As Melhores Praias de São João da Barra – RJ

São João da Barra, no norte fluminense, é uma das cidades que tem cada vez mais se destacado por suas praias. Ela fica pertinho da cidade Campos dos Goytacazes, que é maior e garante o movimento por lá.

Bastante procurada nos fins de semana e feriados, São João da Barra possui praias que agradam os visitantes por motivos particulares, ao longo de cerca de 32 km de litoral.

Uma das mais famosas é a Praia de Grussaí que é palco de shows e eventos no verão.

E para que você aproveite o melhor da cidade, reunimos mais informações e listamos aqui as melhores praias de São João da Barra para você visitar!

 

Como Chegar a São João da Barra?

A cidade fica a aproximadamente 314 km de distância do Rio de Janeiro pela BR 101, sendo que o trajeto normalmente leva 4h e 30min de carro.

Por isso, São João da Barra não é um destino para fazer bate-volta saindo do Rio. Separe alguns dias para conhecer as praias da cidade.

Para quem opta por ir de ônibus à cidade, há 9 ônibus diários saindo em diversos horários do Rio de Janeiro. O primeiro ônibus sai pouco depois das 6 da manhã e o último horário é pouco depois das 11 da noite.

 

Melhores Praias de São João da Barra

A cidade costuma receber vários turistas que vem das cidades vizinhas em alta temporada. Então, se estiver indo no verão atente-se para ir cedinho para a praia e garantir estacionamento e lugar na areia.

Uma das praias mais visitadas por lá é a Praia de Grussaí, que faz sucesso tanto pela paisagem belíssima quanto pelos festivais e eventos que acontecem por lá no verão.

E, além das belas praias, a cidade de São João da Barra abriga também alguns patrimônios culturais e históricos, e igrejinhas da época colonial. Aproveite!

#1 Praia de Atafona

A praia de Atafona fica a cerca de 3km do centro de São João, próximo a foz do rio Paraíba do Sul.

Com origem indígena, a palavra Atafona significa moinho de vento e é lá que acontece o processo de transgressão do mar que é quando a água invade o continente.

Essa é uma das praias mais movimentadas da região, principalmente na alta temporada. E por lá, você também encontrará uma colônia de pescadores que vivem na área. Eles foram responsáveis também pela infraestrutura na região da praia.

A praia é cercada por árvores, e nessa praia é possível ter muito contato com a natureza, um bom banho de mar e muito descanso.

 

#2 Praia de Chapéu do Sol

A Praia Chapéu do Sol conquista pela beleza e também pela extensão. A praia possui uma extensa faixa de areia e águas em tons esverdeados e poucas ondas.

Essa praia fica ainda mais linda no amanhecer, quando vários pescadores se enfileiram à beira do mar, e o sol nasce por trás da vegetação.

Para quem gosta de praias mais sossegadas, sem muita infraestrutura, a Praia de Chapéu do Sol é uma boa pedida para muito sossego. Aproveite para fazer uma caminhada ao longo da praia.

Praia Chapéu do Sol | Foto via Tripadvisor

 

#3 Praia de Grussaí

Essa é sem dúvidas a praia mais frequentada da cidade, principalmente no verão que é quando a praia recebe eventos que atraem pessoas de todas as idades.

O mar por lá é levemente agitado, dependendo de como está o dia, e a infraestrutura também é um ponto forte. A praia possui quiosques, bares e restaurantes que garantem o seu dia por lá!

Principalmente, durante a alta temporada, a praia fica repleta de banhistas que aproveitam para praticar esportes na areia, como futebol, vôlei e body board!

E não pense que a diversão acaba quando o sol se põe! Os bares e restaurantes continuam garantindo o movimento no local.

Além da praia maravilhosa, muita gente aproveita para curtir a lagoa que fica próxima e dar um bom mergulho!

Uma ótima notícia é que nas praias de Grussaí e Chapéu de Sol foram construídas passarelas de madeira com aproximadamente 132 metros.

Essas passarelas possibilitam o acesso dos portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida até a beira da praia. Cadeiras anfíbias estão à disposição.

Praia de Grussaí | Foto: PMSB

 

#4 Praia de Iquipari

A Praia de Iquipari é super querida entre os moradores, justamente por ser bem tranquila, possuir mar e também um lago, por isso lá você pode aproveitar também para tomar um banho de água doce.

Essa é uma ótima praia para ir em família e levar as crianças para se divertir, em meio a uma paisagem belíssima em meio a natureza.

Essa praia é mais reservada, mas apesar disso, possui alguns quiosques que atendem bem ao público, sem perder a atmosfera rústica do local.

Sem dúvidas, uma das melhores praias para visitar em família!

 

#5 Praia do Açu

A praia do Açu é uma praia simples e rústica, mas uma das mais bonitas da região, com uma faixa de areia extensa e dourada.

Os principais frequentadores dessa praia são os moradores da área e também pescadores, já que a área é uma das mais propícias para pesca.

Por não ter infraestrutura de bares e restaurantes, é recomendado que você leve os comes e bebes quando for visitar a praia.

Surfistas na Praia do Açu | Foto via

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.