção é pegar o ferry-boat desde Salvador até Bom Despacho, na ilha de Itaparica, e depois seguir pela BA-001 para Camamu.

De Camamu há 2 opções: 1) contornar a Baía de Camamu continuando pela BA-001 e BR-030 (estrada de terra em condições precárias); ou 2) deixar o carro em um estacionamento privado em Camamu e pegar um barco para Barra Grande num trajeto que dura até 1 hora e meia.

A principal base de hospedagem para quem vai a Península de Maraú é a cidade de Barra Grande.

De Barra Grande saem os passeios diariamente para a península que podem ser contratados no local.

#2 Quantos dias ficar

Como a Península de Maraú não é um destino muito extenso, em poucos dias você consegue conhecer todas as praias.

Cerca de 1 semana é suficiente para conhecer todas as praias e ainda aproveitar para voltar nas atrações que você mais gostou.

Agora, o difícil vai ser querer voltar para casa depois de dias de sossego nesse pedacinho de paraíso.

O que fazer

Ideal para quem busca tranquilidade e descanso, na Península de Maraú o sossego e o contato com a natureza estão garantidos.

Lá você poderá aproveitar banhos relaxantes em suas piscinas naturais, fins de tarde regados a um pôr do sol inesquecível e um mar revigorante.

#3 Conheça todas as praias da Península

Como dissemos, por ser um local não muito extenso, em poucos dias você consegue visitar todas as praias da região.

Foto via

São pouco mais de 10 praias e ilhas na região, muitas vezes em áreas sem nenhum sinal de civilização, que podem ser aproveitadas com muita tranquilidade.

Não deixe também de conversar com os locais e explorar aquelas praias que pouca gente conhece.

A boa notícia é que mesmo nas áreas mais isoladas, sempre há um quiosque que vende bebidas, petiscos e lanchinhos aos visitantes.

#4 Aproveite a Praia Taipu de Fora

A Praia Taipu de Fora e uma das mais conhecidas e que mais atraem visitantes. Justamente porque lá que estão as piscinas naturais com águas cristalinas e belas faixas de areia.

Lá você poderá fazer observação com snorkel, já que a água é cristalina e há vários peixes coloridos e muitos corais para observar.

Foto via

É importante também ficar atento às marés, já que a grande atração do local são as piscinas naturais.

O melhor visual e experiência acontece na maré baixa e de forma mais especial nas luas novas e cheia, quando a variação de maré é maior.

#5 Conheça a Ponta do Mutá

Quando estiver em Itaipu de Fora você estará a 6 km de distância de uma das praias mais lindas da região, a Ponta do Mutá.

Depois de curtir as piscinas naturais em Itaipu você poderá fazer uma caminhada até a Ponta do Mutá passando por praias praticamente desertas e visuais paradisíacos.

No caminho, você passará pela Praia do Bombaça e também pela Praia de Três Coqueiros que também valem a pena parar um pouco e dar um mergulho.

Em Ponta do Mutá você terá a oportunidade de desfrutar de um dos mais lindos pores do sol do Brasil.

O visual do pôr do sol lá é imperdível e com certeza você vai querer repetir a dose mais vezes durante o período que estiver em Maraú.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post