5 Lugares incríveis para fazer trilhas no Brasil

Se você adora trilhas e mora no Brasil, você tem um mar de oportunidades para se aventurar em belíssimas paisagens e ainda ser recompensando com um banho de cachoeira no fim do trekking. Vamos combinar que o Brasil deixa qualquer um babando com suas inúmeras belezas naturais, não é?! Neste artigo, reunimos 5 lugares que valem a pena conhecer.

1 –  Monte Roraima, RR

Esse é um lugar muito famoso, que fica na tríplice fronteira entre Brasil, Vanezuela e Guiana Inglesa. Esse é um dos pontos mais altos do nosso país, com cerca de 2.875 metros de altitude e área de aproximadamente 40 Km2.

A trilha é iniciada na Venezuela, por que os lados do Brasil e da Guiana são paredões intransponíveis. Os trekkings duram geralmente de 6 a 8 dias e exige um bom preparo físico dos aventureiros. A experiência é única e vale muito a pena, pois este é uma das paisagens mais impressionantes do Brasil!

Monte Roraima – RR

2 – Vale do Pati, BA

Considerado como o lugar mais bonito para trekking no Brasil. O Vale do Pati fica localizado no Parque Nacional da Chapada da Diamantina, na Bahia. O lugar parece que foi feito sob medida para aqueles que amam aventuras e contato com a natureza.

O relevo privilegiado, a fauna, a flora, e as cachoeiras do local formam uma combinação perfeita para os trekkings que são realizados, geralmente, em 3 a 6 dias de caminhada cada um (nível de dificuldade: médio a difícil), onde os visitantes podem contemplar com calma as inúmeras belezas do local.

Vale do Pati – BA

No Vale do Pati você também pode ter o privilégio de se banhar nas águas do Cachoeirão que possui mais de 90 metros de altura, formando um lindo lago no fim da queda.

Cachoeirão – Vale do Pati

3 –  Trekking para a Pedra do Sino, RJ

A Pedra do Sino é o ponto mais alto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizado na região serrana do Rio de Janeiro. É muito procurada por praticantes de montanhismo, trekking e rapel, e é considerada como uma dos melhores lugares para fazer trilhas no Brasil. Nas proximidades da Pedra do Sino é possível fazer também camping o que já dá um gostinho a mais nessa intensa aventura.

Pedra do Sino – RJ

Este trekking exige um bom preparo físico de seus visitantes, porém há opções mais leves no local.  A Caminhada até o topo da Pedra do Sino exibe uma belíssima natureza, composta por muitos vales e penhascos. Imagina só: acordar e ver o nascer do sol com esse cenário!

Amanhecer do alto da Pedra do Sino

4 – Chapada dos Veadeiros, GO

A Chapada dos Veadeiros é conhecida por seus cânions, cavernas, cachoeiras, fauna e flora riquíssimos que atrai visitantes do Brasil e do mundo o ano inteiro. É incrível como tantas belezas naturais podem estar presentes em um só lugar!

Chapada dos Veadeiros

Por lá, há opções de várias trilhas, como a trilha para a Cachoeira do Rio Preto, trilha para o Cânion 2,  para a Cachoeira dos Cariocas, para a Cachoeira dos Cristais, trilha para o Vale da Lua e muitas outras que valem a pena conhecer.

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

5 – Chapada dos Guimarães, MT

Impressionantes paredões, cavernas e cachoeiras compõem o belíssmo cenário da Chapada dos Guimarães, a apenas cerca de 69 Km da cidade de Cuiabá, no Mato Grosso.

As trilhas são realizadas em meio a uma natureza exuberante e podem ser feitas a pé ou de bike. O visual  durante as caminhadas é de encher os olhos e podem durar horas ou mesmo trekkings de 3 dias, dependendo do interesse e preparo físico do visitante.

Chapada dos Guimarães

Uma das trilhas mais procuradas é a trilha para a Cachoeira Véu de Noiva, que é uma das mais altas do Mato Grosso, além de diversas grutas com águas azuis e cristalinas que fascinam qualquer um.

Cachoeira Véu de Noiva
Gruta na Chapada dos Guimarães

E aí, já decidiu qual dos destinos é o mais incrível para sua próxima trilha?

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayara Rebello:
Related Post