Saiba como é o Carnaval em Veneza

Carnaval em Veneza | Foto via TripAdvisor

Os costumes carnavalescos que vemos no Brasil são bem diferentes dos vistos no resto do mundo. Quando se fala em Veneza então… os carnaval é uma festa peculiar, mítica e encantadora.

O carnaval no Brasil é uma mobilização popular que reúne multidões nas ruas, com muita música e folia, sem falar nas grandes escolas de samba que que dão um show a parte nos sambódromos, com todas as alegorias e fantasias que todos os anos abordam diferentes enredos.

Em Veneza, o carnaval é uma incrível celebração mítica, que dura 10 dias e atrai milhares de visitantes todos os anos. A festa lá é promovida pela elite financeira e cultural e é um verdadeiro espetáculo onde os foliões se mascaram e relembram a antiga nobreza italiana.

O costume surgiu em meados do século XVI, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então o uso das máscaras é o elemento mais importante deste carnaval. Em certo momento, o uso de máscaras se tornou tão habitual que o Estado teve que sancionar uma lei para regulamentar o uso de máscaras, pois os ladrões estavam se disfarçando e aproveitando a situação para roubar as pessoas sem serem reconhecidos.

O curioso é que tinham até mascaras específicas para mulheres. A “Moretta” máscara exclusivamente feminina, foi uma das mais famosas. A máscara tinha que ser presa no dentes da frente para que não caísse e revelasse a identidade das moças no baile, só que elas não conseguiam falar e ficavam a festa toda em silêncio, o que era muito apreciado pelos homens da época.

Na século XIX, este carnaval tão esperado por milhares de fãs e tão criticado por outros, quase foi extinto do cenário europeu veneziano. Mas na década de 80 ele tem sido cada vez mais estimulado pelo governo. As pessoas tem a liberdade de se transformar em personagens da antiga nobreza européia e curtir bastante a festa. É incrível a beleza e a criatividade das fantasias encontradas por lá.

Atualmente, durante as noites carnavalescas de Veneza realizam-se bailes em grandes salões de festa e as companhias conhecidas como “Compagnie Della Calza” realizam desfiles pelas ruas da cidade. Entre as companhias mais conhecidas estão “Os Antigos” e “Os Ardentes”. O melhor lugar para curtir e apreciar as fantasias é a Praça de São Marcos, que é invadida por turistas e pelos mascarados que dão um show todos os anos.

Pronto pra curtir seu próximo carnaval à moda veneziana?

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayara Rebello:
Related Post