Salar de Uyuni: o que saber antes de ir.

Quando se trata de Salar de Uyuni, as pessoas são divididas nas que já foram, as que querem ir ou em aquelas que não iriam, mas não negam o espetáculo que é.

O extraordinário deserto de sal boliviano é um dos lugares mais cobiçados entre os viajantes e aventureiros do mundo todo.

Sem dúvidas, é uma das principais atrações do país e fica a 540 quilômetros da capital La Paz.

Muita gente se depara com dúvidas e problemas no planejamento ou mesmo durante a viagem, por isso reunimos aqui dicas/informações práticas que são essenciais para você obter o melhor da experiência no Salar.

Foto via

1. Como Chegar ao Salar de Uyuni?

É muito comum que as pessoas façam a dobradinha Uyuni e Atacama, e é possível chegar a Uyuni tanto pela Bolívia tanto pelo Chile.

Pela Bolívia

Saindo de La Paz é possível chegar a Uyuni de duas maneiras:

  • Avião: o trecho dura em torno de 40 minutos e também é a opção mais cara. Há duas companhias que operam esse trecho: a Amaszonas e a Tam (Tam é uma companhia local e não é possível comprar pela internet).
  • Ônibus: há empresas que oferecem o trecho que leva cerca de 10 horas e são feitas sempre a noite chegando em torno de 7 horas da manhã em Uyuni. O preço é atrativo, mas pode ser desconfortável (se você não se importar dá para economizar bastante).

Pelo Chile

Pelo Chile é mais viável pode contratar o passeio para Uyuni saindo da cidade de San Pedro do Atacama.

Então, é necessário se deslocar por exemplo de Santiago (ou da cidade que você está) até San Pedro.

É possível fazer o trecho de ônibus, mas a viagem dura cerca de 24 horas.

2. Quantos dias ficar no Salar?

Apesar de ser um Tour pelo Salar de Uyuni, a visita ao deserto é feita em apenas 1 dia. Porém, os passeios levam geralmente de 1 a 4 dias.

Em 1 dia é possível conhecer o Salar em si e contemplar a magnitude desse lugar único!

No mesmo dia é possível conhecer o famoso cemitério de trens e o vilarejo de Colchani, os Ojos Del Salar de onde brotam água no meio do deserto e a Isla Incahuasi.

Em um tour de 2 dias é possível conhecer também o vilarejo de San Juan, o Vulcão Ollagua, as Lagunas Cañapa, Hedionda, Honda e a Colorada e também a incrível Arbol de Piedra.

Laguna Colorada (Foto via)

Se decidir por um tour de 3 e 4 dias é possível visitar ainda alguns gêiseres, fontes de água termal e alguns outros lugares igualmente incríveis antes de retornar a Uyuni.

É importante ressaltar que existem diferentes pacotes e empresas que oferecem o serviço, então os locais e ordem podem ser diferentes.

3. Como contratar o tour pelo Salar de Uyuni?

Como há muitas empresas que oferecem o tour, principalmente já na cidade de Uyuni, é recomendado fazer a contratação no local mesmo, o que torna possível analisar, pesquisar e “pechinchar”.

O tour pode ser feito em grupo ou privado, sendo que o tour em grupo fica em torno de 200-250 dólares por pessoa, com hospedagem e refeições incluídas.

Já o tour privativo fica cerca de 800 dólares com acomodações e refeições incluídas e com maior qualidade.

4. Quando ir ao Salar de Uyuni

O Salar é espetacular independente da época do ano, mas o visual pode mudar um pouco.

No verão, entre os meses de dezembro a março, há mais chuva e o Salar vira um espelho infinito do céu exibindo um visual incrível.

Porém, às vezes acontece que algumas áreas do caminho ou mesmo do deserto sejam interditadas por conta de alagamentos.

Em outras épocas do ano e também no inverno não há o efeito do espelhamento, e o visual lembra um enorme tapete branco, mas igualmente lindo.

Foto via

5. O que levar?

Uma das dicas mais importantes deste tópico (mas às vezes negligenciada) é: leve a moeda local e em espécie. Nem sempre é fácil trocar real para pesos bolivianos no Brasil, mas é possível levar dólares e trocar lá.

O ideal é levar uns 300 pesos bolivianos para serem usados em gastos extras ou para qualquer imprevisto (fora o que será pago para a agência).

Leve corta ventos e roupas de frio (mesmo no verão), bloqueador solar, lanterna e powerbank para carregar a bateria do celular (nem sempre há eletricidade disponível).

Você já conhece o Salar do Uyuni? Deixe aqui a sua dica sobre esse lugar incrível!

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Deixe aqui o seu comentário

Comentários