Top 10! Melhores Praias do Sudeste Brasileiro + Bônus

O sudeste é um dos destinos mais diversos do Brasil, e quando se trata de praia, o assunto fica mais sério, pois a região é repleta de belíssimos lugares para conhecer.

Seja aquela praia deserta e tranquila, ou uma praia badalada que bomba nas redes sociais, a região sudeste do Brasil é privilegiada com algumas das melhores prais do Brasil.

Apesar de ser muito difícil escolher, nos propomos a criar o top 10 das melhores praias do sudeste do Brasil, para que quando você precisar curtir um visual paradisíaco na região, possa acessar o melhor que o sudeste tem para oferecer.

#1 Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Nós, aqui do Casal Nômade somos fãs de carteirinha de todas as praias de Arraial do Cabo. Essa cidade parece que foi perfeitamente projetada para impressionar com suas praias.

Mas tem uma área que merece destaque: as prainhas do Pontal do Atalaia. Essas são aqueles tipos de praia que você se deslumbra do começo ao fim e simplesmente não quer ir mais embora. E você com certeza já viu a famosa escadaria dessa praia em seu feed no instagram.

Na área são duas praias separadas por uma pedra, mas que na maré baixa aparece somente uma grande praia. É um lugar que você não pode perder na cidade!

Leia também o nosso post com as melhores praias de Arraial do Cabo.

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo | Foto via

#2 Praias da Ilha de Couves, Ubatuba, São Paulo

Considerado um dos passeios mais paradisíacos de Ubatuba, a Ilha das Couves fica pertinho da vila de Picinguaba e a visita é imperdível.

A Ilha das Couves conta com 60 hectares, onde é possível aproveitar bastante em uma das prainhas.

Praia Menor, também chamada de Praia da Terra, é a faixa de areia usada para desembarque das pessoas, pois tem um mar calminho que ajuda. A Praia Maior, também chamada de Praia de Fora, possui cerca de 250 metros de extensão.

As praias são interligadas por uma trilha pequena, feita em 5 minutos em meio a uma natureza deslumbrante.

Leia também: melhores praias de Ubatuba e cachoeiras para conhecer na cidade.

Ilha das Couves, Ubatuba | Foto via

#3 Praia de Castelhanos, Ilhabela, São Paulo

Castelhanos é uma das praias mais paradisíacas de São Paulo fica no município de Ilhabela!

Essa é aquela praia que agrada todo mundo. De um lado você pode descansar com tranquilidade e muito contato com a natureza, e de outro as ondas são mais fortes e o público do surf comparece.

Para chegar lá você pode fazer trilha ou mesmo com veículo tracionado nas 4 rodas. É uma aventura perfeitamente recompensada!

Continue lendo mais um pouco do paraíso chamado Ilhabela.

Mirante do Coração com vista para a Praia de Castelhanos, Ilhabela | Foto via

#4 Praia da Ilha de Cataguases, Angra dos Reis, Rio de Janeiro

A Ilha de Cataguases parece aqueles cenários de filme! A praia tem uma água cristalina e esverdeada, que te farão se apaixonar ainda mais por Angra dos Reis.

Também conhecida como Ilha de Cataguás, ela é a ilha mais próxima do continente e fica próximo a Ilha do Peregrino que também é outra que vale a pena conhecer.

Além disso, a Ilha de Cataguases é a praia ideal para quem quer praticar mergulho e flutuação, sendo super recomendada para a prática, já que as águas são cristalinas e dá para ver vários peixinhos nadando no mar.

A Ilha é pequenininha, mas são tantas belezas que é difícil acreditar que é possível dar uma volta completa na Ilha em 15 minutos.

Confira aqui as melhores praias de Angra dos Reis.

Ilha de Cataguases, Angra dos Reis | Foto via

#5 Praia dos Padres, Guarapari, Espírito Santo

Com uma paisagem exuberante, o acesso à praia dos Padres é feita a partir da Enseada Azul, onde ali os visitantes tomam uma trilha até a praia.

A Praia dos Padres fica a cerca de 8 km do centro de Guarapari, e é considerada uma das mais bonitas do estado, principalmente por conta de suas belezas naturais.

