Gramado e Canela: O que fazer, Como Chegar e Mais!

Principais destinos de inverno do Brasil, Canela e Gramado são cidades excelentes para quem quer curtir um clima e atrações totalmente diferentes de qualquer lugar do país

As cidades vizinhas são localizadas na serra gaúcha no Rio Grande do Sul e estão entre os destinos mais visitados do Brasil, recebendo cerca de 6 milhões de pessoas anualmente.

Nos meses mais frios, junho e julho, as cidades ficam ainda mais charmosas com um toque europeu e diversas atrações para todas as idades.

Por isso resolvemos reunir as informações essenciais para que você saiba o que fazer, como chegar, onde se hospedar e muito mais nas cidades de Gramado e Canela.

 

Como Chegar em Gramado e Canela

Para quem não mora no Rio Grande do Sul, as combinações mais comuns de meios de transporte para chegar em Gramado e Canela são: avião+carro ou avião+ônibus. Porém, é bem possível fazer a viagem toda de carro, principalmente se você está vindo de outro lugar na região sul.

O aeroporto de Caxias do Sul é que o que fica mais próximo de Gramado, porém o que possui mais infraestrutura e opções de vôos é o Aeroporto de Porto Alegre que fica a 120 km de Gramado e a 127 km de Canela. Canela fica a apenas 20 minutos de carro saindo de Gramado.

De Porto Alegre há 3 opções: carro, ônibus, transfer ou uber. A boa notícia é que as estradas são boas e a viagem é bem confortável independente do que você escolhe.

A rodoviária de Gramado fica no centro da cidade e recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul em vários horários do dia. As cidades também contam com serviço de uber para circular entre as atrações.

 

Onde se Hospedar

Por serem muito turísticas, hospedagem nessas duas cidades não é algo tão barato, principalmente em Gramado na alta temporada. Por isso uma opção que a gente recomenda para hospedagem nessas cidades é pelo Airbnb. 

O Airbnb é um estilo de hospedagem que é mais econômica porque ao invés de se hospedar em um hotel ou pousada, você fica em uma casa, apartamento ou quarto alugado para você naqueles dias.

Uma grande vantagem é que você pode usar a cozinha e economizar em alimentação. Aqui você pode ter acesso ao nosso cupom que oferece R$179 de desconto na sua primeira reserva no Airbnb.

Quando fomos a Gramado, ficamos em um Airbnb espetacular, com uma vista incrível e economizamos muito dinheiro. Não deixe de experimentar e usar o nosso cupom.

Airbnb que ficamos em Gramado. A vista da janela era incrível!

 

O que fazer em Gramado e Canela

Há muito o que fazer em Gramado e Canela em todas as épocas do ano e para todas as idades. Então, principalmente se você tiver pouco tempo na cidade, vale a pena contratar uma agência de turismo e ter uma experiência ainda mais rica.

 

Agência Gramado Online, turismo de experiência em Gramado e Canela

Uma agência que recomendamos em Gramado é a Gramado Online. A empresa trabalha com turismo receptivo em Gramado e Canela e oferece diversas opções de tours e passeios na região.

O grande diferencial é que a Gramado Online trabalha com turismo de experiência, fazendo com que os visitantes aprendam e se sintam parte da cultura, natureza e história de região.

A agência trabalha com tours particulares, privativos e regulares, sendo que nos tours particulares é possível ajustar e adaptar o roteiro de acordo com as suas preferências e interesses.

Na Gramado Online eles se preocupam bastante em sempre explicar a história do lugar e relacionar com a cultura e atualidades, para que você tenha uma experiência enriquecedora.

 

Tour Gramado e Canela

Vamos colocar aqui os pontos que visitamos com a Gramado Online, para inspirar também o roteiro de vocês.

 

Snowland Gramado

Já imaginou um parque temático com neve de verdade no Brasil? O Snowland traz essa proposta de encantar as pessoas de todas as idades com neve de verdade e muitas atividades de inverno.

