O que fazer na espetacular Ushuaia durante o verão

Ushuaia é a cidade que abriga as belezas do “fim do mundo”.

Embora seja uma cidade pequena, com pouco mais de 50 mil habitantes e pouca infraestrutura, Ushuaia tem muitos passeios imperdíveis e paisagens surpreendentes para conhecer.

Antigamente, Ushuaia era um lugar que ninguém queria viver, tanto que um presídio (que hoje é um museu) foi construído lá como estratégia para aumentar a população.

Agora o Ushuaia é um lugar que todos querem conhecer para ver pinguins, lobos-marinhos, passar temporadas de inverno e fazer expedições simulando as viagens dos primeiros exploradores da América do Sul.

Para que você aproveite ao máximo os seus dias no Ushuaia, fizemos aqui uma seleção com os passeios que você não pode perder quando estiver por lá.

Como Chegar

O avião é a forma com que a maioria dos brasileiros chegam a Ushuaia, com uma conexão que normalmente é feita em Buenos Aires.

O voo entre Buenos Aires e Ushuaia dura em torno de 3h45min.

Também é muito comum viajantes chegarem a Ushuaia por terra, sendo que o único acesso à cidade por via terrestre é feito pela Ruta nº 3, que se inicia em Buenos Aires, a cerca de 3.000km de distância.

A Ruta nº 3 faz parte do sistema de rodovias Panamericanas, que se inicia no Alasca (EUA), local onde muitos aventureiros iniciam suas jornadas de viagem.

Outra boa informação é que o Ushuaia está a cerca de 880km de El Calafate, outra cidade da Patagônia argentina que tem atrações muito interessantes. Entre elas a famosa geleira Perito Moreno, com visual espetacular!

Quando ir

O verão é a melhor época para visitar o Ushuaia. Nessa época os dias tem mais horas de sol e são menor gelados e os passeios ficam mais agradáveis.

A temporada de pinguins no Ushuaia vai de outubro a março, sendo que em janeiro eles estão em maior quantidade.

Agora, se sua intenção for esquiar e fazer atividades de neve, vá entre junho e setembro, época em que a neve é garantida.

Nessa época, não há pinguins em Ushuaia, mas ainda é possível fazer a navegação para ver os lobos-marinhos e conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego.

O que fazer no Ushuaia

Durante o verão, existem 3 passeios imperdíveis em Ushuaia:

#1 Caminhada com Pinguins na Ilha de Martillo

Você pode contratar esse passeio no centro de Ushuaia e recomendamos que agende com antecedência, já que esta é a atração mais concorrida.

O ônibus sai do ponto combinado e partem em direção à estancia Harberton. De lá saem os botem em direção à Ilha de Martillo.

Na Ilha, você é recebido pelos simpáticos pinguins de Magalhães. Podem ser vistos também pinguins da espécie Papúa e alguns pinguins-rei.

Foto via

Entre janeiro a março, no auge da migração, a Ilha chega a receber até 20 mil pinguins!

Esse é um passeio absolutamente imperdível, que inclui também uma voltinha pelo museu Acatushún, com esqueletos de mamíferos marinhos encontrados na Terra do Fogo.

Além disso, esse passeio é operado somente pela agência Piratour (http://www.piratour.net/), então fique atento e reserve com antecedência.

#2 Navegação no Canal de Beagle

Diferente do da expedição para os pinguins, a navegação para ver os lobos-marinhos e cormorões acontece o ano inteiro.

Na expedição está incluído o Farol Les Eclaireurs, símbolo da cidade de Ushuaia.

Foto via

Além disso, se você estiver com mais tempo é possível também contratar passeios mais longos que te levam a ilhotas próximas e também a Ilha de Martillo (mas sem desembarque).

Há várias empresas que fazem essa excursão.

#3 Conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego

No parque nacional você poderá ver paisagens espetaculares e te r a experiência de conhecer bosques lindos às margens do Canal de Beagle.

Foto via

É lá que está o Trem do Fim do Mundo, famoso nas fotos de viajantes pelo mundo.

Normalmente o passeio é feita por meio de uma excursão tradicional de ônibus, com paradas e caminhadas curtas nos principais pontos.

As caminhadas da excursão são feitas geralmente pela baía Lapataia, pelo lago Roca e pela enseada Zaratiegue, onde fica o famoso Correio de Ushuaia.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Deixe aqui o seu comentário

Comentários