Rio de Janeiro: 6 Cidades Tranquilas para fugir do Carnaval

O Rio de Janeiro é um dos lugares mais procurados no carnaval e a cidade fica lotada de gente de todos os lugares do mundo.

Porém às vezes você não gosta, ou não está no clima para escolas de samba, bloquinhos, confetes, paetês e toda a badalação do carnaval.

Além disso, o feriado de carnaval é uma ótima oportunidade para descansar e espairecer um pouco.

Mas para os cariocas não é muito fácil fugir da badalação e descansar. Por isso fizemos uma seleção de 6 lugares no Rio de Janeiro mesmo, onde é possível descansar mesmo na época do carnaval.

#1 Barra Mansa, Rio de Janeiro

No sul do estado do Rio de Janeiro fica a cidade de Barra Mansa que tem diversos atrativos principalmente para quem ama natureza.

Se você quiser escapar um pouco nos dias de carnaval aproveite para conhecer a cidade e aprender também sobre a cultura do Rio de Janeiro.

Não deixe de visitar a Fazenda da Posse, que hoje funciona como um centro cultural que oferece cursos e exposições artísticas.

Foto via

Além disso, visite a Floresta da Cicuta, uma área verde destinada a preservação da fauna e flora, conservação de mananciais, recreação e estudos científicos.

A cidade fica a cerca de 150 quilômetros da capital carioca e o acesso é via BR-493 e BR-116.

#2 Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Visconde de Mauá é uma região repleta de rios, cachoeiras, montanhas e muito verde. Para os amantes de natureza e ecoturismo.

O clima tranquilo da cidade vai até te fazer esquecer que você está no Rio e no carnaval!

Quando estiver em Visconde de Mauá, não deixe de conhecer o Parque Estadual da Pedra Selada, fazer a trilha do Vale do Alcantilado, conhecer a Igreja de São Sebastião.

Além disso, não perca a oportunidade de dar um  belo mergulho nas cachoeiras do Escorrega, Véu de Noiva e Santa Clara.

Foto via

Visconde de Mauá fica a cerca de 200 quilômetros da capital carioca e o acesso é pela Rodovia Presidente Dutra e BR-116.

#3 Parque Nacional de Itatiaia, Rio de Janeiro

O Parque Nacional de Itatiaia é a reserva ambiental mais antiga do Brasil e fica a cerca de 180 quilômetros do Rio de Janeiro.

O parque é enorme! São cerca de 28 mil hectares repletos de trilhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego.

Cachoeira Véu de Noiva (Foto via)

Quando estiver por lá, não deixe de conhecer o pico das Agulhas Negras, que é o cartão-postal da cidade. Conheça também o Lago Azul, o Mirante do Adeus, o Poço das Esmeraldas e o Poço do Céu.

O trajeto dura cerca de 2 horas e meia e o acesso é feito pela Rodovia Presidente Dutra e BR-116.

#4 Petrópolis, Rio de Janeiro

Petrópolis é uma das cidades do Rio que vale a pena ser conhecida em qualquer época do ano.Por isso, para quem curte um turismo mais urbano e histórico e quer descansar, Petrópolis é o destino ideal.

Foto via

Não deixe de conhecer as atrações culturais e históricas, como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Catedral  de São Pedro de Alcântara e o Museu de Santos Dumont.

Além dessas atrações incríveis, a cidade é um ótimo polo gastronômico com muitas delícias para você degustar.

Petrópolis é uma ótima cidade para fazer compras também, então aproveite a oportunidade.

A cidade fica a 67 quilômetros do Rio de Janeiro e o acessível via Br-040.

#5 Teresópolis, RJ

Teresópolis é localizada na região serrana do Rio de Janeiro. Ela é a cidade mais alta, mas fria e também uma das cidades preferidas dos cariocas.

Essa cidade abriga dois importantes parques, o parque Nacional da Serra dos órgãos do Parque Estadual dos Três Picos.

Foto via

Em Teresópolis você poderá aproveitar diversas trilhas, cachoeiras e praticar esportes de aventura.

Além disso, não deixe de conhecer o Castelo Medieval Montebello e a Feira de Artesanato de Teresópolis.

A cidade fica a cerca de 96 quilômetros de distância da capital carioca e o trajeto dura em média 1 hora e meia.

#6 Lumiar, RJ

Uma cidadezinha pequena, aconchegante e intimista é Lumiar.

Esse é um pequeno vilarejo da região serrana do Rio de Janeiro e faz parte da Reserva Florestal de Macaé de Cima em Nova Friburgo.

Lumiar está inserida em um fragmento de Mata Atlântica de cerca de 7 mil hectares com rios, cachoeiras, árvores, floresta e fauna riquíssima.

Quando estiver em Lumiar não deixe de conhecer a Cachoeira São José, a cachoeira Coronel e o Encontro dos Rios.

O vilarejo fica a cerca de 170 quilômetros da capital e o acesso é feito pela BR-101.

Além dessas cidades, a Ilha de Paquetá é uma alternativa ainda mais viável se você quer um lugar mais tranquilo sem sair da capital.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.