São Pedro da Aldeia: Praias Tranquilas na Região dos Lagos no Rio de Janeiro

São Pedro da Aldeia é sinônimo de belas e tranquilas praias na Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

A cidade fica entre Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande no Rio de Janeiro e é daquelas cidades aconchegantes que te recebe de braços abertos.

São Pedro da Aldeia é banhada pela Lagoa Araruama, que é a segunda maior lagoa do país, com 220 km de superfície.

Nessa lagoa, são formadas praias com águas calmas e perfeitas para um bom banho e também para praticar esportes aquáticos como windsurf, kitesurf e vela.

Por isso, quando estiver no rio de Janeiro e quiser curtir praias mais tranquilas na região dos lagos, a cidade de São Pedro da Aldeia é uma ótima pedida.

Como Chegar

Saindo do Rio de Janeiro, o caminho é feito pela RJ-106 depois de passar pela Ponte Rio Niterói. Chegando em Tribobó, siga as placas em direção à Região dos Lagos. 

Num trajeto de pouco mais de 1 hora e meia você chegará a São Pedro de Aldeia.

Há também a opção de ir de ônibus do Rio de Janeiro até São Pedro da Aldeia. O trajeto dura cerca de 2 horas e o trecho é operado pela empresa 1001.

As Melhores Praias de São Pedro da Aldeia

A cidade de São Pedro da Aldeia costuma ser mais procurada no verão por oferecer opções de praias mais tranquilas. E para quem gosta de lugares mais calmos é possível encontrar, mesmo na famosa região dos lagos no Rio de Janeiro.

As mais famosas são a Praia do Sudoeste é a praia mais frequentada durante a alta temporada, e a Praia do Sol possui ótima infraestrutura e normalmente é a mais agitada.

Praia do Sudoeste (Foto por César Valente)

Ilha de Chico Mendes

A Ilha de Chico Mendes é uma pequena Ilha de fica na região de São Pedro da Aldeia. Ela é pequena, e possui menos de 1 km quadrado, mas possui um visual aconchegante que vale a pena conferir.

A Ilha fica bem próxima a Praia de Balneário, a cerca de 10 metros, e no período seco, é possível atravessar da praia de Balneário a Ilha de Chico Mendes a pé.

Praia de Tereza

A Praia de Tereza é uma praia relativamente grande, com cerca de 1 quilômetro e meio de extensão, banhada por um mar bem tranquilo.

Nessa praia ficam alguns pescadores adeptos da pesca de linha, sendo um ambiente bem tranquilo e excelente para banho.

Para quem gosta de esportes náuticos, como caiaque, windsurf e vela, essa praia é também uma ótima escolha.

Praia da Baleia

A Praia da Baleia é a praia ideal para quem gosta de curtir o visual praiano e aproveitar bons petiscos à beira-mar.

Essa praia não é tão utilizada para banho, mas é um dos lugares preferidos de pescadores da região. 

Além disso, na orla é possível aproveitar para comer frutos do mar servidos em quiosques e bares na Praia da Baleia.

Praia da Ponta de Areia

A Praia da Ponta de Areia é bastante frequentada por moradores locais, isso porque a praia fica em uma área residencial, repleta de belas casas de veraneio ao seu redor.

Ela é pequena e tem apenas 600 metros de extensão, e fica a 6 km do centro de São Pedro da Aldeia.

Praia do Boqueirão e Ilha das Pombas

A Praia do Boqueirão fica após a Praia Ponta D’Areia, perto da Praia do Nordeste e é uma das mais visitadas na cidade.

A cerca de 10 metros da Praia do Boqueirão fica a Ilha das Pombas, que é praticamente uma extensão da Praia do Boqueirão e por isso aproveite para visitar a praia e a ilha.

O que fazer na cidade de São pedro da Aldeia

Além de conhecer as lagoas e as praias da cidade, vale a pena conhecer a Igreja Matriz e a Casa da Flor.

A Igreja Matriz foi erguida por jesuítas em 1783, e guarda bastante do estilo colonial. No passado era completamente de pedra, mas após passar por uma restauração houve algumas modificações e as paredes foram pintadas de branco.

A Casa da Flor é um lugar que vale a pena conhecer por sua história. A casa foi decorada por um ex-escravo, que utilizou restos de cerâmica, azulejos, vidros e cacos de outros materiais em uma decoração super diferente com mosaicos coloridos.

Devido a história e peculiaridade, hoje a casa é tombada como patrimônio cultural do estado.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.