Expedição Katerre – 4 dias na Amazônia

Foram 4 dias em que vivemos experiências inesquecíveis em meio a natureza quase intocada do Parque Nacional de Anavilhanas, conhecemos os índiosTuiuka,, vimos o encontro das águas e muito mais! Veja como foi a nossa aventura!

Embarcação do Cruzeiro

Esta foi nossa casa pelos 4 dias de Cruzeiro, o fato da exclusividade de sermos poucos passageiros tornou a Expedição Katerre ainda mais especial! Viajamos num total de 6 passageiros e foi ótimo.

Barco Awapé
Barco Awapé

Viajamos na embarcação AWAPÉ que é um barco regional de luxo com 2 andares, 3 cabines suítes e capacidade para até 8 pessoas. A embarcação possui também um solarium com espreguiçadeiras onde era ótimo descansar e contemplar a exuberante floresta amazônica.

Dia 1

Saímos pela manhã do Tropical Hotel em Manaus em um dia de chuva, mas isso logo passou, já que em Manaus elas costumam virem bem rápido.

Depois de conhecermos nosso quarto tivemos uma breve aula sobre a flora e fauna com o guia bilingue da Katerre enquanto seguíamos para a comunidade ribeirinha do Lago Janauary.

Nossa suíte
Nossa suíte

No lago Janauary contemplamos algumas plantas amazônicas e a imponente Sumaúma, a árvore gigante da floresta amazônica, no local também aviam vários macacos e aves nativas. Após explorarmos o local, passeamos de canoa pelo Lago do Janauary e almoçamos na embarcação uma refeição regional super saborosa!

Sumaúma
Sumaúma

Após o almoço conhecemos o lindo encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões, foi lindo e muito emocionante ver esta maravilha natural! Depois de muita atividade continuamos navegando, jantamos e descansamos para o próximo dia de aventuras!

Encontro das águas
Encontro das águas

Dia 2

No segundo dia da Expedição Katerre tomamos um delicioso café regional amazônico com direito a tucumã, bolo de macaxeira e muito mais as margens da Praia do Tupé!

Café Regional
Café Regional

Fomos ao Rio Ariaú pescar piranha, a pescaria foi difícil! Mas não é que o Jair conseguiu pegar 1 piranha preta bem grande?!

Pesca de Piranha
Pesca de Piranha

Após o almoço fomos conhecer uma comunidade indígena Tuyuka, onde pudemos ver seus costumes, músicas e danças tradicionais e no final fomos convidados a dançar com eles! Foi muito bom e enriquecedor conhecer uma cultura verdadeiramente indígena!

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

img_8177

Quando escureceu voltamos ao rio para focarmos os jacarés que ficam nas águas calmas dos igarapés do Rio Negro. Vimos alguns e depois voltamos para jantar e descansar deste dia cheio de atividades!

Dia 3

Terceiro dia de aventuras na Expedição Katerre foi mais um dia incrível! Após do café da manhã fomos nadar com os Botos Cor de Rosa! Eles são lindos e foi muito bom ter contato com animais em seu habitat natural! Foi emocionante!

Boto cor de rosa
Boto cor de rosa

Após o almoço conhecemos o que chamamos de Homem da Floresta, o Sr Manoel com toda a sua sabedoria nos mostrou o seu conhecimento adquirido deste seu nascimento morando dentro da Floresta Amazônica. Aprendemos o incrível poder das plantas que podem curar, alimentar e até matar! E fomos sortudos em ver uma cobra Papagaio cruzando nosso caminho durante a trilha!

Homem da floresta
Homem da floresta
katerre
Cobra Papagaio

No final do passeio vimos um lindo por do sol na frente da casinha simples que ele mora!img_8269

E assim mais um dia se findou! Com o coração grato por tanto aprendizado!

Dia 4

O último dia da Expedição Katerre chegou! Amanhecemos dentro do Parque Nacional de Anavilhanas. Fomos conhecer a comunidade Ribeirinha do Tiririca onde eles vivem com uma vista linda pro rio em casas de palafita! Aproveitamos para mergulhar na praia da comunidade que estava cheia de crianças!

Comunidade Tiririca
Comunidade Tiririca

Após a visita fomos conhecer a maior árvore do Parque Nacional de Anavilhanas e logo seguimos para a cidade de Novo Airão para almoçar um Tambaqui Assado no flutuante. Nos despedimos da embarcação e da tripulação que nos atendeu de forma excelente e seguimos de carro para conhecer artesões de madeira da cidade que trabalham com marchetaria. Eles tem uma loja com peças lindas e com preço justo!

Voltamos para Manaus, a aventura acabou mas as lembranças e aprendizado vão ficar para sempre na memória!

Se você quer explorar a região amazônica de uma forma verdadeiramente regional, viva a experiência de fazer a Expedição Katerre, acesse aqui o site deles.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 20 =