Tudo o que você precisa saber para ir para a Ilha de Margarita

Desde a primeira vez que fomos a margarita, sempre tivemos muitas dúvidas e sempre procuramos por informações sobre o destino em que vamos visitar e a regra quando vamos pesquisar sobre a Ilha de Margarita são as informações desencontradas e também o medo generalizado imposto por algumas pessoas que vão e também da mídia alarmista que está instaurada em nosso país. Nesse artigo temos o objetivo de esclarecer tanto quanto possível pontos a respeito de uma viagem para a Ilha de Margarita.

A primeira resposta que procuramos, geralmente, quando já temos o destino decidido é quanto tempo ficar…

Documentação Necessária

Para pessoas: Passaporte ou RG e carteira internacional de vacina (vacina contra a febre amarela tomada pelo menos 15 dias antes da viagem)

Para veículos: Seguro do veículo, CNH para o motorista, nada consta emitido pelo DETRAN, declaração para dirigir o veículo se o mesmo não estiver em seu nome.

Quanto Tempo Ficar em Margarita

Não gosto muito de dar esta resposta mas DEPENDE. Mas irei dar insumos para que você mesmo tome a sua decisão.

A primeira informação que quero te passar é que a ilha é enorme, não pense em margarita como uma pequena cidade, na verdade ela é um grande estado e possui diversas cidades e não só Porlamar, que é considerado o centro do Estado.

Uma semana é um tempo que considero interessante para se passar na ilha, certamente você não conhecerá a ilha em sua totalidade, já ela oferece diversas opções de praias, compras, restaurantes e muito mais. Se você deseja explorar mais a ilha, com calma, creio que um período de duas semanas seja o mais recomendado.

Como Chegar a Ilha de Margarita

estrada

 

Há, basicamente duas maneiras de chegar a ilha.

A primeira opção e geralmente a mais barata é ir por terra. Você pode tanto ir de ônibus quanto de carro, claro que essa opção só irá valer a pena para você se você estiver em Manaus ou mesmo em Boa Vista. O translado dura cerca de 2 dias, passando por diversas cidades brasileiras e venezuelanas.

A segunda opção é ir de avião, nesse caso você deve tomar um voô até Caracas, capital da Venezuela e de lá tomar um voo até a ilha, essa opção é disparada mais rápida mas não tão barata.

Quem mora em Manaus ou Boa Vista, muitas vezes tenta uma opção híbrida, ou seja, parte por terra e parte áereo, eu considero essa sendo a pior opção, além de aumentar o risco da sua viagem ela pode demorar tanto quanto por terra e provavelmente sairá mais ou menos pelo mesmo preço. Eu digo em aumentar o risco porque como Brasileiro você não pode comprar passagens na venezuela com antecedência e terá que providenciar quando chegar lá, e pode encontrar voos disponíveis ou não.

O cambio

Você vai ver muito nesse artigo, que a melhor opção para ir para a ilha é por terra e um dos motivos é o cambio.

cambio-moedas

Indo para margarita por terra, você cruzará a fronteira em Pacaraima e passará para Santa Elena, em Pacaraima é possível trocar os seus reais por bolívares com um cambio ótimo (na cotação de dez/2014, uns 45 bolívares a cada real), caso vá em uma casa de cambio em caracas, por exemplo você não deve conseguir nem 10 bolivares por real.

Lá em Pacaraima não é difícil encontrar um trocador e pela proximidade com a Polícia Federal também é bem seguro fazer essa troca na cidade.

Obs: Não deixe para trocar o dinheiro na ilha, você terá um cambio mais desfavorável além do grande risco de ser enganado/roubado.

Quanto Gastar ao Ir para Margarita

Há alguns aspectos que você deve levar em consideração para calcular o custo da sua viagem.

O translado

IMG_9596

Se você mora em Manaus ou mesmo em Boa Vista é possível encontrar agências que te levam de ônibus até a ilha por um preço, em média, de 1500 reais. Nós sempre vamos com a 5FiveTur, que é uma empresa de extrema confiança e que te deixa tranquilo por toda a viagem, eles cuidam de tudo.
Caso more em outras cidades do país e seja obrigado a ir de avião, seu custo subirá um pouco, já que grande parte do custo será composto pela perna Manaus-Caracas, que pode ser encontrada com sorte pelo preço de uns 1100 reais, ida e volta. Já de Caracas para a Illha, você consegue por uns 100 ou 200 reais, dependendo da cotação.

Hospedagem

Se hospedar na ilha é uma maravilha, isso porque as opções são muitas e para todos os gostos e bolsos.

Clique aqui e veja onde se hospedar!

hospedagem

Há a opção para quem deseja mais conforto, que são os hoteís All Inclusive, hotéis que você tem direito a tudo, café da manhã, almoço, jantar e bebidas liberadas até se hospedar em pousadas menores.

Para quem ficou em um hotel 4 ou 5 estrelas é uma ótima ficar em um Hotel All Inclusive em Margarita pois vai pagar bem menos que no Brasil, algo em torno de 100 reais por pessoa, contando que você não gasta mais nenhum centavo com a alimentação, vale a pena demais.

