5 Dicas Importantes para Sua Viagem à Turquia

A Turquia é considerada a porta de entrada ao mundo árabe, e é um excelente destino para quem quer fazer uma imersão cultural ou ter contato com algo diferente do mundo ocidental.

O país fica um pé na Europa e outro na Ásia, e por isso mistura um pouco dos dois em seu mundo.

Além de uma cultura riquíssima, a Turquia concentra paisagens exuberantes, belas praias, mesquitas impressionantes, desertos, montanhas, uma arquitetura marcante e uma culinária particular e deliciosa.

Mesquita Azul, Istambul (Foto via)

Sem dúvidas é um dos destinos mais surpreendentes que você poderá visitar, por isso fizemos aqui 5 dicas e informações essenciais para primeira viagem à Turquia principalmente.

#1 Como Chegar

A Turquia é um país euro-asiático e faz fronteira com Bulgária, Grécia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque e Síria.

Devido a Turquia ter essa localização, geralmente a maneira mais econômica para chegar lá a partir do Brasil é buscando um voo para um país mais próximo e depois para a Turquia.

Também é possível pegar voos para Istambul saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, operados por diversas companhias européias.

Os principais aeroportos da Turquia são os de Ankara-Esenboga (ESB), na capital, Istanbul-Atatürk (IST), Izmir-Adnan Menderes (IZM) e Sabiha-Gökçen (SAW).

Além disso, há linhas de verão privadas de ferry que ligam as ilhas gregas, a Ucrânia e a Itália à Turquia.

Então se você estiver fazendo uma viagem a algum desses países, quem sabe não é uma boa ideia estender a viagem até a Turquia?

#2 Não há necessidade de visto para brasileiros

A boa notícia é que nós não precisamos de visto para entrar na Turquia para permanecer até 90 dias no país.

Mas é importante saber que o seu passaporte precisa ter validade de pelo menos mais 6 meses a partir da data que você entra no país.

Outra observação é que se você estiver viajando pela Europa somente com seu passaporte europeu (no caso de brasileiros com dupla cidadania), você irá precisar de visto para entrar na Turquia, se não estiver com seu passaporte brasileiro em mãos.

Para emitir o visto basta preencher o formulário no site oficial e pagar uma taxa para obtenção do visto.

#3 Moeda da Turquia

A Lira Turca é a moeda oficial da Turquia, e alguns poucos estabelecimentos aceitam euro nas cidades maiores.

Porém você facilmente encontra casas de câmbio por lá, então leve euro ou dólar para trocar no país para uma melhor cotação.

Para você ter uma ideia, a conversão fica em torno de 6,90 Liras Turcas para cada Euro (maio/2019), e cerca de 1,50 Liras Turcas para cada Real.

A Turquia é considerado um país barato para se viajar, ainda mais se compararmos com países europeus.

É perfeitamente possível viajar pela Turquia gastando cerca de R$150/dia ou até menos, já incluindo hospedagem, alimentação e passeios.

#4 Quando ir à Turquia

A melhor época para conhecer a Turquia é durante a primavera, verão e outono. Entre os meses de abril e outubro.

Isso por que a cidades estão mais floridas, alegres e as praias são bem mais convidativas nessa época.

Se você é fã de tulipas, considere ir no mês de abril. Para quem pensa que a Holanda é o país das tulipas, está bem enganado.

As tulipas são originárias da Turquia e desde 2006, o país vem promovendo o Festival das Tulipas em Istambul, que encanta a todos.

International Istanbul Tulip Festival (Foto via)

Agora se você busca conhecer mais da cultura e arquitetura turca, o inverno pode ser uma boa pedida se não se importar com as temperaturas baixas – e até neve em algumas cidades.

Porém se você for à Capadócia no inverno, dependendo de como está se comportando o clima, pode não ser possível fazer o famoso  passeio de balão.

(Foto via)

#5 Aproveite as praias

Pouca gente considera a Turquia como um destino de praias, porém o país possui um dos mais belos litorais do mundo, sendo banhado pelo mar Egeu.

Foto via

Para ter uma ideia da beleza, esse é o mesmo mar que banha ilhas gregas famosas como a Ilha de Rhodes.

E o melhor de tudo é que os preços são muito mais acessíveis do que conhecer praias na Grécia por exemplo, ou de outros lugares da Europa como a Itália.

O mar com aquele azul profundo, por vezes turquesa ou esmeralda é um convite e tanto que já fazem valer a sua viagem à Turquia.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U