Rio Grande do Sul: as melhores praias do litoral gaúcho

Pensar em Rio Grande do Sul, automaticamente nos leva a Canela e Gramado, mas chegou a hora de falar um pouquinho das praias do litoral gaúcho.

Muito além dos pampas e das serras belíssimas, o Rio Grande do Sul tem muitas belezas naturais, incluindo belíssimas praias.

No estado há dezenas de praias lindas, que estendem desde Torres, na parte norte do litoral, até Pelotas, bem no sul.

Para te ajudar a desbravar o melhor do litoral gaúcho, fizemos uma seleção com as melhores praias do Rio Grande do Sul, para você aproveitar o próximo verão!

#1 Praia de Torres, Torres

Foto via

Essa é considerada uma das melhores e às vezes até mesmo a melhor praia do Rio Grande do Sul.

O grande destaque dessa praia é a visão privilegiada que se tem da orla, que é o principal ponto turístico da cidade de Torres.

Principalmente no pôr do sol os moradores e visitantes se reúnem ao redor da orla para admirar a paisagem.

Essa é uma praia tranquila, ideal para quem quer descansar ou fazer uma caminhada pela areia.

Para chegar a cidade de Torres, o aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre a 190 km de distância. 

De lá, há a opção de alugar um carro e ir pela BR-101, ou de pegar um ônibus saindo de Porto Alegre, operado pela empresa Unesul.

#2 Praia dos Molhes, Torres

Também em Torres, a Praia dos Molhes tem um visual incrível e é sede de competições esportivas, como surf.

Ela recebeu esse nome por conta da passarela construída nos anos 70 para facilitar a entrada e saída de embarcações.

Foto via

É na Praia dos Molhes que acontece a o encontro do Rio Mampituba com o Oceano Atlântico.

Essa também é uma das praias mais movimentadas na temporada de verão, mesmo ela não tendo muita infraestrutura.

É possível ir caminhando com cuidado entre as pedras até a ponta do farol e aproveitar o visual de lá.

Pertinho da Praia dos Molhes há também ótimas opções de hospedagem e restaurantes, sendo uma ótima área para se hospedar em Torres.

#3 Praia da Barrinha, São Lourenço do Sul

A Praia de Barrinha fica nos arredores da Lagoa dos Patos, e é um lugar ideal para descansar e curtir uma atmosfera mais reservada em meio a natureza.

Foto via

Apesar de ela ser a maior praia de São Lourenço do Sul e ser a mais frequentada por turistas, ela continua bem tranquila, comparada com outros destinos de praia no Brasil.

O lugar é bastante agradável, com a faixa de areia sendo banhada pelas águas da Lagoa dos Patos.

Em São Lourenço do Sul você poderá aproveitar também passeios como a cavalgada às margens da Lagoa dos Patos, roteiros pela área rural, o passeio de escuna e a visita a Fazenda do Sobrado.

Para ir a São Lourenço a partir de Porto Alegre, é possível ir de carro na direção sul até São Lourenço do Sul, ou ir de ônibus até a cidade de Camaquã e de lá pegar um taxi até a cidade.

#4 Praia do Imbé, Imbé

Uma das praias mas famosas e tradicionais do Rio Grande do Sul, pela beleza e também pela infraestrutura que ela oferece aos visitantes. 

São muitos quiosques e barzinhos à beira-mar que oferecem ótimos serviços aos visitantes, e no verão essa praia fica bem frequentada.

Durante o ano a praia é mais frequentada por locais que querem aproveitar o sol ou buscam a praia para praticar esportes e brincar na areia.

Ela tem vários restaurantes e pousadas nos arredores, sendo também uma boa área para se hospedar em Imbé.

Saindo de Porto Alegre, é possível ir de carro, ou pegar um ônibus que sai de Porto Alegre até Imbé.

Foto: Galileu Oldenburg

#5 Praia Capão da Canoa, Capão da Canoa

Essa é uma das praias mais badaladas do Rio Grande do sul e uma das mais queridas durante o verão.

A praia Capão da Canoa tem cerca de 6 km de extensão, e ela é super moderna, com um ótimo calçadão à beira-mar e conta com uma boa iluminação noturna, que permite banhos de mar, mesmo à noite.

Ela é bem frequentada o dia todo, e nos fins de semana, os bares também contam com artistas locais e oferecem música ao vivo.

E apesar de ser bem movimentada, por ser extensa, a praia de Capão da Canoa oferece trechos mais tranquilos onde é possível descansar, curtir o sol e o mar.

Além disso, em seus arredores é possível encontrar ótimos restaurantes, lojas, hotéis e uma ótima infraestrutura turística.

É possível ir de carro desde Porto Alegre e é possível também ir de ônibus de Porto Alegre até Capão da Canoa.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.