O que fazer em Matinhos (PR): melhores praias e atrações

Matinhos é uma das cidades mais frequentadas do litoral paranaense, e possui mais de 20 km de praias urbanizadas e com ótima infraestrutura.

São 15 os balneários em Matinhos, rodeados por belezas naturais, morros e vegetação que formam um cenário exuberante e muito atrativo para quem ama estar em contato com a natureza.

A maioria dos visitantes que frequentam a cidade de Matinhos, são de Curitiba, porém cada vez mais, pessoas de outras cidades buscam Matinhos para um bom banho de mar e um feriado à beira da praia.

Porém, além das praias, há muito o que fazer por lá, principalmente para quem é fã de ecoturismo. 

Por isso, reunimos mais informações sobre Matinhos, para que você saiba o que fazer e também conheça quais são as melhores praias para visitar na cidade.

 

Como Chegar em Matinhos, Paraná

A cidade de Matinhos fica a apenas 110 km de distância da capital paranaense, Curitiba, e é muito simples chegar da capital até lá.

O trajeto dura apenas 1 hora e 40 e a rota é feita pela BR 277 com destino a Paranaguá. A estrada é duplicada e bem conservada, sendo uma viagem bem agradável. Após o posto da polícia federal, pegue e a primeira saída à direita na rodovia PR 508, conhecida como Alexandra-Matinhos.

Para quem opta por ir de ônibus, a viação Graciosa faz esse trecho de Curitiba a Matinhos em vários horários do dia e a passagem custa cerca de 40 reais.

 

O que fazer em Matinhos (PR)

 

#1 Conhecer o Morro do Escavaldo e o Morro do Boi

Também conhecido como Morro da Cruz, o Morro do Escavaldo é o point de quem gosta de aventura e ecoturismo. O morro está a 262 metros de altitude e possui uma rica parcela de Mata Atlântica.

Na base do morro é possível fazer a trilha que te levam ao topo, que é muito utilizado por praticantes de saltos de paraglider, escalada e rapel. 

Do alto do Morro do Escavaldo é possível ter uma visão privilegiada de todas as praias da região.

Outro ponto que vale a pena conhecer é o Morro do Boi. Um pouco mais baixo que o Morro do Escavaldo, com 160 metros de altura, o Morro do Boi leva a Praia Bela ou a Praia dos Amores.

Esse é aquele tipo de trilha recompensadora, que no final você terá um banho de mar para recuperar as energias. 

Vista do Morro do Escavaldo | Foto: Priscila Forone

#4 Curtir belos dias de sol nas praias de Matinhos

Matinhos possui diversas praias e balneários e entre os principais estão Caiobá, incluindo a Praia Mansa e a Praia Brava e a Praia dos Pescadores.

Caiobá é o maior balneário de todos e inclui a Praia Brava, a Praia Mansa e o Morro do Boi como seus principais atrativos.

A Praia Brava, possui águas rasas e agitadas na maior parte do tempo, sendo sede de campeonatos de surf. A área tem um pouco de vegetação que completa o visual. 

Praia Brava | Foto via

Além disso, é em um de seus extremos que fica o Morro do Boi, e no outro a Pedra de Matinhos.

Já a Praia Mansa fica bem na entrada da Baía de Guaratuba, também no balneário de Caiobá. Ao contrário de sua vizinha, a Praia Mansa faz jus ao nome e tem águas rasas e calmas, ideal para passar o dia relaxando.

De lá é possível ir para a Praia Bela, para Prainha do Farol ou para a Ilha das Tartarugas.

Já a Praia dos Pescadores, também conhecida como Praia Central, é um dos pontos principais da cidade, sendo uma ótima área para se hospedar também.

 

#3 Conhecer as Igrejas

Para quem gosta de turismo religioso, ou de conhecer a parte mais histórica e cultural através de igrejas, em Matinhos há várias igrejas que vale a pena conhecer.

Uma das igrejas que você precisa conhecer é a Igrejinha de São Pedro, construída entre 1938 e 1944. Ela foi tombada em 1986 como patrimônio histórico do município e é localizada na Rua Roque Vermelha, s/nº.

 

#4 Visitar a Ilha das Tartarugas

A Ilha das Tartarugas é também conhecido como Ilha do Farol e é uma atração muito especial para quem ama estar em contato com a natureza, pois ela tem uma vegetação exuberante.

A ilha fica ligada à Praia dos Amores por um istmo de pedra que só pode ser visto durante a maré baixa.

Para chegar à Ilha das Tartarugas, é necessário acessar pela Praia Bela até chegar à Praia dos Amores.

Ilha das Tartarugas | Foto via

#5 Conhecer o Parque Florestal Rio da Onça

Principalmente para quem está viajando com crianças, a visita ao Parque Rio da Onça tem que entrar no seu roteiro em Matinhos. 

O parque foi criado em 1981 com o objetivo de proteger a fauna e flora local, distribuídas em uma área de cerca de 1660 hectares.

Lá é possível aprender mais sobre a natureza local, através de trilhas interpretativas, mirantes e contemplação da flora e animais locais.

Parque Estadual Rio da Onça

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post