Você conhece a Lagoa Azul da Amazônia?

Pra quem mora no Estado do Amazonas ou em algum outro que seja coberto pela floresta amazônica, não é nada comum ver águas azuis naturalmente, que geralmente são negras ou barrentas, mas tem um lugar único na Amazônia que exibe um azul intenso que encanta os visitantes.

Onde fica

A Lagoa Azul fica no município de Presidente Figueiredo – Amazonas. O município é famoso por suas belas e inúmeras cachoeiras que atraem turistas o ano inteiro. O local fica a quase 2 horas de carro saindo de Manaus (capital amazonense).

O acesso se dá pela BR 174, que liga Manaus a Boa Vista (Roraima) e fica em um terreno particular na comunidade Nova Esperança localizada no quilômetro 120 da BR. É preciso passar por uma estrada de terra para chegar lá.

É cobrada uma pequena taxa de R$ 7,00 por pessoa para entrar no local e crianças de colo não pagam (abaixo de 3 anos). Os proprietários cobram esta taxa apenas para ajudar na preservação e limpeza do local. Lá também há uma horta de onde é possível comprar verduras e legumes fresquinhos.

Apesar de o local ser aberto ao público, não existem pousadas ou restaurantes no local, somente nos arredores, porém com uma boa conversa os proprietários podem disponibilizar uma área para camping.

De onde vem essa coloração

A lagoa recebe visitantes mais guiados por sua curiosidade, já que na região amazônica as águas são muito escuras ou barrentas.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Alguns pesquisadores afirmam que há duas razões para a água apresentar esse azul intenso em plena Amazônia: excesso de cianofíceas (algas azuis) ou pode ser devido a água ser extremamente pura e refletir a cor azul, visto que a fonte da água vem do aquífero das Guianas que tem uma das águas mais limpas do planeta.

O proprietário do sítio afirma que não tinha conhecimento da existência da lagoa quando comprou a propriedade, e só depois de ter comprado que descobriu o tesouro que tinha em suas terras, e então resolveu mostrar ao mundo essa beleza.

Quando ir

A melhor época para visitar a Lagoa é de Fevereiro a Junho que é a época de chuvas e é quando há um volume de água significativo na lagoa. Mas é importante dizer que Presidente Figueiredo é um lugar da Amazônia que merece ser visitado o ano todo. Lá existem muitas cachoeiras lindas e uma natureza exuberante!

lagoazul18

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + catorze =