7 Trilhas para fazer em São Paulo

Com a correria de São Paulo, às vezes é necessário parar um pouco e se reconectar com a natureza e consigo mesmo.

As são uma das melhores formas para sair da rotina e experimentar um contato diferente com a natureza.

E para quem curte trilha e quer se aventurar um pouco, ao redor ou mesmo dentro de São Paulo há boas opções, e essa é a melhor parte: não é preciso ir muito longe para isso.

Há trilhas com diferentes níveis de dificuldade e visuais, por isso fizemos aqui uma seleção com 7 trilhas que você pode fazer em São Paulo.

Trilha da Figueira, Parque Estadual da Cantareira

Foto via

A Trilha da Figueira é uma trilha leve, com pouco mais de 900 metros de extensão, ideal para quem quer ver bastante natureza.

Ela fica no Parque Estadual da Serra da Cantareira, e oferece aos visitantes um caminho rodeado por belíssima Mata Atlântica onde é possível as figueiras, árvores que deram nome à trilha.

Na área também é possível encontrar com o macaco bugio, diferentes espécies de pássaros e outros animais.

O Parque Estadual da Cantareira fica na Rua do Horto, número 1799 em Tremembé. O Parque só está aberto ao público aos fins de semana e feriados das 8 às 17 horas, e o ingresso custa R$13, sendo que crianças menores de 12 anos e idosos não pagam.

Trilha da Pedra Grande, Parque Estadual da Cantareira

A trilha da Pedra Grande é para quem quer uma trilha que exige esforço maior. A trilha tem cerca de 10 km de extensão (ida e volta).

Ela leva até uma formação de granito de onde se tem uma vista privilegiada para o sul da cidade de São Paulo.

Esse é um dos pontos famosos em fotografias e nas redes sociais, pois de lá é possível tirar belas fotos com vista para SP.

Foto via

Não esqueça também de fechar os olhos por alguns minutos e curtir o silêncio e a natureza a mais de 1000 metros de altura.

Trilhas do Parque Estadual do Jaraguá

O Parque Estadual do Jaraguá é considerado com um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo.

No parque o principal atrativo é o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto do município de São Paulo com 1.135 metros de altitude, onde é possível ter uma vista panorâmica de São Paulo.

Há 4 opções de trilhas dentro do Parque Estadual do Jaraguá: a Trilha do Silêncio, a Trilha do Lago, a Trilha da Bica e a Trilha do Pai Zé.

A Trilha do Silêncio tem cerca de 800 metros, ida e volta, e é uma trilha mais leve e também adaptada a quem tem mobilidade reduzida. Ela dura cerca de 30 minutos.

A Trilha do Lago também é bastante leve, indicada para fazer com crianças também, e tem duração de 20 minutos.

A Trilha da Bica tem cerca de 1 km e meio e dura 45 minutos. A trilha leva até uma bica d’água.

Já a Trilha do Pai Zé exige mais preparo físico e tem 3600 metros (ida e volta). A duração do percurso é de 2h30, e ela é a única que leva até o pico.

Foto via

Trilha para a Cachoeira do Sagui, Fazenda Maravilha

A Cachoeira do Sagui fica inserida dentro da fAzenda Maravilha na região de Parelheiros, bem ao sul de São Paulo.

A trilha até a cachoeira é bem simples, feita em cerca de 20 minutos. E além da cachoeira do Sagui há mais duas cachoeiras, a Cachoeira do Oásis e a do Raio do Sol, com piscinas naturais ótimas para banho.

E se você tiver sorte ainda terá a oportunidade de avistar belos animais típicos da Mata Atlântica.

As visitas devem ser agendadas pelo telefone (11) 999749-1724 de terça a domingo das 9 às 18 horas.

Trilha Monumentos Históricos, no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caminhos do Mar

Essa trilha é perfeita para os amantes de história, já que ela é feita ao longo da Estrada Velha de Santos e passa por vários pontos históricos como o Pouso de Paranapiacaba e o Rancho da Maioridade que homenageia Dom Pedro II, e a Calçada de Lorena, construída em 1792.

A trilha completa tem cerca de 9 km de percurso, ida e volta, e é possível fazer o percurso a pé ou alugando uma van ou ônibus.

O agendamento é feito por telefone (11 2997-5000, ramal 356), ou por e-mail agendamentocaminhosdomar@florestal.sp.gov.br 

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post