Conheça Cambará do Sul, a terra dos cânions brasileiros

Cambará do Sul é a cidade gaúcha que ficou famosa como cenário da minissérie da Tv Globo “A Casa das Sete Mulheres” que deixou em evidência o ar aventureiro da cidade que é o portal de entrada para os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Conheça um pouco mais da terra que possui os maiores cânions do Brasil!

Cambará do Sul é um município que fica no Rio Grande do Sul e seu principal cartão-postal é o cânion de Itaimbezinho que fica em Aparados da Serra. O Cânion de Itaimbezinho esbanja belíssimos paredões com mais de 700 metros de altura e cerca de 6 quilômetros de extensão.

Cânion Itaimbezinho e Cachoeira Andorinhas. Foto via
Cânion Itaimbezinho e Cachoeira Andorinhas. Foto via

O Parque Nacional Aparados da Serra abriga os maiores cânions do país e possui 10 mil hectares e foi criado na década de 60 com o objetivo de proteger as formações e cânions da região. E é devido a essa proteção que somente 3 trilhas são abertas ao público e os passeios devem ser sempre guiados.

Há também a chamada “Cavalgada dos Cânions” que é um passeio a cavalo que começa na Fazenda Santana  que fica ao norte do município. A cavalgada percorre áreas com mais de 1.150 metros de altura e passa pelas bordas dos Cânions Pinheirinho e Cambajuva. Essa cavalgada é em um estilo aventureiro e leva cerca de 5 horas para ser concluída, onde você além de vislumbrar a paisagem pode ter uma experiência de um gaúcho serrano.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Cavalgada dos Cânions. Foto via
Cavalgada dos Cânions. Foto via

O Parque Nacional da Serra Geral que fica também no município de Cambará do Sul, possui como principal atração o Cânion Fortaleza que possui 900 metros de altura ao londo de 7,5 quilômetros de extensão. Para chegar lá é necessário pegar a trilha que leva a Pedra do Segredo, passando pela bela cachoeira do Tigre Preto.

Cânion Fortaleza. Foto via
Cânion Fortaleza. Foto via
Cachoeira Tigre Preto. Foto via
Cachoeira do Tigre Preto. Foto via

Na área da Serra Geral também não deixe de conhecer os Cânions Malacara e Churriado, lembrando que para essas trilhas você vai precisar de um pouco mais de preparo físico. Se prepare por que vale muito a pena percorrer esse belo caminho repleto de piscinas naturais!

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − treze =