As Praias de Cajueiro da Praia, no Piauí

Cajueiro da Praia é o destino ideal para quem ama natureza e ecoturismo. O lugar é um verdadeiro refúgio natural, com belas praias e muita diversidade de fauna e flora.

Localizado no norte do estado do Piauí, a 400 km da capital, Teresina, e é um dos quatro municípios do Piauí banhados pelo Oceano Atlântico.

A cidade se chama cajueiro devido ao grande número de cajueiros existentes por lá, e além disso, lá fica o maior cajueiro do mundo.

A cidadezinha faz fronteira com o estado do Ceará e é uma boa pedida para quem ama praias mais rústicas e tranquilas.

Pensando nisso, estamos trazendo mais informações sobre a cidade de Cajueiro da Praia e suas belas praias.

Leia também nosso artigo sobre as praias de Luís Correia, que fica pertinho de Cajueiro.

Como Chegar a Cajueiro da Praia

Cajueiro da Praia fica distante 400 km de Teresina e cerca de 70 km de Parnaíba, e por isso muita gente escolhe conhecer Parnaíba e Cajueiro em uma mesma viagem, ou mesmo combinando com a cidade de Barra Grande, sua vizinha.

Saindo de Teresina, a via de acesso até Cajueiro é a BR-343 e a viagem de carro dura cerca de 5 horas e meia.

Já se você estiver em Parnaíba, é possível fazer a viagem em 1 hora e curtir o melhor de Cajueiro, mesmo com pouco tempo.

Há também um ônibus operado pela Guanabara que faz o trajeto desde Teresina, que é uma opção mais econômica (e também mais demorada).

Quando ir

Cajueiro da Praia tem 2 estações bem definidas. A estação chuvosa vai de fevereiro a maio, sendo que as chuvas mais intensas são entre março e abril. 

Já a estação seca vai de junho a dezembro, e é raríssimo chover entre agosto e novembro, que é a melhor época para ir e aproveitar as praias sem chuva.

Praia de Barra Grande

Foto via

Barra Grande é o maior povoado do município de Cajueiro da Praia, e até 2000 Barra Grande era uma pacata vila de pescadores.

A partir dos anos dois mil o turismo começou a ser explorado na região, e a costa de Barra Grande hoje é uma das mais procuradas no Piauí.

O visual em Barra Grande é incrível, pois é formado por um mar azul cercado por carnaúbas e coqueiros que emolduram um belo cenário.

A praia é bem famosa entre os praticantes de kitesurf, já que lá é uma área muito propícia para isso, com os ventos ideais.

Além de kitesurf, a praia é ideal para stand up paddle e caiaque, e lá é também um bom lugar para começar.

Além disso, a vila de Barra Grande é uma graça, sendo bastante comparada a querida Jericoacoara, com suas ruas de areia e imóveis rústicos.

Com certeza, Barra Grande é uma das melhores opções de áreas para se hospedar em Cajueiro da Praia e por lá há diversas opções de pousadinhas charmosas que vão fazer da sua estadia em Barra Grande ainda melhor.

Praias na sede do município

Foto via

Para quem gosta de praias com mar mais calmo, ao redor da sede do município você já ficará bem satisfeito.

As praias de Cajueiro de Baixo por exemplo, são frequentadas por pescadores da região e é um ótimo lugar também para admirar a paisagem e a praia de Dantas, onde é possível chegar a pé.

Mais acima fica a Praia da Itam, que possui um visual especial, com muitas conchinhas na areia e excelente para banho.

Após estas, fica a Ponta do Barbaço, uma bela praia da região, e é possível chegar a pé caminhando pela costa durante a maré baixa, e indo ainda mais distante há uma região de corais que vale a pena conferir.

Conheça o maior cajueiro do mundo

Sim! o maior cajueiro do mundo fica em Cajueiro da Praia. O chamado Cajueiro Rei foi formado a partir de uma mega-árvore que surgiu de um processo natural de multiplicação.

Novos cajueiros foram sendo formados a partir dos galhos da árvore principal que tocaram o chão (isso é chamado de alporquia), formando “clones” ainda ligados ao cajueiro original.

Hoje, o cajueiro passa dos 8.800 metros quadrados passando inclusive por propriedades privadas.

Se dúvida é um lugar que vale a pena conhecer!

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.