São Luís do Maranhão: O que fazer em um fim de semana

São Luís é uma cidade muito cultural, cheia de história e com bastante coisa para conhecer, mas muita gente vai à São Luís, principalmente se você está indo visitar os Lençóis Maranhenses.

Com um centro histórico enorme e super interessante, e também próximo à outras cidadezinhas charmosas, os seus poucos dias em São Luís podem render uma viagem incrível.

Pensando nisso, montamos um roteiro para 2 dias em São Luís, onde você poderá conhecer as principais atrações da cidade, mesmo com pouco tempo.

Um pouco da história de São Luís

São Luís é a única capital do Brasil fundada por franceses. Ela foi tomada pelos franceses e fundada em 1612 e depois invadida por holandeses e por fim colonizada por portugueses.

Por isso, São Luís teve sua história influenciada por diferentes povos europeus. Influência essa que fica ainda mais nítida em sua arquitetura tão ímpar.

Em 1997 foi concedido à São Luís o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, justamente por conta do seu conjunto arquitetônico composto por mais de mil casarões com até 400 anos de história. São Luís abriga o maior acervo arquitetônico com influências européias na América Latina.

O que fazer em um fim de semana em São Luís

Dia 1 em São Luís – Sábado 

A pedida para o sábado é fazer o passeio para Alcântara, que é uma cidadezinha pitoresca que fica pertinho de São Luís.

O acesso a Alcântara é feito de barco, em uma viagem que dura pouco mais de 1 hora em alto mar.

Por lá você encontrará um casario histórico bem conservado e se deparará com uma cidadezinha que parece que parou na época colonial.

Não deixe de conhecer a Igreja de São Matias, do século XVII, o pelourinho e o Museu Histórico de Alcântara.

A Rua da Amargura é também um ponto que vale conhecer, por conta das ruínas e das histórias contadas sobre o local. No fim da Rua da Amargura ficam as ruínas do Palácio do Negro, local onde negros escravizados eram comercializados.

Há também a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, onde é possível conhecer ainda mais a nossa herança africana no Brasil.

O passeio bate-volta em Alcântara é com certeza um lugar que não pode ficar de fora de seu roteiro em São Luís.

(confira mais dicas de Alcântara no blog Matraqueando)

Foto via

Dia 2 – Domingo

Feirinha de São Luís

Domingo é dia da Feirinha de São Luís! E esse é um programa imperdível para você conhecer o centro histórico, a comida, a música e o artesanato de São Luís.

A feirinha acontece nos arredores do Palácio dos Leões no centro histórico até mais ou menos 3 horas da tarde. 

Por lá você encontrará barraquinhas com comidas típicas do maranhão, a um excelente preço e com pratos bem servidos.

Prato de comida típica maranhense (Foto por Nay Pereira)

Há inúmeras barraquinhas de artesanato, onde você poderá conhecer um pouco mais do lado artístico e também cultural de São Luís.

Roda de Capoeira na Feirinha de São Luís (Foto por Cam Roda)

A partir das 12 horas começa a música, e as coisas por lá ficam ainda mais animadas! Eles montam um palco, onde vários artistas locais vão se apresentar e garantem a diversão do público.

Barraquinha de Frutas na Feirinha de São Luís (Foto por Cam Roda)

Caminhe pelo Centro Histórico 

O Centro Histórico de São Luís é uma verdadeira viagem no tempo e apesar de muitos prédio estarem abandonados e precisarem de reforma, há muita beleza por lá.

Então, não se limite à feirinha e caminhe bastante pelas ruazinhas de pedra, ladeiras e escadarias do centro histórico. E preste atenção nos detalhes pois há muita beleza escondida nessas construções.

Rua do centro histórico de São Luís (Foto por Cam Roda)

Pôr do Sol na praia de Calhau

As praias de são Luís não são próprias para banho, mas vale a pena caminhar por lá e curtir um pouco do visual e da orla. Então depois de sair da feirinha, tente pegar o pôr do sol na Praia de Calhau e comer algo nos restaurantes da orla.

Onde se Hospedar

A nossa recomendação de hospedagem em São Luís é o Tanan Hostel, que vai te oferecer muita praticidade e conforto.

O Tanan fica super bem localizado em São Luís, em uma área segura e que fica a cerca de 10 minutos de carro até o centro histórico.

Entrada do Tanan Hostel (Foto por Cam Roda)

O Hostel tem quartos privativos e compartilhados, o café da manhã é cortesia e o espaço é super confortável e bem decorado.

No Tanan também fica a Taguatur Turismo, onde você poderá contratar passeios pelo Maranhão, inclusive contratar um transfer para Barreirinhas, a cidade base para conhecer os Lençóis. 

Redário no Tanan Hostel (Foto por Cam Roda)

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U