Apaixonado por café? Conheça estes 6 destinos no Brasil e no mundo!

A verdade é que ninguém resiste a um bom café e aquele cheirinho das cafeterias.

Ao redor do mundo existem lugares especializados no preparo do café, e também há aqueles lugares onde é possível conhecer tudo sobre a produção do grão.

O próprio Brasil historicamente e ainda hoje possui um papel importante no cenário do café mundial.

Então fizemos uma seleção com 6 destinos no Brasil e no mundo que todo apaixonado por café deveria conhecer, ou para aprender sobre a produção ou para provar as melhores amostras da bebida.

No Brasil

#1 Rota do Café no Paraná

A Rota do Café é um projeto que foi pensado pelo Sebrae com o objetivo de resgatar a vocação do norte paranaense.

Foto via

Abrangendo 16 municípios, a Rota do Café conta com 34 atrativos num raio de 200 km de Londrina –  antiga capital mundial do café.

A Rota do Café faz com que haja contato com toda a experiência cafeeira, lazer e conhecimento cultural e ambiental sobre o grão.

Nela o visitante pode conhecer fazendas históricas desativadas com tulhas e terreiros de secagem do grão, passar por cafeterias gourmets, museus, dormir em propriedades rurais e, dependendo da época do ano, é possível até participar da colheita e dos processos de secagem e torra do grão.

Londrina é considerada como a base desta rota, e há muitas atrações importantes lá, mas se tiver com um pouco mais de tempo tente conhecer mais atrações da rota por que vale a pena!

Leia também nosso artigo sobre o que fazer em Londrina.

#2 Rota do Café Verde no Ceará

Partindo da Estação Ferroviária de Baturité, a Rota do Café Verde passa por diversos pontos com a proposta de levar os visitantes a conhecerem fazendas e sítio dos produtores do grão.

Foto via

Mas esse passeio é como um mergulho pela arquitetura, história, cultura e belezas naturais da região.

A visita passa pelos principais pontos de produção: Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, e há opções de tour saindo destes diferentes pontos.

Além disso, na região, também é possível visitar locais da época dos jesuítas, como monastério e a própria estação ferroviária de Baturité.

#3 Rota do Café Especial em Minas Gerais

Minas Gerais está entre os maiores produtores de café do Brasil e principalmente a região sul do estado é repleta de cafezais.

A chamada Rota do Café Especial é feita na cidade de Carmo de Minas em dois períodos do ano, para garantir a melhor experiência aos visitantes: dezembro a fevereiro e de junho a agosto.

Foto via

Durante o tour você terá a oportunidade de caminhar por cafezais e receber explicações sobre todo o processo de produção cafeeira.

Além disso, os visitantes passam por belíssimas paisagens e mirantes e poderá admirar as belezas naturais da região bem de perto.

Mundo

#4 Colômbia

Famosa por ter um dos melhores cafés do mundo, a Colômbia é lugar certo para provar os mais diversos tipos de café.

A União Europeia, em 2007, declarou as áreas de produção de café arábica na Colômbia como regiões geográficas protegidas.

Quando estiver pela Colômbia não deixe de provar o Juan Valdez e de visitar uma das cafeterias espalhadas pelo país.

Juan Valdez foi uma marca criada em 1959 que faz referência às mais de 500 mil famílias cafeeiras colombianas.

#5 Istambul, Turquia

O café turco é considerado como um dos melhores do mundo, e a forma mais tradicional é preto, concentrado e doce.

Foto via

Os turcos preparam o café de forma bem encorpada, sendo que a bebida é feita com o grão finamente moído, não sendo filtrado.

Por lá há uma infinidade de cafeterias espalhadas por todo o país, mas se estiver por Istambul, não deixe de experimentar o café do Pierre Loti Café e também do Fazil Bey’s Turkish Coffee House.

#6 Milão, Itália

Na Itália, toda hora é hora para um bom e velho expresso!

A bebida se mistura com a identidade cultural do país e dependendo da região em que você está há diferentes tipos de grãos e torras para experimentar.

Foto via

Em Milão por exemplo há infinitas cafeterias, sendo que as mais famosas são a Orsonero, Marchesi, Taglio, Caffé Napoli e Moleskine Café.

Por lá há a opção também de mergulhar num mundo mais luxuoso da bebida, e se quiser ter essa experiência, tente visitar um dia a cafeteria Pavé, Bar Luce ou o Caffè Baglioni.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post