Salvador: O Que Fazer em 1 Dia na Capital Baiana

Salvador é uma capital repleta de história e cultura, e sem dúvidas é uma cidade obrigatória para conhecer no Brasil.

Por Salvador há muita influência africana, européia e indígenas que são percebidas na música, na culinária,na religião e em cada detalhe. 

Com certeza, Salvador é uma das cidades que mais representam o nosso país, mas nem sempre há muito tempo disponível para conhecer a cidade. Mas mesmo com pouco tempo, ou se você estiver indo para outra cidade da Bahia, não deixe de reservar pelo menos 1 dia para conhecer Salvador.

Por isso, pensamos em um roteiro de 1 dia na capital baiana para que você possa sentir pelo menos o gostinho do dendê baiano.

A ideia do nosso roteiro é que você conheça um pouco de cada face de Salvador, por isso dividimos as atrações em manhã, tarde e noite com um pouco de cada coisa.

Leia também nosso artigo com 5 motivos para conhecer Salvador.

Manhã

Reserve amanhã para conhecer um pouco das belezas naturais de Salvador. Não é novidade que as praias de Salvador estão entre as mais bonitas do Brasil, e quando estiver pela cidade você precisa conhecer pelo menos uma delas.

A praia que recomendamos é a Praia do Porto da Barra. Ela já foi classificada como a 3ª melhor praia do mundo e é um dos principais cartões postais de Salvador.

Com águas esverdeadas e areias douradas, ela é bastante frequentada principalmente nos fins de semana. Então se quiser pegar um bom lugar, comece o dia cedo.

São 600 metros de praia distribuída entre Forte de São Diogo e o Forte de Santa Maria, por isso não foi por acaso que escolhemos essa praia.

Não deixe de visitar os fortes e conhecer mais um pouco da história de Salvador. O Forte de Santa Maria foi erguido a partir de 1614 e teve importante papel militar ao longo da história da Bahia e também em âmbito nacional.

O Forte de São Diogo é ainda mais antigo, construído em 1609, e junto com o Forte de Santa Maria tinham a função de proteger o acesso ao sul da cidade de Salvador.

Forte de Santa Maria visto do Forte São Diogo (Foto via)

De lá é possível ter uma bela visão da Baía de Todos os Santos.

Tarde

Já pela tarde, você poderá caminhar pelo belíssimo centro histórico de Salvador e se aventurar pelo passado do Brasil.

Comece o passeio pelo Elevador Lacerda. Ele é o primeiro elevador urbano do mundo, construído em 1873, e quando foi inaugurado era também o mais alto do mundo. O elevador funciona até hoje ligando a cidade alta com a cidade baixa.

Foto via

Abaixo dele fica o Mercado Modelo de Salvador. No Mercado Modelo é possível encontrar diferentes tipos de artesanato da Bahia, lembranças e produtos da cozinha local. 

Aproveite para almoçar em um dos restaurantes no mercado ou nas barraquinhas de acarajé.

De lá você pode partir para conhecer a parte principal do centro histórico de Salvador: o Pelourinho.

O Pelourinho conserva mais de 800 casarões históricos do período colonial, além das dezenas de igrejas, palácios e praças.

O mais interessante no pelourinho é caminhar despretensiosamente e apreciar a arquitetura e cultura local. 

Nas últimas décadas, o Pelourinho se tornou símbolo de cultura pública onde o estado da Bahia apoia a conservação de símbolos, manifestações e eventos que representam a cultura baiana.

Encerre sua tarde com o pôr do sol na Praça Terreiro de Jesus. Próximo ao monumento da Cruz Caída é possível ter uma visão incrível do entardecer na Baía de Todos os Santos.

Foto via

Noite

A noite fica por conta de um dos bairros mais boêmios e visitados de Salvador: o Rio Vermelho.

O Rio Vermelho fica localizado na orla marítima de Salvador, e fica entre os bairros de Ondina e Amaralina. Por lá também ficam algumas das pousadas e hoteis mais luxuosos de Salvador.

Por lá é possível encontrar diversos bares e restaurantes que servem o melhor da culinária brasileira e baiana.

Lá também fica a Praça do Caramuru que é o novo point noturno de Salvador. A praça abriga 11 restaurantes, e alguns dos estabelecimentos lá funcionam 24 horas e aos fins de semana oferecem música ao vivo e apresentações culturais.

Há também o Largo da Mariquita, repleto de bares, tapiocarias, acarajé e outras delicias baianas.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.