A opção que mais usamos em Margarita são os hotéis de 3 estrelas que oferecem apartamentos completos como o Margarita International Resort, em que pagamos cerca de 150 reais em um apartamento para até 6 pessoas, muito barato, se você dividir entre as 6 pessoas e contando que você pode cozinhar no apartamento, economizando com as suas refeições.

Compras em Margarita

compras

Nós não escolhemos nossos destinos de viagens baseados em compras, definitivamente. Mas há quem ache isso de extrema importãncia, quando vão escolher o destino e Margarita é reconhecida como um dos paraísos para compras.

Acabamos de voltar de Margarita (Janeiro de 2014) e posso afirmar que a ilha não é mais aquele paraíso todo de compras que já foi um dia, isso se dá grande parte pela crise econômica que o país vem passando. Muitos países não estão vendendo mais para a Venezuela por conta das exigências do governo e também dos “calotes” que os vendedores vêm sofrendo.

Mesmo sem muitos produtos ainda é possível encontrar muitas grifes com lojas abastecidas, como Tommy, Lacoste e muitas outras. Logo ainda compensa ir para a ilha realizar compras, mas acredito que deve ser algo secundário e não seu principal objetivo.

Praias de Margarita

IMG_9586

Praia Parguito

Essa é uma das praias mais badaladas de margarita, é a praia preferida pelo surfistas. Há bons restaurantes, duchas e banheiros.

Praia El Água

É a praia mais clássica de margarita, com uma orla gigante, possui ótimos restaurantes, duchas e banheiros, concentra uma grande rede hoteleira, se quiser ficar de frente para o mar, a praia El Água é uma ótima opção.

Praia Caribe

É uma das minhas preferidas em margarita, é uma praia tranquila quanto a visitantes, possui uma quantidade razoável de ondas, mas não chega a ser um perigo para os banhistas.

Praia El Yaque

É a praia mais movimentada quando o assunto é esportes aquáticos, lá é possível fazer wind surf, sup, banana boat e muito mais, é uma das minhas preferidas por isto.

Praia Pedro Gonzalez

Praia tranquila, por ser mais distante. Lá dificilmente você encontrará muitos brasileiros, a água não é tão transparente quanto as outras mas a vista é incrível também.

E outras…

Ilha de Coche e Cubágua

Ilha de Coche

IMG_2693

Coche conta com hotéis que tem respeitado o equilíbrio natural da ilha. São construções em frente ao mar, com brisa constante, ideal para quem gosta de deslizar sobre as ondas com sua prancha e vela. Os europeus são os que mais desfrutam da fascinação que a Praia La Punta desperta nos visitantes, particularmente entre os que gostam de praticar esportes aquáticos.

Coche oferece ao visitante diversas paisagens que se contrastam para quem chega à ilha vindo de Margarita. Você encontra os benefícios de uma praia com areia brilhante e água translúcida e tranqüila

Ilha de Cubágua

Há também a Ilha de Cubágua, que também possui águas lindas, translucidas, mas que possui bem menos atrações que Coche, esta ilha não conhecemos mas pelas fotos podemos constatar que também é um lugar que vale a pena conferir.

Nado com Golfinhos

IMG_8956

No Parque Aquático Waterland é possível ter esta incrível experiência de nadar com estes animais incríveis, e o melhor é que ao contrário de outros destinos que oferecem este tipo de atividade, em Margarita cobram um valor acessível! É importante agendar previamente seu horário.

Passeios de Jeep

Uma ótima ideia para quem quer conhecer melhor a ilha e sua história é encarar um passeio de Jeep pela ilha, ele vai te levar e lugares bem diferenciados (castelos, fortes, praia Punta Arenas, passeio de barco na Lagoa “La Restinga” etc) e que você dificilmente vai ter a oportunidade de conhecer de outras formas.

Os Jeeps vão buscar cada pessoa em seus hoteís, cada Jeep possui, comumente, capacidade para 6 passageiros, mas há alguns que comportam mais pessoas.

Há a opção de ir em um Jeep aberto ou fechado, o primeiro certamente é mais emocionante e o segundo mais confortável, com ar-condicionado e tudo o mais.

A culinária

Muitas pessoas possuem dificuldades quando viajam de se adaptar com a culinária do local, estas pessoas podem encontrar certa dificuldade em Margarita, mas não se desespere, você vai entender.

Se você desejar saborear a comida venezuela, se você não está acostumado com comidas bem condimentadas pode ter problemas, isso porque a comida deles é bem diferente da brasileira. Os venezuelanos usam bem mais condimentos e temperos que nós brasileiras, então vá com calma.

Depois de se acostumar, não deixe de aproveitar as arepas, cachapas, empanadas, hamburguesas e muito mais que são pequenos lanches que se pode comer em cada esquina, pagando pouquíssimos reais.

Se você prefere não se aventurar com essas comidas, é só almoçar nos muitos shoppings de margarita onde pode encontrar várias redes de fast-food (Mc Donalds, Subway, Burger King e outras) ou mesmo comer comida de todo o mundo nas dezenas de restaurante.

Soubemos também que há uma churrascaria brasileira na ilha, mas não fomos conferir.

Uma dica que dou é aprecie sensações novas, uma das atrações em uma viagem ao meu ver é a culinária local.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Deixe aqui o seu comentário

Comentários