Uberlândia: Conheça 5 ótimos passeios na cidade!

Uberlândia, famosa cidade do Triângulo Mineiro é uma cidade que vem cada vez mais atraindo mais visitantes.

Além das belezas naturais típicas do cerrado e belos passeios ao ar livre, Uberlândia oferece várias opções interessantes em seu circuito histórico-cultural.

E, por ser uma cidade mineira, você pode esperar também muita gente boa e culinária única!

Com clima aconchegante que alia cultura às belezas naturais, Uberlândia é um dos destinos preferidos dos viajantes no triângulo mineiro.

Por isso fizemos aqui uma seleção com os melhores programas para fazer quando estiver por lá.

Como Chegar

Uberlândia fica mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba,  e localiza-se a cerca de 540 quilômetros a oeste da capital do estado, Belo Horizonte.

De carro, o trajeto é feito pela BR-262 e BR-452 e dura cerca de 7h30.

Há também a opção de fazer o trajeto de ônibus, operado pela Viação Gontijo. A passagem custa em média 180 reais.

O que fazer em Uberlândia

#1 Admirar a natureza na Parque Sabiá

O Parque Sabiá em Uberlândia é uma ótima opção de passeio em família porque por lá há opções para todas os gostos e idades.

Foto via

No Parque você terá muito contato com a natureza em seus 1,8 milhões de metros quadrados.

Lá é possível caminhar, andar de bicicleta, jogar futebol e vôlei nas quadras e curtir a natureza bem no meio da cidade.

Na área do parque existe ainda um zoológico com várias espécies de animais e também uma área verde.

E além do zoológico, há também um aquário que ajuda na manutenção de várias espécies de peixes da fauna aquática brasileira.

No Parque Sabiá há também uma praia artificial com 300 metros de extensão onde você pode se refrescar, ou mesmo dar um mergulho em uma das piscinas do parque.

Foto via

#2 Visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Esse é um dos cartões postais de Uberlândia e sem dúvida um das construções mais importantes para a história da cidade, apesar de não ser tão antiga.

Foto via

Ela foi construída em 1931 e em 1985 foi tombada como Patrimônio Histórico Local e também passou por uma restauração nos anos 2000.

As missas acontecem às 18h de segunda a sexta, aos sábados às 17h e aos domingos às 10h, 17h e 19h.

#3 Refrescar-se na Cachoeira do Sucupira

Situada na zona rural de Uberlândia, a 17 km do centro da cidade, a Cachoeira do Sucupira é uma bela queda d’água em um paredão de quase 30 metros de altura.

Foto via

Suas águas são claras e dão um show em meio a mata. Em sua margem esquerda há uma área com pedras e cascalhos ideal para descansar e fazer um piquenique.

Nos fins de semana, há um quiosque a uns 300 metros abaixo da cachoeira, que serve bebidas e petiscos aos visitantes do local.

A cachoeira do Sucupira fica no rio Uberabinha, entre as rodovias BR 050 e BR 452, acesso pela BR 365.

#4 Apreciar o acervo do Museu Universitário de Arte

O Museu Universitário de Arte é um dos principais pólos artísticos de Uberlândia.

Se você aprecia arte ou quer aprender mais sobre cultura, esse passeio deve estar no seu roteiro.

Criado em 1975, o Museu é um órgão complementar do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, coordenado pelo Curso de Artes Visuais.

Além de exposições e mostras artísticas, o Museu busca desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de História da Arte, Teoria e Crítica de Arte, Educação e Arte em Museus, Museologia da Arte, incentivando o intercâmbio acadêmico e cultural com instituições no Brasil e no exterior.

Foto via

Ele funciona de segunda a quinta-feira, das 8:30h às 18h30; sexta das 8h30 às 21h00 e no sábado das 10h às 17h.

#5 Explorar o Mercado Municipal de Uberlândia

Inaugurado em 1944, esse é sem dúvida um dos pontos turísticos mais visitados de Uberlândia.

Por muito tempo o Mercado Municipal era apenas um local para venda de produtos em atacado mas em 2002 ele foi tombado como patrimônio cultural e reinaugurado em 2009, com uma proposta totalmente diferente.

Atualmente, por lá você encontra diversos produtos artesanais mineiros, queijos e cachaças da região e também uma livraria.

Espaço Cultural do Mercado de Uberlândia (Foto via)

Além disso, há também uma galeria de arte junto ao museu que promove diversas exposições e também o Teatro de Bolso do Mercado que oferece várias apresentações artísticas, como dança, shows e peças de teatro.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.