Mochilão no Brasil: 10 Melhores Lugares para Mochilar no Brasil

Mochilão no Brasil? Isso mesmo! Mochilar no Brasil é uma ótima pedida e tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros, afinal nosso país é super diverso e tem inúmeras belezas naturais de fazer cair o queixo.

E não há nada mais gratificante do que explorar e conhecer de pertinho nossa própria terra! Pelo Brasil há praias incríveis, chapadas e cânions, floresta tropical, floresta de savana e Mata Atlântica, além de inúmeras cidades históricas.

Porém saber quais são os melhores destinos para mochilão no Brasil pode não ser tarefa fácil, e pensando nisso reunimos 10 lugares incríveis para mochilar no Brasil e ter uma experiência inesquecível e transformadora.

 

#1 Jericoacoara

Ah! Jericoacoara já tem boa fama por si só, conquistada  porque o lugar tem uma magia especial e conquista a qualquer um. Carinhosamente chamada de “Jeri”, a pequena vila é um destino incrível para viajantes mochileiros.

Lá, é possível ter contato direto com a natureza todos os dias, caminhar até paisagens impressionantes, curtir as praias e aproveitar o clima gostoso da vila (receita perfeita para um mochilão perfeito!)

Por lá há muito o que fazer, ou você pode escolher não fazer nada e simplesmente curtir o sol à beira-mar.

Aqui você confere dicas sobre Jericoacoara e aqui você pode descobrir o que fazer.

Pôr do sol em Jeri | Foto por Nay Pereira

 

#2 Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros fica no interior de Goiás e é o lugar ideal para quem quer renovar as energias e ter muito contato com a natureza.

A principal base para conhecer a Chapada é a cidade de Alto Paraíso e por lá há vários hostels ideais para mochilar e apesar de os atrativos turísticos ficarem longe um do outro, é comum pedir carona lá, se você estiver sem carro.

Se você se interessa pela Chapada, aqui no Casal Nômade temos um guia da Chapada dos Veadeiros, com informações de como chegar, quanto tempo ficar, o que fazer e onde ficar. Confira também quais são as melhores atrações da Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira Almécegas 1 | Foto por Cam Roda

 

#3 Litoral de Pernambuco a Alagoas

As Praias de Recife a Maceió concentram-se em uma das partes mais bonitas do litoral nordestino e vale a pena conferir algumas delas. São diversas praias banhadas por um mar cristalino, praias repletas de coqueirais, lugares mais badalados, outros mais reservados, assim é o litoral que vai de Pernambuco a Alagoas.

Leia mais informações no artigo sobre as melhores praias para conhecer de Recife e Maceió para você organizar a rota do seu mochilão.

Praia de Japaratinga, Alagoas | Foto por Cam Roda

#4 Tocantins

O Tocantins é um destino que tem que entrar na seu roteiro se você for um amante da natureza brasileira.

As paisagens da região não se comparam com nenhuma outra no Brasil. Com fauna e flora diferenciada, as paisagens tocantinenses formadas ao longo de rios, serras, dunas, cânions e cachoeiras são simplesmente impressionantes.

Conhecer o Tocantins é imergir no cerrado, o segundo maior bioma do Brasil e a savana mais rica em biodiversidade do mundo. Aqui você pode ler sobre 5  lugares para conhecer em Tocantins.

 

#5 Mochilão na Rota das Emoções: Lençóis Maranhenses, Parnaíba e Jericoacoara

A Rota das Emoções não ganhou esse nome à toa! Ela compreende lugares incríveis e motivos de orgulho para o Brasil: os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

A Rota se estende por um percurso de 900 km que passa por 3 estados diferentes do Brasil, sendo Maranhão, Piauí e Ceará, envolvendo 3 áreas de proteção ambiental diferentes.

Criada pelo Sebrae para estimular o turismo na região, a Rota das Emoções é simplesmente um dos roteiros mais incríveis do Brasil, ainda mais para quem gosta de ecoturismo.

Leia aqui 5 dicas para economizar na Rota das Emoções.

 

Lençóis Maranhenses | Foto por Cam Roda

 

#6 Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado super diverso, com paisagens que vão de montanhas a praias incríveis que dispensam apresentações.

Uma das regiões mais procuradas pelos viajantes na hora de mochilar é a própria capital ou a Região dos Lagos, que conta com as mais belas praias do estado.

Aqui você pode conferir 7 passeios gratuitos no Rio de Janeiro e  também as 10 melhores praias da Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

 

#7 Belém e Manaus

As cidades que são portas de entrada para a Amazônia podem revelar vários “segredos” que você não vai se arrepender de conhecer.

Há pessoas que buscam conhecer mais a área urbana e a cultura manauara e paraense e há também aqueles que fazem Manaus (AM) e Belém (PA) de ponte para conhecer a floresta amazônica e seus encantos.

Aqui você pode ler sobre o que fazer em Manaus e aqui os melhores lugares para acampar em Manaus e arredores.

Leia também sobre 3 destinos incríveis no Pará para emendar com sua visita à capital: Alter do Chão, Ilha de Marajó e Vila de Algodoal.

 

#8 Florianópolis

Florianópolis é uma das capitais mais queridas do sul do Brasil, e não é à toa. São diversas praias para todos os gostos, ótima infraestrutura e muita história pra contar.

Também conhecida como Ilha da Magia e carinhosamente chamada de Floripa, a capital catarinense conquista muita gente sem muito esforço.

Belas praias, belezas naturais, excelentes restaurantes, bares e muita coisa para fazer. Leia aqui sobre as principais atrações de Floripa.

Praia dos Ingleses | Foto via

 

#9 Estrada Real em Minas Gerais

Mochilar pela Estrada Real em Minas Gerais é fazer uma verdadeira viagem ao nosso passado. Esse trecho de Minas possui mais de 300 anos e 1600 km de extensão, passando por várias cidadezinhas históricas, divididas em 4 caminhos: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu.

São 199 municípios incluídos na Estrada Real e um dos trechos mais interessantes reúne as cidades de Carrancas, São João del Rei e Tiradentes.

São João del Rei | Foto por Cam Roda

 

#10 Chapada da Diamantina

Considerado um verdadeiro paraíso para quem quer mochilar, ama ecoturismo e turismo de aventura, a Chapada da Diamantina é um dos parques nacionais mais visitados do Brasil.

E não é por menos, o lugar é repleto de belezas naturais e atrativos que são capazes de deixar os viajantes ocupados por várias semanas e é bem difícil não querer voltar mais e mais vezes.

Além das belezas naturais, o Parque Nacional da Chapada da Diamantina passa por lindas cidades, com muita história, gastronomia e um povo hospitaleiro!

Aqui você confere dicas imperdíveis para sua viagem à Chapada da Diamantina.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.