O que fazer no Equador: Pontos turísticos que você precisa conhecer!

O Equador é um país incrível repleto de atrações turísticas que valem super a pena visitar, e o melhor é que o país está pertinho do Brasil.

E como a maioria dos países da América do Sul, o Equador é super diverso, com paisagens que vão desde vulcões em locais inóspitos, a cidades com prédios históricos super charmosos.

Por isso decidimos listar aqui alguns dos atrativos turísticos mais interessantes para que você saiba o que fazer no Equador.

 

#1 Centro Histórico de Quito, a capital do Equador

Começando pela capital equatoriana, o principal atrativo é próprio centro histórico que é um lugar repleto de muita cultura e uma atmosfera que vai te levar a uma viagem no tempo. 

Juntamente com a Cracóvia, na Polônia, Quito foi, dia 18 de setembro de 1978, declarada como os primeiros Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco.

Tire algumas horas para caminhar despretensiosamente pelo centro histórico observando seus prédios e estilo arquitetônico.

Nessa região há vários museus, centros culturais e casarões coloniais maravilhosos. E se você é fã de arte sacra, o centro é um prato cheio, repleto de capelas e igrejas super charmosas.

Não deixe de conhecer a Calle de La Ronda, a Plaza Grande, a Iglesia de La Compania de Jesus, a Plaza de San Francisco e a Plaza de la Independencia.

Leia mais sobre o que fazer em Quito.

Foto via

 

#2 Cidade Cuenca, a cidade equatoriana que respira história!

Cuenca é uma cidade apaixonante! Com inúmeros prédios históricos super charmosos, conhecer Cuenca é como fazer uma viagem à época colonial.

Ela foi fundada em 1557 e é a capital da província de Azuay ao sul do Equador, entre a Cordilheira dos Andes.

A cidade foi classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco devido a sua importância histórica e cultural para o país.

As fachadas coloridas com os casarões coloniais, as ruas de pedra super charmosas e as belas igrejas fazem de Cuenca um dos destinos mais especiais do Equador.

Aqui você vê o que fazer em Cuenca.

Foto via

 

#3 O arquipélago de Galápagos

Galápagos é um destino que é convidativo por si só. A experiência de conhecer ilhas que são um refúgio de espécies únicas no planeta é algo que você pode vivenciar em Galápagos. Foi em Galápagos que o cientista inglês Charles Darwin, em 1835, se inspirou e fundamentou a que hoje é chamada “Teoria da Evolução”.Tomar um banho de sol ao lado de pinguins, visitar vulcões impressionantes, caminhar por praias incríveis, conhecer tartarugas-gigantes e ter contato com a natureza de uma forma especial, são alguns dos motivos que levam tantas pessoas a investirem em uma viagem a Galápagos.

Por lá, são 58 ilhas vulcânicas que formam uma área dona de uma biodiversidade impressionante com espécies de animais únicas, que inspiraram o cientista Charles Darwin a fundamentar a teoria da evolução no século XIX.

Mas apesar de não ser um destino barato, justamente porque o governo equatoriano tenta impedir o turismo desenfreado, vale a pena um pouco mais de planejamento e investimento para ter a experiência de conhecer Galápagos.

Aqui você confere o que conhecer em Galápagos.

Ilha de Bartolomé | Foto via

 

#4 Vulcão Quilotoa

Um dos vulcões que mais recebem visitantes é o vulcão Quilotoa, devido ao lago azul esverdeado que se formou em sua cratera ao longo dos anos.

Para conhecer Quilotoa você deve partir da cidade de Latacunga, localizada a 89 Km ao sua da capital Quito. O imponente vulcão Quilotoa possui cerca de 3.900 metros de altitude, e em sua enorme cratera, uma água azul esverdeada (varia de acordo com a luz do sol) substitui o magma fumegante.

Os moradores locais dizem que o vulcão ainda é considerado ativo devido aos gases que ele emite, mesmo assim, a cidade de Latacunga cresce cada vez mais em seus arredores.

Por incrível que pareça, mesmo com toda essa altitude, o acesso ao vulcão é bem fácil, não precisa de um enorme preparo físico para contemplar a beleza peculiar que só é vista do topo.

Esse lugar precisa estar na seu roteiro! Confira aqui mais informações sobre o Vulcão Quilotoa.

Lago Quilotoa. Foto: Arianwen Morris.
Lago Quilotoa | Foto: Arianwen Morris

 

#5 Parque Nacional Cotopaxi e seus 80 vulcões

O Parque Nacional Cotopaxi cobre uma área de mais de 33 mil hectares e abrange as províncias de Pichincha, Cotopaxi e Napo.

Foi criado em 1975 e é neste parque que é localizado o vulcão ativo mais alto do mundo: o Cotopaxi. Além dele há cerca de 80 vulcões (vários deles ativos) em todo o parque que formam um visual incrível!

Se você é amante de ecoturismo e esportes, saiba que o Parque Nacional Cotopaxi conta com uma variedade de áreas de campings onde também é possível praticar trekkings e esportes radicais.  Lá você poderá poder fazer Mountain bike e escalada, ou uma caminhada para admirar a belíssima paisagem cercada de vulcões e cadeias montanhosas.

Que uma notícia boa? O parque fica somente a 60 Km de distância da capital equatorial e há vários tours organizados que podem se contratados em Quito, que incluem paradas para contemplação da flora local. No tour você também conhece o Centro de Interpretação Mariscal Sucre que é um pequeno museu sobre a fauna e a flora encontrada na região.

Veja aqui mais informações sobre o Parque Nacional Cotopaxi no Equador.

Parque Nacional Cotopaxi. Foto: Econnections.
Parque Nacional Cotopaxi | Foto Econnections

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U