Praia do Campeche: Dicas imperdíveis para conhecer o melhor do local!

Se você ainda não conhece a Praia do Campeche, depois de ler esse post ficará com vontade de arrumar as malas e partir para esse lugar na sua próxima folga.

Localizada no sul da Ilha de Florianópolis, a praia é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina e também do Brasil.

Essa é uma praia que você precisa conhecer quando for à Santa Catarina e foi pensando nisso que selecionamos dicas imperdíveis que vão te ajudar a conhecer o melhor da Praia do Campeche.

#1 Como Chegar na Praia do Campeche

Campeche fica localizada no sul da ilha de Florianópolis, e chegar lá é simples, pois o caminho é bem sinalizado.

A praia inicia perto da Lagoinha Pequena, no limite sul da Praia da Joaquina e finaliza no extremo sul no norte do Morro das Pedras. E o melhor é que você pode passear livremente entre as 3 praias, já que não existem limites geográficos entre elas.

Saindo do centro de Floripa, o acesso é pelo túnel Antonieta Barros seguindo pela Via Expressa Sul e depois acessar a Rodovia SC-405 que dá acesso ao sul de Floripa.

E devido ao acesso ser simples e bem sinalizado, a praia costuma receber bastante visitantes, principalmente durante a alta temporada. Por isso, vá cedinho e garanta um bom lugar na areia.

#2 Conheça a Ilha do Campeche

Foto via

A Ilha do Campeche é um pedaço de paraíso que fica a cerca de 1,5 km da Praia do Campeche.

A Ilha enche os olhos com o verde de sua vegetação, areia branquinha e águas cristalinas que formam um visual único e muito especial.

Na Ilha do Campeche você terá a oportunidade de conhecer sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas de mais de 4.500 anos.

E para quem é fã de mergulho, não deixe de levar o seu snorkel e curtir um visual incrível. Há também a possibilidade de fazer um passeio guiado pelas trilhas subaquáticas e ver várias espécies diferentes de peixes e animais marinhos.

Para chegar lá é preciso fazer um passeio de barco ou escunas que saem da Praia da Armação, Barra da Lagoa e do Campeche. O trajeto dura cerca de 1 hora, então é importante se planejar e ir cedinho.

#3 Se for em agosto ou outubro, não tire o olho do mar!

A praia do Campeche é um dos pontos mais certeiros para avistar um dos animais marinhos mais impressionantes: as baleias.

Entre os meses de julho a novembro, principalmente entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro, as baleias-francas costumam visitar o litoral sul catarinense e permanecem vários dias nas enseadas.

As baleias deixam as águas geladas da Patagônia e fazem das águas que banham o litoral sul brasileiro um berçário, onde dão a luz e amamentam seus filhotes nas águas mais quentinhas e acolhedoras do nosso litoral.

Foto via

#4 Não deixe de conhecer o Riozinho Campeche

O Riozinho Campeche se tornou o point da galera na praia! Trata-se de um trecho da praia onde o Rio Noca deságua.

Em seus arredores há uma infraestrutura super completa, vários restaurantes, quadra para a prática de esportes e muita gente reunida.

Para quem gosta de agitação, de praticar esportes e se divertir, esse trecho da praia é o mais indicado.

Durante o verão é comum também realizarem campeonatos de surf e também de outros esportes náuticos, então os visitantes que curtem esse esporte podem aproveitar para assistir aos campeonatos.

Na área também é comum fazerem festivais e também shows, então confira a programação da praia quando estiver por lá.

#5 Quando ir a Campeche

O visual é incrível o ano inteiro, mas o clima muda bastante.

Por ficar em Santa Catarina, no sul do Brasil, o inverno pode dar uma castigada e a temperatura cai, fazendo com que a praia não fique tão convidativa para banho.

Já no verão, pode ter certeza que além do belo cenário você terá temperaturas agradáveis para um bom banho de mar. 

Porém, verão é alta temporada, e pegar um lugar vai ser concorrido. Prefira ir nos meses de novembro, e início de dezembro, ou no fim de fevereiro, início de março.

Agora se você quer mesmo ver as baleias-francas, terá que enfrentar o friozinho.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.