Viaje barato: conheça 5 plataformas para trocar serviços por hospedagem ao redor do mundo

A hospedagem pode ser um dos maiores gastos em uma viagem, e muita gente até deixa de viajar por isso.

A notícia boa é que hoje existem plataformas super confiáveis que conectam você a acomodações do mundo inteiro, e em troca você oferece serviços no local.

Tirar fotos, produzir vídeos, falar um idioma, cozinhar, produzir eventos, ajudar na limpeza ou até mesmo trabalhos sociais são algumas das habilidades que você pode oferecer em troca de hospedagem.

Acaba que você tem a oportunidade de contribuir fazendo que você gosta e ainda tem tempo livre para viajar e conhecer vários lugares.

Esse tipo de troca é chamada de “work exchange”,  “intercâmbio de trabalho” ou “volunturismo” traz benefícios para ambos os lados.

Por isso vamos confira 5 sites ou plataformas que você pode usar para se conectar para viajar ainda mais e economizar com hospedagem.

Confira também o nosso artigo com dicas para economizar muito durante as viagens.

#1 WorldPackers

Fundada por brasileiros, a plataforma WorldPackers está conquistando principalmente o público mais jovem que deseja viajar o mundo.

O objetivo da Worldpackers é facilitar o contato entre um viajante que queira se voluntariar a pousadas, albergues, organizações governamentais e projetos sociais que precisam de voluntários.

No site da empresa é possível fazer o cadastro como viajante ou como anfitrião, e há cada vez mais oportunidades porque a plataforma só cresce.

A plataforma já conectou, até hoje, mais de um milhão de viajantes a anfitriões de 170 países.

Pela Worldpackers o tempo de viagem varia de anfitrião para anfitrião, podendo ser viagens desde de 1 semana até alguns meses.

Geralmente, a carga horária semanal é e 20 a 24 horas durante 4 ou 5 dias da semana, então há bastante tempo livre para conhecer o lugar para o qual você está indo.

#2  WorkAway

A WorkAway é uma plataforma que conecta pessoas interessadas em fazerem intercâmbio cultural em troca de comida e acomodação por alguns dias ou meses.

Pela WorkAway você pode se habilitar para uma das mais de 30 mil atividades em mais de 180 países ao redor do mundo, porém com uma pegada mais cultural e de turismo sustentável do que a Worldpackers.

Além disso, eles incentivam a você tentar algo diferente de tudo o que já fez, e usar as habilidades que você tem das mais diferentes formas, não importa se for jardinagem ou fotografia.

É possível ficar em casas de família, ecovilas, escolas, fazendas, barcos, comunidades, ONGs e muito mais.

Para se juntar ao WorkAway basta se cadastrar na plataforma como voluntário, entrar em contato com o anfitrião que oferece a oportunidade na qual você está interessado e combinar tudo.

#3 HelpStay

Baseada na Irlanda, mas com oportunidades ao redor do mundo, a HelpStay tem crescido muito ao conectar voluntários e anfitriões.

Um diferencial da HelpStay é que ela é uma plataforma gratuita, em grande parte dos projetos não é cobrada nenhuma taxa, e quando cobram a taxa é destinada a comunidade ou para alguma necessidade local.

Na Helpstay há oportunidade para trabalhar com animais e meio ambiente, em hostels e pousadas, projetos de construção e restauração, desenvolvimento de comunidades, fazendas ou ensino de idiomas.

Há várias oportunidades pela Europa e Américas e também por países africanos ou asiáticos para quem busca uma experiência de maior troca cultural.

#4 Hopineo

A Hopineo é uma rede que busca incentivar viajantes a trocar seu tempo e habilidades em troca de hospedagem e alimentação em um estabelecimento turístico engajado com um turismo responsável, autêntico e cidadão.

A plataforma foi criada por um casal francês, Justine e Mahery, e hoje vêm crescendo ao conectar pessoas e projetos pelo mundo.

Por ela é possível encontrar vagas de emprego e estágio, ou se inscrever como viajante voluntário assim como nas outras plataformas.

#5 HelpX

A HelpX é uma das plataformas mais antigas para conectar viajantes e anfitriões ao redor do mundo.

Essa plataforma é bastante focada em fazendas e hostels e possuem várias oportunidades ao redor do mundo.

Só no Brasil, são mais de 100 estabelecimentos cadastrados, mas existem oportunidades na Europa, África, Ásia e também em outros países da América do Sul.

Você pode se cadastrar gratuitamente para ter acesso a informações básicas do anfitrião, ou pode optar por uma assinatura premium para conhecer mais detalhes e avaliações de quem irá te receber.

Foto da capa via.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.