Roma, capital da Itália, foi fundada em 753 a.C. e passou por diversas fases: Monarquia, República e Império; foi palco de grandes acontecimentos e abrigou grandes artistas. É possível conhecer um pouco da história dela percorrendo cada museu, visitando cada ruína e observando seus grandes monumentos.
Selecionamos seis lugares imperdíveis para desfrutar dessa história!
#1 – Coliseu (colosseo, em italiano)
Uma das maiores produções romanas e também um dos pontos turísticos mais visitados em Roma, o antigo anfiteatro começou a ser construído, por ordem de Vespasiano, no ano 72 por prisioneiros hebreus e demorou oito anos para ser concluído. Foi palco de lutas de gladiadores, entre outros espetáculos, e tinha capacidade para 90 mil pessoas.
Para visitar o Coliseu:
- Endereço: Piazza del Colosseo (estação Colosseo, linha B do metrô; ou ônibus 60 – 75 – 85 – 87 – 117 – 271 – 571 – 175 – 186 – 810 – 850 – C3).
- Preço: 12 euros
- Horário: abre todos os dias, a partir das 8h30.
- Dica: alugue um áudio-guia para entender melhor o edifício e conhecer naus da história do lugar.
#2 – Foro Romano
Muito perto do Coliseu, o Foro Romano era o centro da vida civil e econômica da Roma antiga e abrangia diversos edifícios: basílicas, templos e monumentos. Hoje são ruínas incríveis de um passado glorioso.
- Endereço: Via dei Fori Imperiali
- Preço: livre
- Horário: livre
#3 – Fontana di Trevi
Outro monumento famosa na capital italiana que merece uma foto é a Fontana di Trevi. Com esculturas belíssimas, sua lenda diz que aquele que jogar uma moeda na fonte voltará a Roma. É bacana também caminhar por seus arredores: ruas charmosas e bonitos restaurantes.
Para visitar a Fontana di Trevi:
- Endereço: Piazza Di Trevi
- Preço: a moedinha que você for jogar (se desejar)!
- Dica: por ter muitos turistas, para tirar uma boa foto você terá de ter paciência e driblar a concorrência!
- Atenção: em fevereiro de 2015, o local estava em reforma e frustrou bastante os visitantes de Roma. A previsão é que fique em obras por alguns meses.
#4 – Panteão (Pantheon, em italiano)
O prédio é de uma grandiosidade impressionante, é lindo! Primeiramente, foi um templo dedicado aos deuses e, mais tarde, tornou-se um templo católico. Corpos de artistas, reis e mártires católicos estão enterrados ali.
Panteão antigo e atual [calendario Roma Imperiale].
Para visitar:
- Endereço: Piazza dela Rotonda
- Horário: De segunda a sábado das 8h30 às 19h30 e aos domingos das 9h às 18h
- Preço: entrada gratuita
#5 – Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro está na Cidade do Vaticano, o menor país do mundo, com 440 m², está situado dentro de Roma. Desde a Praça de São Pedro se contempla a Basílica, considerada o maior templo da Igreja católica.
- Endereço: Piazza de San Pedro
- Preço: a entrada na Basílica é gratuita, já para chegar à Cúpula paga-se 5 euros (para quem opta por subir de escada os 551 degraus) ou 7 euros (para subir em elevador)
- Horário: a Basílica abre às 7 e fecha às 18h30 (de 1/10 a 31/3) ou às 19h (de 1/4 a 30/9) e a Cúpula abre às 8h e fecha às 17h ou às 18h.
#6 – Catacumbas de San Calixto
Na época em que os primeiros cristãos eram perseguidos, as catacumbas eram os lugares onde eram enterrados. As Catacumbas de San Calixto são consideradas o primeiro cemitério da comunidade cristã em Roma.
O local oferece visita guiada, que dura de 30 a 40 minutos e conta sobre a história dos cristãos.
Para visitar:
- Endereço: Via Appia Antica, 110/126 (da estação Pirámide do metrô, pegue o ônibus 118)
- Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h (fecha às quartas-feiras e no período de 29/1 a 25/2, além dos dias 25/12, 1/1 e domingo de Páscoa)
- Preço: 8 euros
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U