Praia de Grumari: conheça uma das melhores praias do RJ!

A praia de Grumari é um dos tesouros do Rio de Janeiro, um estado privilegiado com algumas das praias mais bonitas do Brasil, e isso não é novidade.

E na cidade maravilhosa, o litoral é um prato cheio para todos os gostos e estilos de viajantes, desde a praia mais agitada, até a praia mais deserta e sossegada.

A praia de Grumari é daquele tipo de praia que conquista a qualquer um. É uma enorme faixa de areia, que é um verdadeiro pedaço de paraíso na terra.

Por isso reunimos mais informações sobre a Praia do Grumari, como chegar, o que tem por lá e mais. Além disso, te apresentaremos praias próximas para você aproveitar a viagem e visitar.

 

Como chegar a Praia de Grumari

A praia de Grumari fica na zona oeste do Rio de Janeiro, a cerca de 40 km de distância de Copacabana, o que dá mais ou menos 1 hora de carro.

O lugar é considerado afastado, principalmente se você estiver hospedado na região central do Rio, porém vale muito a pena tirar um ou dois dias para conhecer a área e as praias de lá.

E ainda mais se você estiver hospedado na Barra da Tijuca, visitar a praia de Grumari é um passeio obrigatório!

 

A Praia de Grumari

Praia de Grumari | Foto via

A praia é localizada dentro de uma reserva ambiental e a natureza por lá é exuberante e preservada, ideal para quem quer estar em contato com a belíssima paisagem do lugar e curtir um dia de sossego.

Grumari é cercada por costões e morros com vegetação de restinga, e a faixa de areia é grande, com cerca de 2,5 km de extensão.

O ambiente é rústico e é considerada uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro, e para quem gosta de tirar fotos, prepare a câmera, pois o lugar é incrível.

Em relação a infraestrutura, em todas as praias dessa área existe uma infraestrutura básica para os banhistas. Você poderá contar com quiosques, barraquinhas de comida e bebida, cadeiras e sombreiros para alugar e latas de lixo.

Além disso, a praia é muito propícia para a prática de surf, e muitos atletas procuram o local para aproveitar as ondas.

Mas a notícia boa é que perto da areia o mar é raso e mais calmo, ideal para relaxar e aproveitar um bom banho de mar.

No canto esquerdo da praia ficam as pedras que a separam da Praia de Abricó.

 

A Praia de Abricó RJ

Praia de Abricó | Foto via

Essa é uma praia imperdível se você curte naturismo. A praia de Abricó é a única área urbana do Rio onde o nudismo é permitido por lei (consulte a lei aqui).

A Abricó possui uma extensão de cerca de 250 metros, possui um visual incrível e é super preservada.

Nessa praia não há infraestrutura de quiosques e aluguel de cadeiras, e em relação a alimentação, o restaurante mais próximo fica na praia de Grumari no canto da praia.

 

A Praia do Secreto

A Praia do Secreto é um paraíso escondido próximo a praia de Grumari, descoberta pelos visitantes da área, o que faz dela não tão secreta assim.

Apesar de pequena, com cerca de 12 metros, a Praia do Secreto é uma piscina natural de beleza incrível, mas por não ser extensa, não é muito agradável visitar no fim de semana, pois fica lotada.

Além disso, tenha muita atenção em relação ao seu lixo, pois o local é lindo, mas extremamente frágil e carente de conservação ambiental.

Praia do Secreto | Foto via

Como chegar na Praia do Secreto – RJ

Para chegar lá, você pode estacionar no Mirante do Caeté, e pegar a trilha que fica na avenida do Estado da Guanabara, que fica depois da praia da Macumba.

De lá são cerca de 5 minutos até a praia. Mas não é tão simples assim. Há um paredão rochoso de cerca de 15 metros que você precisará descer (que fica bem quente por sinal) – por isso vá de tênis e tenha cuidado.

Como dissemos, nos fins de semana o lugar fica lotado, e o visual não fica tão bonito assim. Por isso, prefira ir cedo e em algum dia da semana.

Aproveite para conhecer também a Barra de Guaratiba. A Barra de Guaratiba é um bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, perfeito para quem ama estar em contato com a natureza, praia e trilhas e curte uma aventura.

Leia aqui sobre o que fazer na Barra de Guaratiba e quais são as melhores praias para conferir na área.

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.