O Mateus estava encantado com a neve no Snowland!

No Snowland você pode se divertir na montanha de neve, praticando esportes como o snowboard e esqui, e no parque há instrutores capacitados que te ensinam as técnicas dos esportes e na sua primeira aula você já consegue evoluir bastante.

A patinação no gelo também é uma grande atração do parque e vale muito a pena se aventurar nessa e em muitas outras atividades do parque. 

Ah! e não precisa se preocupar com roupas e equipamentos. O Snowland fornece tudo o que você precisa para a sua aventura no parque. 

No Snowland a diversão é garantida!

Lago Negro

Belíssima paisagem do Lago Negro. Foto por Cam Roda.

O Lago Negro é um dos principais cartões postais da cidade e uma parada obrigatória seja qual for estação.

Idealizado em 1953 por Leopoldo Rosenfeld após um incêndio, o lago artificial foi criado para substituir a vegetação nativa morta. Tendo se inspirado nos lagos naturais da Europa, pinheiros foram trazidos da Floresta Negra na Alemanha para compor a paisagem do Parque do Lago Negro.

Fazer caminhada e trilhas pelo parque é uma excelente forma de contemplar o encanto das azaleias durante o inverno ou das hortênsias azuis durante o verão. 

 

Castelinho Caracol

O Castelinho Caracol é uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no início do Séc.XX, em estilo alemão, num tipo de construção que não usa pregos.

Hoje, o Castelinho Caracol funciona como Casa-Museu retratando uma parte importante da cultura da região, conservando seus móveis e arquitetura originais. E lá é possível tomar um café e comer a torta de maçã tradicional alemã, a Apfelstrudel.

Quando for ao Castelinho Caracol, não deixe de provar o chá de maça com a torta. A combinação é deliciosa! Foto por Cam Roda.

Além disso, o Castelinho fica em uma região lindíssima, em meio a uma natureza deslumbrante. 

Pela janela do Castelinho Caracol. Foto por Cam Roda.

Cristais de Gramado

Nessa visita conhecemos as peças incríveis da loja. Foto por Cam Roda.

Essa visita é uma verdadeira viagem no processo de produção de cristais da Serra Gaúcha. A Cristais de Gramado é uma loja e fábrica que conserva a tradição das técnicas aplicadas há quase mil anos na ilha de Murano, na Itália.

O local é referência na produção de cristais e lá você poderá conhecer como funciona o processo de fabricação das peças e observar os cristaleiros com a mão na massa.

Na Cristais de Gramado é possível conhecer o processo de produção das peças de cristal. Foto por Cam Roda.

Cristais de Gramado. Foto por Cam Roda.

A Nayara teve a chance de soprar e fazer o seu próprio vaso. Massa não é?!

 

Fábrica de Chocolate Prawer

A Prawer é a primeira fábrica de chocolates artesanais no Brasil, fundada em 1975. A produção artesanal garante que cada peça tenha uma história única e é muito interessante conhecer o processo e aprender mais sobre essa delícia.

Além de conhecer a produção, você poderá provar e também comprar chocolates maravilhosos para levar pra casa e dar de presente.

Prawer Chocolates Gramado. Foto por Cam Roda.

Restaurante da Casa Joli em Canela

A CasaJolí Bistrô Vino Bier é um restaurante em Canela na Serra Gaúcha que conta com um espaço intimista e aconchegante que reúne clientes que procuram o melhor da gastronomia, combinado com cervejas artesanais, vinhos e espumantes da Vinícola Jolimont.

O cardápio é super variado e a comida é uma delícia. Vale muito a pena experimentar!

Endereço: R. Borges de Medeiros, 771 – Centro, Canela – RS.

Restaurante Casa Joli em Canela. Foto por Nay Pereira.

Aqui nesse post te damos mais dicas do que fazer em Gramado e Canela.

Para fazer esse tour, entre em contato com a Gramado Online e não esqueça de dizer que viu no nosso Blog! Tenho certeza que a experiência será ótima!

 

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.