São Paulo: 5 refúgios naturais para fugir da correria

Pensar em São Paulo muitas vezes é sinônimo de agitação, trânsito caótico e vida corrida, mas pertinho da capital há vários destinos para aproveitar a natureza e fugir da correria.

No estado existem diversas áreas de proteção ambiental, belas praias e cachoeiras, trilhas no meio da mata, e uma atmosfera totalmente diferente da urbanizada São Paulo.

Pensando nisso, selecionamos 5 áreas protegidas em São Paulo que você precisa visitar quando estiver querendo relaxar e se conectar com a natureza.

#1 Parque Nacional da Serra da Bocaina, 280 km de São Paulo

Foto via

O Parque Nacional da Serra do Bocaina é compreende uma área de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados e fica na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

Devido a suas dimensões e variação de altitude dentro do parque, ele é um dos mais diversos de São Paulo e tem inúmeros atrativos naturais como praias, montanhas, piscinas naturais rios, picos e mirantes e uma flora e fauna típicas da Mata Atlântica.

Além disso, o parque conta com atrativos históricos e culturais, como as antigas trilhas do ouro e remanescentes da época dos tropeiros.

Para quem curte montanhismo e cachoeiras, a Cachoeira de Santo Izidro tem 70 metros de queda e é um destaque no parque.

Já a Pedra da Marcela, a 1.840 metros de altitude é o considerado o mirante que tem a melhor vista da região. O acesso à Pedra da Marcela é feita pela cidade de Cunha, apesar de ela ficar já em Paraty-RJ.

A principal porta de entrada para o parque é a cidade de São José do Barreiro a aproximadamente 280 km de São Paulo.

#2  Parque Estadual da Ilha do Cardoso, 260 km de São Paulo

Praia Folinhos (foto via)

Próximos a outras áreas muito procuradas como Ilhabela e Ubatuba fica o Parque da Ilha do Cardoso, no extremo sul do litoral de São Paulo, na cidade de Cananeia.

O parque que se estende por mais de 13 mil hectares onde os visitantes têm a oportunidade de estar em meio a diversidade da Mata Atlântica que se mostra ao longo de Costões rochosos, praias, restingas, mangues, rios, cachoeiras e montanhas cobertas de florestas.

O parque também é refúgio para animais ameaçados de extinção, como os macacos bugio e monocarvoeiro, a lontra, o papagaio-de-cara-roxa, o veado-mateiro, o jacaré-de-papo-amarelo e outros.

Uma das principais atrações do parque é pela noite, quando os visitantes têm a oportunidade de fazer passeios de focagem noturna de jacarés.

Se você curte trekking, não deixe de fazer a trilha da Cachoeira do Ipanema (22 km ida e volta).

#3 Parque Estadual Campos do Jordão, 200 km de São Paulo

Foto via

A famosa Campos do Jordão, muito frequentada durante o inverno e muito querida entre os paulistas e viajantes de outros lugares do Brasil, é também um lugar ideal para “desconectar” e se conectar com a natureza.

O Parque Estadual Campos do Jordão, conhecido na cidade como Horto Florestal, tem 8 mil hectares repletos de araucárias e belas aves.

No parque há mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

Além disso, na área do parque há trilhas que levam a belas cachoeiras em meio aos belos cenários da Serra da Mantiqueira.

#4  Parque Estadual Turístico do Altor Ribeira, 340 km de São Paulo

O  Parque Estadual Turístico do Altor Ribeira é considerada uma das áreas protegidas mais importantes do mundo.

É neste parque que está a parcela de Mata Atlântica preservada e é classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Nos limites do parque há mais de 300 cavernas, sendo que 12 delas são abertas a visitação, além de belas áreas de montanhas, rios e cachoeiras.

Foto via

A grande atração do parque são as cavernas, sendo que algumas são de fácil acesso e vale muito a pena a aventura.

Não deixe também de conhecer a Cachoeira do Meu Deus, com sua queda imponente em meio a mata preservada do parque.

#5 Parque Estadual de Ilhabela, 209 km de São Paulo

O Parque Estadual de Ilhabela é um parque-arquipélago com uma área de 270 km quadrados englobando 12 ilhas, 2 ilhotes e 2 lajes.

Praias exuberantes, vales cobertos de Mata Atlântica, picos e montanhas que chegam a 1300 metros de altitude são alguns dos belos atrativos do Parque Estadual de Ilhabela.

O Parque é repleto de cachoeiras, são mais de 250 catalogadas e sem falar das belas praias de Ilhabela.

São diversas trilhas com níveis de dificuldade variados que levam a paisagens incríveis, sem falar das praias, algumas praticamente desertas, como Castelhanos, Bonete e Fome.

Praia dos Castelhanos (Foto via)

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post