As melhores praias e atrações de Camocim no Ceará

Camocim é uma cidade do litoral cearense que surpreende por suas belezas naturais.

São 60 km de praias no litoral, incluindo a Ilha do Amor, Tajatuba e Guriú.

Camocim guarda algumas das praias desertas do oeste cearense, com acesso ainda difícil o que ajuda a conservar a atmosfera pacata e mais reservada do litoral.

Esse é o tipo de destino para quem curte ecoturismo e quer mais contato com a natureza, pois lá todas atrações são ao ar livre e com uma dose de aventura.

Pensando nisso, fizemos uma seleção com as principais atrações da cidade de Camocim para que você aproveite bastante os seus dias por lá.

Como Chegar em Camocim

Camocim fica distante 360 km da capital cearense, e a cidade é também inserido na famosa Rota das Emoções (circuito que inclui os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara).

Para ir a Ilha do Amor é necessário chegar primeiro a Camocim, e para isso é possível fazer o trajeto de carro, de ônibus ou pegar um transfer desde Fortaleza.

O que fazer em Camocim

#1 Ilha do Amor

Dunas da Ilha do Amor (Foto: Fco Fontenele)

A Ilha do Amor, também conhecida como a Ilha da Testa Branca, é um dos lugares mais belos do estado.

A Ilha do Amor fica em frente à praia de Barreiras e o visual por lá é incrível. Numa combinação de dunas, belas lagoas de água cristalina e manguezais, a Ilha do Amor surpreende pela diversidade e belezas naturais.

A grande atração da Ilha do Amor é a sua própria diversidade. Na Ilha, você pode encontrar dunas de areia fofinha e branca, manguezais com suas vegetação típica que fazem do local um belo ponto para conhecer em Camocim.

Para chegar na Ilha do Amor, é necessário atravessar o rio Coreaú, pegando um barco saindo da avenida beira-mar ou uma balsa se você estiver de carro ou buggy.

O barco para a Ilha do Amor custa menos de 5 reais e é pago somente na ida. Já se você estiver com veículo pagará um pouco mais pela travessia na balsa.

#2 Praia de Tajatuba

Foto via

A Praia de Tajatuba é uma das praias mais bonitas de todo o litoral cearense. São dunas, coqueirais e um mar verdinho que completam um visual incrível.

Ela é bem famosa por sua lagoa, com água multicor que encanta muita gente. Lá vale a pena encarar o escorregador gigante que vem desde o topo da duna.

Lá também é uma área ideal para praticar stand up paddle e caiaque em suas águas tranquilas e convidativas.

Na década de 80, a comunidade de Tajatuba foi soterrada pelas dunas durante um vendaval, mas as famílias reconstruíram um novo vilarejo chamado Nova Tajatuba.

O acesso a Praia de Tajatuba é feito apenas em veículos de tração 4×4 e por isso a praia permanece bem preservada e sossegada.

E a comunidade de pescadores vive integrada a esse ambiente e também sobrevivem do turismo na região.

#3 Praia de Guriú

Guriú fica localizada na foz de um rio, entre manguezais e belas dunas inseridas no Parque  Nacional de Jericoacoara.

Sua areia é fofinha e bem larga, banhada por um mar tranquilo e fica ao lado do rio Guriú.

E apesar de pequena, Guriú apresenta várias opções turísticas, que vai desde a observação de cavalos marinhos até os passeios de buggy pelas dunas.Fazendo deste, um lugar que vale dedicar dois 2 dias da sua viagem a Camocim.

#4 Praia das Barreiras

Foto via

A Praia das Barreiras fica a 3 km do centro de Camocim, na foz do rio Coreaú. ela é uma praia selvagem cercada por lindas e imponentes falésias;

Ela é uma praia para quem gosta de visuais mais naturais e rústicas e do alto das falésias é possível ter uma visão privilegiada de Camocim. De lá é possível avistar a Praia das Imburanas e as belas dunas da Ilha do Amor, os manguezais e a orla de Camocim.

#5 Praia do Farol do Trapiá

Sabe aquela praia perfeita para passar o dia? A Praia do Farol do Trapiá fica a cerca de 2 km da Praia de Barreiras e ela é a escolha ideal para quem quer uma praia com mais infraestrutura.

Lá você encontrará um restaurante que serve comidas típicas, com peixes e frutos do mar.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.