O mar possui coloração esverdeada e suas águas são claras, e por toda a região são encontradas recifes e formações rochosas que criam piscinas naturais.

Praia dos Padres | Foto via

Leia mais sobre as 10 melhores praias de Guarapari.

 

#6 Praia da Azeda, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro

Sendo considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia da Azeda leva esse nome por conta do tom verde-limão das suas águas límpidas.

Contornada de costões rochosos e vegetação extensa, a praia é uma Área de Proteção Ambiental (APA) próximo ao centro da cidade.

Aqui você pode ler mais sobre as melhores praias de Búzios.

Praia da Azeda | Foto TripAdvisor

#7 Praia Lopes Mendes, Ilha Grande, Rio de Janeiro

Considerada por muitos como sendo a mais bonita de Ilha Grande, e uma das melhores praias do sudeste, possui 3 quilômetros de extensão. O mar mistura tons verdes e azuis que banham a areia branquinha da praia. É muito comum a prática de mergulho, principalmente no lado esquerdo da praia.

Os barcos não podem atracar  nessa praia, mas eles atracam na praia dos Mangues que fica a 20 minutos de lá. Você também pode fazer uma trilha de pouco mais de 2 horas saindo da Vila do Abraão: vale a pena!

Confira aqui as praias imperdíveis em Ilha Grande.

Praia Lopes Mendes | Foto: Marco Yamin/Divulgação

#8 Praia da Costa, Vila Velha

Para quem gosta de praia badalada e movimentada, a Praia da Costa é perfeita. Essa praia é uma das mais movimentadas de todo o estado, e faz parte dos 32 km de litoral de Vila Velha.

Ao longo de sua extensão, a Praia da Costa muda de nome. Ela vira Praia de Itapuã e, ainda mais para a frente, Praia de Itaparica – a mudança também ocorre no mar, já que as ondas vão ficando mais fortes.

Com certeza, é uma das praias urbanas mais bonitas do sudeste.

Leia aqui sobre as melhores prais de Vila Velha.

Praia da Costa | Foto via

#9 Praia de Calhetas, São Sebastião, São Paulo

Se você busca praias desertas e selvagens, daquelas que parecem cenário de filmes, a Praia das Calhetas se encaixa muito bem nessa descrição, e com certeza é uma das melhores praias do sudeste!

Ela é cercada pela Mata Atlântica e também por pedras que formam belas piscinas naturais em seu canto esquerdo. A areia é fofa e a água é cristalina, formando um visual totalmente paradisíaco que conquista a qualquer um que visita a região.

A praia fica a cerca de 18 km da região central da cidade. Para chegar até ela a melhor opção é ir de ônibus e descer aproximadamente no km 144 da Rodovia Rio-Santos, com entrada em um condomínio. Carro não é a melhor opção pois não há estacionamento.

Confira aqui nosso artigo com as melhores praias de São Sebastião.

Praia das Calhetas | Foto por Alexandre Moreira

#10 Praia do Farol, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Ela é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, com uma natureza preservada que faz inveja a qualquer outra praia. De difícil acesso, você só consegue chegar lá através de uma viagem de 40 minutos em um barco, por se encontrar em uma ilha.

Mas não desanime porque com o visual paradisíaco, águas azuis, peixes à vista e areia bem clarinha vale a pena qualquer esforço para chegar ao local.

Praia do Farol, Arraial do Cabo | Foto via

Bônus: Capitólio, Minas Gerais

Minas não tem mar, mas tem Capitólio! Quem visita essa cidade em Minas Gerais se surpreende com a beleza verde-esmeralda do lago da represa de Furnas, chamado carinhosamente de “Mar de Minas”.

Ele é um dos maiores lagos artificiais do mundo com mais de 1400 km2 e é 4 vezes maior que a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.

Além disso, a beleza de suas águas fica ainda  mais completa com os cânions grandiosos, grutas e cachoeiras, como a da Lagoa Azul que é cartão-postal da cidade.

Leia mais sobre Capitólio aqui.

Lago de Furnas, Capitólio | Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.