Delta do Parnaíba: 7 Dicas essenciais para a sua primeira viagem!

O Delta do Parnaíba é daqueles destinos surpreendentes e únicos que vão ficar na memória.

Ele fica entre o Piauí e o Maranhão e é considerado o berço de algumas das paisagens mais belas e especiais do mundo.

São quase 80 ilhas que formam o 3º maior delta do mundo, ficando atrás apenas do Rio Nilo, na África, e do Rio Mekong na Ásia.

O Delta do Parnaíba é um destino imperdível para quem ama ecoturismo e contato com a natureza, mas infelizmente esse destino ainda fica fora de muitos roteiros de viagem pelo Brasil.

Por isso, preparamos aqui uma lista de dicas que vão te ajudar a planejar e a aproveitar a sua primeira viagem ao Delta do Parnaíba.

#1 O que é um Delta

Um delta é a foz de um rio formada por vários canais ou rios menores. O rio então vai se espalhando pelo solo e formando várias ilhas até desaguar no oceano.

Esse é um fenômeno natural que geralmente acontece em rios que desaguam em região de planície como o rio Nilo ou também o rio Amazonas.

E por isso Delta do Parnaíba é a região de formação dessas mais de 70 ilhotas que dão um visual incrível pro local.

#2 Como Chegar no Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é situado no município de Parnaíba no Piauí, e esse é o ponto de partida para os passeios até o delta.

No município há um aeroporto, mas a opção mais viável é pegar um voo até Teresina, capital do estado, e de lá seguir para Parnaíba.

A cidade fica a 330 km de Teresina e para fazer o trajeto você pode alugar um carro, pegar um ônibus ou alguma das opções de transfer que saem de Teresina.

#3 Quando ir

As temperaturas são altas durante o ano inteiro, então o que vai determinar a “melhor” época é a quantidade de chuvas.

Entre fevereiro e julho são os meses em que as chuvas são mais abundantes, mas estes são os melhores meses para avisar aves e animais na região, e também lagoas mais abundantes.

Já se você quiser evitar as chuvas, procure evitar esses meses. E ainda, se você quiser velejar na região, os meses entre setembro e dezembro reservam os melhores ventos.

#4 Faça o Passeio de Barco pelo Delta do Parnaíba

Esse é um dos passeios imperdíveis no Delta porque é possível ver muita coisa da região.

Foto via

Ele sai do Porto dos Tatuas e segue pelos mangues, dunas e lagos, onde é possível ver as ilhas formadas pelo delta.

Os passeios geralmente tem um guia da região que vai mostrando os locais e explicando sobre a fauna e flora dos lugares.

Além de toda a beleza da paisagem, durante o passeio você terá a oportunidade de ver diferentes espécies de plantas, aves e mamíferos. Então fique bem atento para não perder nada!

#5 Conheça a Ilha dos Poldros

Um dos destaques da região é a Ilha dos Poldros, um lugar único no delta. As areias branquinhas e um clima de muita paz e conexão com a natureza encantam qualquer viajante.

A Ilha dos Poldros é composta pela vegetação nativa da região, as dunas e o encontro do rio com o mar.

Na própria ilha você pode encontrar ótimas opções de hospedagens e também de passeios, e essa está entre as melhores localizações para conhecer o Delta.

Foto via

#6 Aprecie o Artesanato da Parnaíba

Não é novidade que o Piauí tem um dos melhores artesanatos do Brasil, e em Panaíba não é diferente.

A maioria do artesanato lá é feito com as fibras da carnaúba e das taboas. Os artesãos usam essas fibras naturais para produzir móveis, balaios e objetos de decoração.

Foto via

Não deixe de admirar também o trabalho produzido pelas artesãs que dando cores às palhas produzem verdadeiras obras de arte.

#7 Contemple o Pôr do Sol no Alto da Pedra do Sol

Em meio às paisagens incríveis do parnaíba o sol nasce e se põe todos dias dando um verdadeiro show.

A cerca de 20 minutos de Parnaíba fica a Pedra do Sol, que fazendo jus ao seu nome, é um local incrível para assistir o pôr do sol.

E além do pôr do sol, da Pedra do Sol é possível ver a revoada dos pássaros avermelhados do Parnaíba, os guarás.

A revoada dos Guarás é um show à parte que você terá a chance de ver no delta.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post