Carrancas, no sul de Minas Gerais, é conhecida como a terra das cachoeiras!
A cidade fica na Bacia do Alto do Rio Grande e vem ganhando espaço no circuito turístico dos viajantes, principalmente daqueles que amam natureza e ecoturismo.
A cidade tem o nome curioso que vem da época das bandeiras, pois devido a sua riqueza mineral muitos bandeirantes eram atraídos para a região.
Nessa época, duas rochas da serra ficaram com feições parecidas com enormes rostos devido as escavações, e isso deu origem ao nome da cidade.
De patrimônios históricos à cachoeiras, Carrancas tem muito a oferecer aos visitantes.
Pensando nisso fizemos aqui um guia sobre a cidade de Carrancas, onde você poderá aproveitar
Como Chegar
De Belo Horizonte, pegue a Rodovia Fernão Dias até a entrada para Lavras (saída 688), você estará então na rodovia BR 265 (Lavras – São João del Rei).
Após 54 km você chegará ao município de Itutinga. De Itutinga até Carrancas são mais 26 km onde se pode avistar a represa dos Camargos, o rio Capivari, a bela mata nativa e finalmente a Serra de Carrancas.
Há também a opção de pegar um táxi saindo de São João del Rei ou de Tiradentes, que fica em torno de 150 reais.
Onde Se Hospedar em Carrancas
A cidade de Carrancas, apesar de pequena, possui boa infraestrutura turística, com ótimas opções de hospedagem e restaurantes.
Há duas opções que recomendamos, onde será possível viver dias de muito contato com a natureza.
Chalés do Sítio A Natureza
O Sítio A Natureza mais parece um pedaço de paraíso. Os chalés ficam em um fragmento de Mata Atlântica em Carrancas.
O sítio é localizado a 4,5 km da cidade e para chegar lá é preciso pegar uma estrada de terra pela Estrada Real.
Na propriedade há uma horta com ervas e frutas fresquinhas, há uma bela piscina natural e uma linda cachoeira.
Dentro da área do sítio há 4 chalés construídos de forma ideal para relaxar e renovar as energias, onde é possível ouvir a natureza de pertinho.
Além disso todos os chalés tem cozinha equipada, ideal para cozinhar uma comidinha fresca e viver dias mais saudáveis.
Nós ficamos no Chalé Africano e de lá era possível ouvir o som da cachoeira. Foram dias de muita paz!
Como o Sítio A Natureza fica mais afastado da cidade, não há nenhum tipo de luzes ao redor (a não ser as dos chalés) e as estrelas do céu ficam visíveis e extremamente brilhantes. Foi uma experiência incrível poder ver o céu assim!
Pousada Céu e Serra
A Pousada Céu e Serra está localizada em uma área privilegiada de Carrancas, a 500 metros de 2 lindas cachoeiras e a 200 metros de uma gruta que fica na mesma propriedade.
O Complexo da Ponte (500 m), Complexo da Toca (1000 m), Complexo do Tira-Prosa (1500 m) ficam no entorno da Pousada.
Para chegar lá, saindo do centro de Carrancas, é necessário pegar uma estrada pavimentada por 2 km e 500 metros de estrada de terra.
Na Pousada há 3 apartamentos, 6 chalés privativos, e 2 casas, todos com com varanda e rede ideal para descansar e admirar a vista que é incrível, principalmente no pôr do sol.
E falando em pôr do sol, a cerca de 5 km da pousada há um mirante no alto da serra de onde é possível ter uma das vistas mais espetaculares de Carrancas.
Na Pousada é servido também um café da manhã completíssimo aos hóspedes, e também um chá da tarde, com bolos, café e delícias mineiras.
Na Pousada também são oferecidas meditações em grupos pela manhã, ideal para começar o dia bem e renovar as energias.
O que fazer em Carrancas
Cercada de serras, cachoeiras e vegetação de cerrado, é difícil não se surpreender com Carrancas.
Na cidade há um centrinho charmoso, com igrejas históricas e praças com moradores locais.
Confira aqui uma seleção do que fazer em Carrancas, Minas Gerais.
Visitar a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Carrancas
Essa igreja é patrimônio histórico de Carrancas e é toda feira de quartzito, com blocos que pesam até uma tonelada.
A pintura do teto da igreja é atribuída a Joaquim José da Natividade, discipulo de Aleijadinho.
A igreja foi construída na metade do século XVIII e fica localizada na Praça Manoel Moreira, onde acontecem as principais celebrações da comunidade, como a festa de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro.
Conhecer o Complexo da Zilda
O complexo tem uma extensão de 2 km e possui uma gama de atrativos como cachoeiras, corredeiras, escorregadores, grutas e áreas para esportes radicais.
A cachoeira da Zilda é a principal atração do complexo e para chegar lá é preciso atravessar um rio e percorrer uma trilha por 15 minutos para se chegar à queda das águas, que formam um poço e uma prainha.
Mergulhar na Cachoeira da Esmeralda
Essa é uma das atrações mais comentadas de Carrancas. Com a água cristalina e esverdeada, a cachoeira Esmeralda é uma ótima opção para passeios em família.
A trilha que leva até a cachoeira é bem tranquila e o local possui bastante espaço para nadar e aproveitar a natureza local.
Conhecer o Complexo da Ponte
Esse complexo de cachoeiras fica a apenas 2 km da cidade e é composto por vários atrativos em meio a natureza, mas 4 deles merecem destaque: o Poço da Ponte, Cachoeira do Salomão, a Cachoeira do Moinho e a Gruta da Ponte.
Poço da Ponte: é uma bela piscina natural formada pelas águas das cachoeiras próximas e fica próximo a estrada que dá acesso a Itutinga.
Cachoeira do Salomão: é conhecida também como Tico-tico, essa é a primeira cachoeira da trilha que leva até o moinho.
Essa cachoeira não chega a formar poços de água para banho, mas é um ótimo lugar para visitar e contemplar a bela natureza local.
Cachoeira do Moinho: fica entre as Cachoeiras do Tira-Prosa e da Toca e é composta por diversas piscinas naturais perfeitas para mergulhar e contemplar a natureza.
A cachoeira tem uma boa queda, ótima para curtir o sol, aliviar o corpo e a mente.
Antigamente, próximo ao local ficava um moinho de milho que usava a força da cachoeira para a produção de farinha – daí a origem do nome da cachoeira.
Gruta da Ponte: com a beleza singular de suas formações rochosas, surge em meio à mata do Complexo da Ponte.
Esse é um local muito preservado que transmite muita calmaria e contato com a natureza. O local já foi cenário da novela América em 2005.
Subir a Chapada dos Perdizes
A Chapada dos Perdizes é o ponto mais alto da cidade e proporciona belíssimas vistas da cidade e arredores.
Essa chapada é formada pelo conjunto das serras das Broas, do Moleque e do Abanador, sendo um passeio muito indicado para os amantes de aventura e natureza.
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U