O Equador é um destino incrivelmente diversificado, mas que ainda fica de fora de muitos roteiros.
E apesar de ser um país pequeno, ele tem muito a oferecer. São praias, vulcões, belas montanhas, florestas e cidades históricas que proporcionam diferentes experiências pelo país.
É possível também planejar a viagem incluindo a Colômbia e o Peru, que fazem fronteira com o país.
Porém, se você não tiver tanto tempo e quiser se dedicar a conhecer apenas o Equador, há várias cidades que você pode ter um pouco da experiência do que é o Equador.
Então selecionamos aqui 5 cidades que você precisa conhecer quando for ao Equador.
#1 Quito, a capital do Equador
Capital do país, Quito é uma cidade encantadora e super interessante para quem gosta de turismo histórico.
Ela é considerada uma das capitais mais bonitas da América do Sul, recebendo milhares de turistas do mundo inteiro.
No passado, grande parte da capital equatoriana era um lago chamado de Iñaquito que desapareceu em uma erupção de um vulcão da região. No parque La Carolina é possível ver o que sobrou desse lago.
Não deixe de fazer um walking tour pelo centro histórico de Quito que é uma das áreas mais especiais da cidade.
Suba também ao topo do Cerro El Panecillo para ter uma das melhores vistas de Quito e conhecer a “Virgem de Quito”, uma estátua construída a partir de 7 mil pedaços de alumínio.
Aproveite a noite nos bares do bairro mais boêmio de Quito, o La Mariscal, nos arredores da praça Foch.
Aqui neste artigo você pode ler mais sobre o que fazer em Quito.
#2 Baños, lar do ecoturismo
Apesar de ser uma pequena cidade, com pouco mais de 13 mil habitantes, Baños tem muito a oferecer.
Principalmente para quem ama aventura, contato com a natureza e muito verde, essa é uma cidade que vai te surpreender. São inúmeras cachoeiras, tirolesas, rios e muita adrenalina.
Um passeio clássico para fazer na cidade é ir até o balanço do fim do mundo. Esse balanço fica na beira de um abismo com o vulcão Tungurahua ao fundo.
Esse lugar ficou muito conhecido quando, em 2014, uma foto nesse balanço ganhou o prêmio de melhor foto pela National Geographic.
Outro passeio imperdível na cidade é o passeio de bicicleta até o Pailón del Diablo, lugar que fica a 15 km de Baños e que possui muitas cachoeiras e tirolesas durante o caminho.
#3 Cuenca, um verdadeiro tesouro colonial
Cuenca é uma daquelas cidades super encantadoras que te impressionam em cada cantinho.
Declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1999, a cidade de Cuenca fica localizada no sul do país em meio a belas montanhas andinas.
Cuenca tem um centro histórico incrível com suas casinhas coloniais coloridas super bem conservadas.
Não deixe de caminhar pela Calle Larga, onde estão vários restaurantes, hotéis e museus que funcionam em prédios antigos e super charmosos.
Cuenca também tem muito a oferecer no quesito turismo religioso. Por lá há muitas igrejas e catedrais que valem a pena visitar!
Conheça a Iglesia del Sagrario e a Catedral de la Imaculada Concepción aos arredores do Parque Calderón.
#4 A agitada Montañita
Essa cidade é ideal para quem quer dias mais agitados, com muito sol, praia e boas festas.
Montañita é conhecida como a Ibiza da América do Sul, e por lá os dias são agitados.
A antiga vila de pescadores se tornou em um verdadeiro point para quem busca se refrescar no mar, curtir e conhecer pessoas de todos os lugares do mundo.
Se estiver indo para a cidade entre julho e setembro, não deixe de fazer o tour de barco para ver as baleia na região.
#5 O impressionante arquipélago de Galápagos
Apesar de se tratar de um arquipélago, incluímos Galápagos nessa lista porque esse é um dos lugares mais especiais do Equador, e que tem uma importância mundial.
São 58 ilhas vulcânicas que formam uma área dona de uma biodiversidade impressionante com espécies de animais únicas, que inspiraram o cientista Charles Darwin a fundamentar a teoria da evolução no século XIX.
Galápagos proporciona a experiência de conhecer animais que só existem ali, como os atobás-de-nazca e as tartarugas-gigantes que são um ícone na luta pela conservação em Galápagos.
Apesar de não ser um destino barato, justamente porque o governo equatoriano tenta impedir o turismo desenfreado, vale a pena um pouco mais de planejamento e investimento para ter a experiência de conhecer Galápagos.
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U