É simplesmente fenomenal como a Amazônia abriga tantos recordes naturais em um só lugar. Além da maior bacia hidrográfica do mundo, a maior floresta tropical do planeta, a maior biodiversidade de peixes de água doce do mundo, a montanha mais alta do Brasil, entre muitos outros, a Amazônia ainda possui os dois maiores arquipélagos do mundo! Impressionante, não é?!
Em 2º lugar está o arquipélago de Anavilhanas, com mais de 400 ilhas e em 1º lugar está o arquipélago de Mariuá, com mais de 1.400 ilhas, ambos no localizados no Estado do Amazonas, Brasil.
Arquipélago de Anavilhanas
À cerca de 100 km da cidade de Manaus (AM), Anavilhanas fica nas proximidades do município de Novo Airão. O arquipélago está inserido no Parque Nacional de Anavilhanas que possui mais de 340.000 hectares, e está sob proteção federal.
Já imaginou ver de perto esse labirinto natural, cercado por mata virgem e banhado pelas águas do rio Negro? Saiba que chegar neste paraíso amazônico não é tão complicado para quem parte de Manaus, o trajeto pode ser feito de carro e não demora mais que 2:30 h.
Além da beleza impactante do local, há ainda a possibilidade de ficar pertinho dos botos cor-de-rosa e alimentá-los, ou mesmo vê-los saltando pelo rio Negro.
Os moradores do arquipélago vivem da caça, da pesca e do extrativismo, e têm suas rotinas intimamente ligadas ao rio. O fluxo de turistas é intenso, principalmente nos meses de Setembro a Fevereiro, onde é possível aproveitar a beleza e a calmaria das praias amazônicas.
Arquipélago de Mariuá
Localizado no município de Barcelos (AM), foi descoberto em 1922 por satélites da NASA e foi registrado como o maior arquipélago do mundo, possuindo mais de 1.400 ilhas, banhado pelo rio Negro, assim como Anavilhanas.
Essa imensidão amazônica possui 140 Km de extensão e 20 Km da largura e faz parte do Parque Nacional do Jaú. Este mosaico de ecossistemas naturais abriga uma quantidade chocante de fauna, flora e também sociocultural, que compõe um cenário deslumbrante.
A região também é marcada pela relação de dependência entre as comunidades e o ambiente natural, principalmente por ribeirinhos e indígenas.
Em determinada época do ano, o arquipélago oferece cerca de 40 Km de praias, dezenas de lagos, igarapés e paranás, ótimos para a prática de pesca esportiva e ecoturismo.
Imagina só: passear pelo maior arquipélago do mundo, ficar hospedado num hotel de selva, tendo a floresta amazônica e toda imensidão do rio Negro à sua frente.
Como se já não bastasse, na região do arquipélago também estão inúmeras serras, como a Serra do Acará, onde está a impressionante cachoeira com maior queda livre do Brasil, a cachoeira El Dourado, que é localizada bem no meio de um estreito vale, a água despenca em linha reta de uma altura superior a 360 metros, o equivalente a um prédio de 126 andares.
Para os amantes do turismo ecológico, conhecer o arquipélago Mariuá e Anavilhanas é um prato cheio de aventuras pela Amazônia.
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U