Conheça Gonçalves em Minas Gerais!

Se você curte o clima das montanhas, cachoeiras e cidades tranquilas, Gonçalves em Minas Gerais precisa estar na sua lista!

A cidade de Gonçalves dica em meio a Serra da Mantiqueira, a mais de 1.200 metros de altitude.

Foto aérea da Pousada O Montanhês em Gonçalves – MG (Foto via)

O lugar é incrível para ir com a família para curtir uns dias de descanso e também para viagens românticas, já que as pousadinhas locais são um charme só.

Onde fica

A cidade de Gonçalves fica no sul de Minas Gerais, a 240 km de São Paulo. A melhor alternativa é partir de São Paulo via Ayrton Senna – Carvalho Pinto. Saindo de Belo Horizonte são 464 km e do Rio de Janeiro são 370 km.

A melhor forma de chegar a Gonçalves é de carro, além disso, não há ônibus direto de São Paulo ou Rio de Janeiro até Gonçalves.

O que fazer

Percorrer Trilhas e Conhecer Cachoeiras

Em Gonçalves há muitas cachoeiras e trilhas, e algumas delas ficam próximas ao centro, como é o caso da Cachoeira 7 Quedas.

Seguindo essa mesma trilha para a 7 quedas, é possível conheceras cachoeiras do Retiro e do Cruzeiro.

Outra cachoeira próxima ao centro é a Cachoeira do Simão. Essa cachoeira não atrai tantos visitantes, então é possível curtir com mais sossego e longe de tantos turistas.

Cachoeira do Simão (Foto via)

Você pode também pegar a rota em direção ao bairro dos Martins e visitar a cachoeira das Andorinhas, a dos Henriques e também a cachoeira do Porto, que é menos conhecida.

Cachoeira das Andorinhas (Foto via)

Subir a Pedra do Forno

A Pedra do Forno é um dos pontos com mais altos de Gonçalves, que fica a cerca de 1970 metros de altitude.

A trilha de 2 km até a Pedra do Forno é considerada difícil e exige um certo preparo físico de quem se dispõe a ir. Mas o visual lá de cima vale a pena!

Até mesmo durante a trilha, você já vai sendo recompensado com nascentes e bosques pelo caminho!

Para essa trilha, é bem importante ter a companhia de um guia local, pelo preparo que a trilha exige e também por várias bifurcações  localizadas no trajeto.

 A Pedra do Forno está localizada a 12 km de Gonçalves, siga pela estrada de terra em direção ao bairro de São Sebastião e Terra Fria.

Foto via

O ponto de partida para a Pedra do Forno é o Restaurante do Zé do Ovideo.

Passear no Centro de Gonçalves

O centro de Gonçalves é um lugarzinho muito charmoso que merece a atenção de quem visita Gonçalves.

Alguns lugares são paradas obrigatórias, como:

– Senhora das Especiarias: é um dos lugares mais especiais de Gonçalves. Por lá é possível encontrar geleias especiais, conservas, azeites aromáticos, além de temperos variados e especiarias mineiras.

Lá você pode experimentar e degustar  tudo antes de levar para casa – o que deixa a escolha do que comprar ainda mais difícil pois a vontade é levar um pouco de tudo.

– Padaria São Francisco: padaria tradicional de Gonçalves, com pães e doces fresquinhos esperando por você.

Foto via

– Bar do Marcelo: lá você encontra centenas de variedades de bebidas e cachaças, sendo também uma ótima opção de presente típico mineiro!

Foto via

– Feira “Orgânicos da Mantiqueira”: Gonçalves é famosa na região por seus produtos orgânicos e todos os sábados, das 9 as 13 horas eles são expostos e vendidos aos moradores e visitantes.

Não deixe de visitar e conhecer um pouco mais da agricultura orgânica local.

Quando ir

No inverno, de junho a agosto, a cidade ganha clima mais frio e seco, com máxima de 20 °C, sendo uma ótima época para aproveitar a lareira e passeios mais românticos.

O verão, de dezembro a março, é a época mais quente e também chuvosa devido a altitude e vegetação da serra, porém igualmente agradável. Essa é a melhor época para curtir as cachoeiras da cidade.

Confira aqui o mapa ilustrado de Gonçalves!

Foto via

Já conhece ou ficou animado para conhecer Gonçalves? Conta pra gente nos comentários!

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Deixe aqui o seu comentário

Comentários